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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10318
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Tradição e inovação: sentidos de currículo que se hibridizam nos discursos sobre o ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental |
Título(s) alternativo(s): | Curriculum meanings that pervade the discourse on Science teaching at the early years of Elementary school |
Autor: | Pereira, Talita Vidal |
Primeiro orientador: | Tura, Maria de Lourdes Rangel |
Primeiro membro da banca: | Lopes, Alice Ribeiro Casimiro |
Segundo membro da banca: | Leite, Miriam Soares |
Terceiro membro da banca: | Ferreira, Marcia Serra |
Quarto membro da banca: | Rosa, Maria Inês Petrucci |
Resumo: | Este estudo se insere em uma abordagem Pós-estruturalista. Nele, o conceito de discurso desenvolvido por Laclau é utilizado como categoria de análise para investigar o processo de legitimação do saber científico. O conceito de recontextualização por hibridismo proposto por Lopes (2005; 2006a) orienta a análise dos discursos produzidos nos diferentes contextos de produção curricular, a partir da abordagem do ciclo de políticas desenvolvida por Bowe, Ball e Gold (1992)e Ball (1994). No trabalho, são identificadas as demandas articuladas nos discursos de uma comunidade de pesquisadores que têm investigado o ensino de ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O estudo também apresenta uma reflexão produzida a partir de dados reunidos em uma pesquisa de cunho etnográfico,realizada em duas escolas da rede municipal de ensino do município do Rio de Janeiro. As análises indicam que o discurso educacional sobre o ensino de ciências expressa sentidos em disputa que oscilam entre a incorporação de novos paradigmas de ciência e de currículo e a manutenção de marcas que procuram preservar a ciência como conhecimento superior, contribuindo para a reafirmação dos princípios racionais que estão na base de constituição da escola como instituição da modernidade e associadas ao processo de hegemonização desse saber. |
Abstract: | This study falls within a Post-structuralist approach. In this study, Laclau's concept of discourse is used as an analysis category to investigate the legitimization process of scientific knowledge. The concept of recontextualization by hybridism proposed by Lopes (2005; 2006a) guides the analysis of the discourses produced in the different contexts of curriculum production based on the policy cycle approach developed by Bowe, Ball and Gold (1992) and Ball (1994). This study identifies the demands voiced in the discourse of a researchers community that has been investigating science teaching at the initial years of Elementary School. The study also presents some reflection on the data gathered in an ethnographic research conducted in two schools from the Rio de Janeiro City school system. The analysis show that the educational discourse on science teaching conveys disputing meanings that range from the incorporation of new paradigms of science and curriculum to the maintenance of marks that seek to preserve science as a superior form of knowledge. Such marks contribute to the reaffirmation of the rational principles that form the basis of the school as a modern institution and are associated with the process of making this knowledge hegemonic. |
Palavras-chave: | Discourse theory Recontextualization by hybridism Curriculum EFI science teaching Policy cycle Teoria do discurso Recontextualização por hibridismo Ciclo de políticas Ensino de ciências |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | PEREIRA, Talita Vidal. Tradição e inovação: sentidos de currículo que se hibridizam nos discursos sobre o ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2011. 201 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10318 |
Data de defesa: | 17-Ago-2011 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Educação |
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