Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10351
Tipo do documento: Tese
Título: Do laptop ao jogo interacional: sentidos circulantes no Fórum de discussão do Programa Conexão Professor (2008-2010)
Título(s) alternativo(s): From laptop to game interaction: the circulating senses in the discussion Forum of Teacher Connection Program (2008-2010)
Autor: Sá, Maria Inês Rocha de 
Primeiro orientador: Barreto, Raquel Goulart
Primeiro membro da banca: Guimarães, Glaucia Campos
Segundo membro da banca: Tura, Maria de Lourdes Rangel
Terceiro membro da banca: Anhorn, Carmen Teresa Gabriel
Quarto membro da banca: Santos, Ilka Schapper
Resumo: Esta pesquisa analisa os sentidos circulantes nos textos publicados (postagens) por professores e Moderadora no Fórum de discussão online do Programa Conexão Professor, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC). Parte de dois modos de objetivação das tecnologias da informação e da comunicação (TIC): uma, em que as TIC são apontadas como revolução tecnológica no contexto da sociedade da informação ; e outra centrada na recontextualização educacional das TIC. Situa a distribuição de laptops para os professores da rede estadual de ensino no contexto do Programa citado, buscando apreender ambos nos termos do ciclo contínuo de políticas, de Richard Bowe e Stephen Ball. Trata o Fórum de discussão online como locus privilegiado e os textos nele produzidos, entre dezembro de 2008 e julho de 2010, como corpus. Assume como alternativa teórico-metodológica a Análise Crítica do Discurso (ACD), formulada por Norman Fairclough, elegendo como pontos de entrada: o controle interacional, as escolhas lexicais e a modalidade. Investiga, a partir das pistas discursivas detectadas nas postagens, as relações estabelecidas entre a proposta de incorporação das TIC e a totalidade do trabalho docente. Conclui que os sentidos postos em circulação contestam a centralidade atribuída às TIC, apontando a substituição tecnológica como tendência política atual, expressa pelo deslocamento da ênfase na discussão para o fornecimento de materiais prontos, denominados objetos de aprendizagem
Abstract: This research analyzes the circulating senses in published texts (posts) by teachers and Forum Moderator online discussion from Teacher Connection Program, developed by the State Department of Education of Rio de Janeiro (SEEDUC). Part of two modes of objectification of information technology and communication (ICT): one in which ICT is identified as "technological revolution" in the context of the "information society" and another focused on educational recontextualization ICT. Situates the distribution of laptops for teachers of state schools in the context of the Program said, seeking to understand both under continuous cycle of policy, Richard Bowe and Stephen Ball. This is the online discussion forum as a privileged locus and texts it produced between December 2008 and July 2010, as a corpus. Assume as an alternative theoretical and methodological Critical Discourse Analysis (CDA), formulated by Norman Fairclough, electing as entry points: the interactional control, the lexical choices and modality. Research from the discursive clues detected on posts, the relationships established between the proposed incorporation of ICT and the entire teaching. We conclude that the meanings put into circulation challenge the centrality given to ICT, pointing to technological substitution as current political trend, expressed by shifting the emphasis in the discussion for the supply of ready-made materials, called learning objects.
Palavras-chave: Information Technology and Communications
Senses
Interactive Game
Teaching
Tecnologias da Informação e da Comunicação
Sentidos
Jogo interacional
Trabalho Docente
Análise do discurso
Comunicação e tecnologia
Professores
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SÁ, Maria Inês Rocha de. Do laptop ao jogo interacional: sentidos circulantes no Fórum de discussão do Programa Conexão Professor (2008-2010). 2013. 165 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10351
Data de defesa: 26-Fev-2013
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Tese_ Maria Ines R de Sa.pdf1,36 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.