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Tipo do documento: Tese
Título: Alunos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade: concepções e práticas de professoras de escolas públicas
Título(s) alternativo(s): Students with attention deficit hyperactivity disorder: concepts and practices of teacher in public schools
Autor: Seabra, Magno Alexon Bezerra 
Primeiro orientador: Glat, Rosana
Primeiro membro da banca: Nunes, Leila Regina D'oliveira de Paula
Segundo membro da banca: Pletsch, Márcia Denise
Terceiro membro da banca: Cruz, Gilmar de Carvalho
Quarto membro da banca: Fernandes, Marcionila
Resumo: Nesta tese objetivamos analisar a compreensão de professoras de escolas públicas sobre o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e as suas práticas pedagógicas, junto a alunos com esta necessidade especial. Os esforços compilados no presente estudo nasceram da nossa prática profissional, num processo de múltiplas experiências e observações em ambientes escolares onde atuamos diretamente, somados a carência de profissionais habilitados sobre a temática, na área da Educação. Por isso, buscamos compreender como os professores têm trabalhado pedagogicamente com seus alunos com TDAH. Apesar dos muitos cursos de formação docente, os nossos professores têm poucas oportunidades de conhecer melhor o TDAH, em especial no Estado da Paraíba, onde este tema não é suficientemente discutido. O TDAH tem como principal característica a ausência de auto controle ocasionada por fatores orgânicos. Neste trabalho trouxemos a discussão sobre o TDAH, desde seus conceitos às práticas de interação apresentadas por diferentes autores. Realizamos uma pesquisa nas escolas do município de João Pessoa, junto a oito professoras, que tinham tido alunos com TDAH em suas classes, as quais responderam às questões em uma entrevista semiestruturada. Seis entre as oito professoras entrevistadas haviam concluído curso superior, no entanto, nenhuma delas realizou curso na área da Educação Especial ou para lidar com pessoas com TDAH. Os relatos dessas professoras revelaram que o trabalho com as crianças com TDAH, em geral, não diferia dos demais alunos da classe. Contudo, algumas professoras mostraram uma certa flexibilidade, como por exemplo, oferecendo outras atividades para as crianças com TDAH, quando esses alunos conseguiam concluir suas tarefas com mais rapidez. Foi verificado que o aluno com TDAH chegava à sala de aula sem nenhum suporte profissional, com exceção do esperado trabalho do professor. Conforme constatamos, poucas professoras tinham conhecimento prévio de que seu aluno possuía diagnóstico do TDAH. No entanto, isso não motivou as professoras ou a escola a buscar subsídios para que o aluno com TDAH fosse direcionado adequadamente. Para Benczik e Bromberg (2003), a presença de professores compreensivos, que colaborem com a criança, é imperativo para o desenvolvimento do potencial do aluno com TDAH. Como discutido, este transtorno envolve três tipos: o desatento, o hiperativo e o impulsivo. Isto nos levou a perceber que as atividades precisariam ser mais especificas, pois cada tipo de TDAH apresenta peculiaridades diferenciadas, ou seja, que cada um deles apresenta necessidades educacionais especiais específicas que demandam atendimento diferenciado. É relevante, portanto, que sejam realizados estudos que pontuem e trabalhem cada tipo de TDAH enfatizando suas especificidades visando um melhor desenvolvimento acadêmico e social destes alunos.
Abstract: In this thesis we had as objective to analyze the understanding of public school teachers about the Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) as well as their pedagogical practices with students with this special need. The efforts for the present study raised from our professional practice, in a process of multiple experiences and observations in school settings where we worked, added to the lack of professionals specialized in this theme among the area of Education. Therefore, we seek to understand how teachers have been working pedagogically with their students with ADHD. In spite of many teacher formation courses, our teachers have few opportunities to know more about the ADHD, especially in the State of Paraiba, where this theme is not sufficiently discussed. In this work we brought the discussion about ADHD, from its concept to the interaction practices presented by different authors. We undertook a research in schools of the City of Joao Pessoa, with eight teachers who had in their classes, students with ADHD, who answered questions in a semi-structured interview. Six among the eight teachers interviewed had concluded higher education, however, none had done any courses in the area of Special Education or geared to deal with persons with ADHD. The reports of these teachers showed that the work with ADHD children, in general, was not different that with the other students of the class. But some teachers showed a certain flexibility, for example, offering other activities for children with ADHD when these students were able to finish their tasks more quickly. It was verified that the student with ADHD arrived at the classroom without any professional support, with the exception of the expected work of the teacher. As we were able to notice, few teachers had previous knowledge that the student had ADHD diagnosis. However, this fact was not enough to motivate them or the school to search for subsidies in order for the student with ADHD to be adequately directed. For Benczik and Bromberg (2003), the presence of understanding teachers who collaborate with the child, is very important for the student s with a ADHD potential development. As discussed, this disorder involves three types: non attentive, the hyperactive, and the impulsive. This lead us to perceive that the activities should be more specific, since each type of ADHD presents different peculiarities, that is, each one of them presents specific educational special needs that demand differential treatment. It is relevant, therefore, that be undertaken studies that focus and work each ADHD type, with emphasis in their specificities in order to achieve a better academic and social development for this students.
Palavras-chave: Attention Deficit Hyperactivity Disorder
Inclusive education
Teacher formation
Transtorno por déficit de atenção com hiperatividade
Educação inclusiva
Formação de professores
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SEABRA, Magno Alexon Bezerra. Alunos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade: concepções e práticas de professoras de escolas públicas. 2012. 144 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10327
Data de defesa: 20-Jul-2012
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

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