Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10338
Tipo do documento: Tese
Título: No cenário do tempo presente: Um estudo sobre os valores hodiernos nas culturas juvenis
Título(s) alternativo(s): In the scenario of the present time: a study of today's values in youth culture
Autor: Ferreira, Mychelyne Barros Costa 
Primeiro orientador: Grinspun, Mírian Paura Sabrosa Zippin
Primeiro membro da banca: Mignot, Ana Chrystina Venancio
Segundo membro da banca: Leite, Siomara Borba
Terceiro membro da banca: Werneck, Vera Rudge
Quarto membro da banca: Neves, Antonio Mauricio Castanheira das
Resumo: A tese intitulada No cenário do tempo presente: um estudo sobre os valores hodiernos nas culturas juvenis , constitui uma investigação analítica acerca dos valores permanentes socializados pela cultura juvenil contemporânea. No fluxo transitório inerente à conjuntura da sociedade hodierna, postula-se a existência de valores compartilhados por jovens oriundos de distintas realidades sociais, familiares e educacionais. A pesquisa se propõe a apreender os ditos valores em meio aos contextos particulares das experiências juvenis. Para tal, adota como lócus de investigação, escolas públicas e privadas com características pedagógicas, filosóficas e socioeconômicas diferenciadas. Propugna-se o desenvolvimento da análise sobre três eixos principais: a questão do tempo presente, com suas características dinâmicas e a própria história que a define no seu processo em desenvolvimento; a questão da juventude, desdobrada nos jovens específicos desta pesquisa localizados nas culturas juvenis consideradas como unidade que encampa a diversidade; a questão dos valores observados tanto à luz da história, que os produz como a dos jovens que os elege desde o exercício da liberdade enquanto pessoa humana. Assim, pretendemos realizar um trabalho profícuo no tocante ao avanço e aprofundamento no conhecimento das questões atinentes à Juventude e Ética no tempo presente.
Abstract: The thesis entitled "In the scenario of the present time: A study of today's values in youth culture" is an analytical investigation about the permanent values' socialized in contemporary youth culture. In the transitory flow inherent to circunstances of today's society, it is required the existence of values shared by young people coming from different social, family and educational realities.The aim of this research is to understand these values in particular contexts of youth experiences. In order to do that, it adopts schools - public and private - as locus of research with distinguished pedagogical, philosophical and socioeconomic features.There will be developed an analysis based on three main points: the matter of the present time, with its dynamic characteristics and the history that defines it in its process in development, the matter of youth, focused on the specific young people in this survey located in youth cultures considered as the unit that embodies the diversity, the matter of values observed both at the light of history that produces them, and in the youth that elects them in their exercise of freedom as human beings.Therefore, we intend to perform a successful work with respect to advancing and deepening the knowledge of the questions related to Nowadays Youth and Ethics.
Palavras-chave: Youth
Youth Cultures
Values
Present Time
Human Person
Jovens
Valores em adolescentes
Ética
Juventudes
Culturas Juvenis
Valores
Tempo Presente
Pessoa Humana
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: FERREIRA, Mychelyne Barros Costa. No cenário do tempo presente: Um estudo sobre os valores hodiernos nas culturas juvenis. 2012. 144 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10338
Data de defesa: 10-Dez-2012
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Tese_Mychelyne Barros Costa Ferreira.pdf1,6 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.