Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10341
Tipo do documento: Tese
Título: Teoria marxista do conhecimento: contribuições do materialismo dialético para a pesquisa em Educação
Título(s) alternativo(s): Marxist theory of knowledge: the dialectical materialism contribution for the research in Education
Autor: Portugal, Adriana Doyle 
Primeiro orientador: Leite, Siomara Borba
Primeiro membro da banca: Macedo, Elizabeth Fernandes de
Segundo membro da banca: Barreto, Raquel Goulart
Terceiro membro da banca: Leher, Roberto
Quarto membro da banca: Reis, Ronaldo Rosas
Resumo: A tese tem como objetivo central a apresentação do que chamamos de teoria marxista do conhecimento e resulta de um trabalho estritamente teórico através do qual buscamos extrair de escritos teóricos de K. Marx, I. Lênin, L. Althusser e de escritos metodológicos da cientista social M. Cardoso, os elementos de fundamentação epistemológica da ciência marxista, ou seja, a teorização marxista sobre a prática científica. Para tal, buscamos apoio na distinção althusseriana entre materialismo histórico e materialismo dialético, a partir da qual apresentamos as teses filosóficas do marxismo e os princípios da ciência marxista. A tese apresenta os elementos da filosofia marxista como uma teoria geral da ciência e, também, procura apresentar uma teorização particular sobre metodologia científica em relação à ciência marxista. A tese busca desenvolver uma reflexão epistemológica que possa contribuir para a produção de conhecimento em Educação e, também, para a luta teórica da filosofia marxista contra as vertentes idealistas e empiristas concernentes à pesquisa educacional atual.
Abstract: The thesis has as its main purpose to present what we call Marxist theory of knowledge and it is the result from a strictly theoretical work through which we aim to extract from the theoretical work of K. Marx, I. Lenin, L. Althusser and also from theoretical writings of the social scientist M. Cardoso, the elements of Marxist´s epistemological foundation, ie, Marxist theorization on the scientific practice. In order to do that, we seek support on the Althusserian distinction between historical materialism and dialectical materialism, from which we present the philosophical theses of Marxism and the principles of Marxist´s science. The thesis presents the elements of Marxist philosophy as a general theory of science and also aims to present a particular theorization about the scientific methodology concerning the Marxist science. The thesis searches to develop an epistemological reflection that can contribute to the production of knowledge in Education and also to the theoretical fight of the Marxist philosophy against the idealistic and empiricists strands concerning current educational research.
Palavras-chave: Dialectic materialism
Epistemology
Research in Education
Materialismo dialético
Epistemologia
Pesquisa em Educação
Filosofia marxista
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: PORTUGAL, Adriana Doyle. Teoria marxista do conhecimento: contribuições do materialismo dialético para a pesquisa em Educação. 2013. 229 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10341
Data de defesa: 25-Fev-2013
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Tese_Adriana Doyle Bdtd.pdf1,25 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.