Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10323
Tipo do documento: Tese
Título: Brincadeira e arte: patrimônio, formação cultural e samba de coco em Pernambuco
Título(s) alternativo(s): Recreation and art: cultural heritage, non-formal education and samba de coco in Pernanbuco
Autor: Almeida, Magdalena Maria de 
Primeiro orientador: Conduru, Roberto Luís Torres
Primeiro membro da banca: Nogueira, Maria Aparecida Lopes
Segundo membro da banca: Carvalho, Carlos Roberto de
Terceiro membro da banca: Alves, Nilda Guimarães
Quarto membro da banca: Mignot, Ana Chrystina Venancio
Resumo: Esta proposta de estudo aborda questões relativas a políticas públicas de cultura. Tem por referente o samba de coco nas comunidades afrodescendentes de Castainho e Atoleiros, situadas nos municípios de Garanhuns e Caetés, do agreste de Pernambuco, região que se constitui parcela de território do antigo quilombo dos Palmares, um dos principais focos de resistência dos escravos negros do Brasil colonial, que se manteve incólume durante quase um século. Na região atribuída à existência do antigo quilombo estão vários grupos autointitulados remanescentes, que fazem dos ideais de força e resistência quilombola sua própria vida. O título do estudo é Brincadeira e arte: patrimônio, formação cultural e samba de coco em Pernambuco. O objetivo geral é relacionar o processo de criação em manifestações artísticas populares com as políticas institucionais empreendidas, numa perspectiva intercultural e transdisciplinar, tomando como referencial empírico a brincadeira de samba de coco nos municípios de Garanhuns e Caetés, em Pernambuco, respectivamente nas comunidades Sítio Castainho e Sítio Atoleiros, através da Banda Folclore Verde do Castainho e do Samba de Coco Santa Luzia. A ideia é viabilizar um estudo que se reporta ao conceito de patrimônio cultural étnico brasileiro, percebendo cultura como uma construção histórica da humanidade e compreendendo a manifestação artística como patrimônio imaterial. Trata-se de uma análise sobre grupos brincantes do chamado samba de coco como manifestação plural, de características diversificadas, que ambiciona influenciar políticas públicas destinadas a artistas populares ligados à música, ao canto, à dança e à literatura popular, encarnada em letras de canções, cujo conteúdo é repassado às novas gerações através da oralidade ou por ações de formação cultural, como iniciativas do poder público. Políticas públicas de cultura, patrimônio e formação cultural para preservação são as palavras-chave para identificação das condições atuais da relação entre artistas e gestão pública, considerando a perspectiva de educação não formal, no sentido atribuído pela UNESCO, referenciando-se em depoimentos como principal fonte. Conhecer algumas dimensões do imaginário mítico-simbólico que envolve produtores e gestores, é fundamento para o estudo, que se constitui a partir do levantamento, caracterização e análise da relação entre artistas e instituições de cultura, em diversas instâncias, considerando ideais de modernidade, permanências e transformações observadas no exercício, difusão e gestão da brincadeira. Os produtores do Povoado Atoleiros são criadores do samba de coco, brincadeira de adultos que se traduz em espaço de confraternização e comunhão e recebe interferência do poder público municipal, em Caetés, um dos municípios do entorno de Garanhuns, na periferia do qual está também o Sítio Castainho. Este, a partir de formas diversas de articulação, é contemplado por ações das gestões públicas municipal, estadual e federal, especificamente dentro do Festival de Inverno de Garanhuns FIG. A abordagem contempla a situação das duas comunidades, mas não elimina o reconhecimento de outros locais para a brincadeira do samba de coco e ações de preservação a ela direcionadas, como partes de um processo cultural que é também e necessariamente educativo e, em suas possibilidades de rupturas e continuidades, forma gerações.
Abstract: This study approaches matters concerning public cultural policies. Its subject is the samba de coco in the communities of Castainho e Atoleiros, both of African descent, located in the municipalities of Garanhuns and Caetés in the State of Pernambuco, North-eastern Brazil, a region whose territory was part of the former quilombo dos Palmares, one of the main black slave resistances in colonial Brazil, which remained untouched for nearly a century. In the territory which once belonged to the former quilombo are several self-styled remaining groups, who still follow strongly the quilombola principles of strength and resistance. The title of the study is Recreation and art: cultural heritage, non-formal education and samba de coco in Pernambuco. The overall objective is to relate the process of popular artistic creation with institutional policies through an interdisciplinary and intercultural perspective, using as empirical referential the samba de coco from the cities of Garanhuns e Caetés, Pernambuco, respectively in the communities of Sítio Castainho and Sítio Atoleiros, through the musical groups Banda Folclore Verde do Castainho and Samba de Coco Santa Luzia. The idea is to create a study that refers to the concept of Brazilian ethnic heritage, which looks at culture as a historical construction of mankind and understands artistic expression as intangible heritage. It is an analysis of the groups who practise the samba de coco, a plural manifestation with various characteristics, and attempts to influence public policies towards artists of music, dance and popular literature, found in the lyrics of the songs passed on to new generations through orality or governmental cultural initiatives. Public policies on culture, heritage and also informal learning experiences are the key-words to identify the current relationship between artists and public management, considering the prospect of non-formal education, in the sense given by UNESCO, using statements as the main source. Getting to know some dimensions of the mythic-symbolic imaginary involving producers and managers is the foundation for the study, which is built from the collection, characterization and analysis of the relationship between artists and cultural institutions, in several instances, considering ideals of modernity, states and changes observed in the exercise, dissemination and management of recreational activity. The producers of Povoado Atoleiros are the creators of the samba de coco, an adult recreational activity which serves as a space for communion and get-togethers and receives interference from the municipal government of Caetés, a municipality of the surroundings of Garanhuns, whose periphery also contains Sítio Castainho. The latter, through diverse forms of articulation, receives public administration actions on local, state and federal levels, specifically within the Winter Festival of Garanhuns FIG (from the Portuguese Festival de Inverno de Garanhuns). This study s approach contemplates the situation of both communities, but does seize to recognize other locations where the samba de coco and the preservation acts towards it happen, as the recreation is an activity which is part of a cultural and also educational as well as necessary process that along with its possibilities of continuity and ruptures, contributes to the formation of generations.
Palavras-chave: Cultural heritage and training
Afro-brasilidade
Patrimônio
Formação cultural
Samba de coco
Afro-brasilidade
Folclore dos negros Pernambuco
Negros Pernambuco Canções e música
Patrimônio cultural Proteção Caetés (PE)
Patrimônio cultural Proteção Garanhuns (PE)
Política e cultura Pernambuco
Cultura afro-brasileira
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: ALMEIDA, Magdalena Maria de. Brincadeira e arte: patrimônio, formação cultural e samba de coco em Pernambuco. 2011. 215 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10323
Data de defesa: 15-Dez-2011
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Tese_Magdalena Maria de Almeida.pdf2,97 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.