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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10353
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Mulheres negras - tecendo identidades com cabelos e artefatos culturais: uma questão para os currículos |
Título(s) alternativo(s): | Black women - Weaving identities with hair and artifacts: a matter for the curriculum |
Autor: | Chagas, Claudia Regina Ribeiro Pinheiro das ![]() |
Primeiro orientador: | Alves, Nilda Guimarães |
Primeiro membro da banca: | Gomes, Nilma Lino |
Segundo membro da banca: | Pereira, José Valter |
Terceiro membro da banca: | Müller, Tânia Mara Pedroso |
Quarto membro da banca: | Passos, Mailsa Carla Pinto |
Resumo: | Minha tese teve como base a busca de imagens de mulheres negras, para tentar contar uma história, aquela que aparece em álbuns e histórias para jovens e crianças. Essas imagens me indicam possibilidades para a aplicação da Lei nº 10.639/3. Nesses espaçostempos tão plurais, repletos de cores, identidades e significados podemos trabalhar de uma maneira simples seguindo um currículo único? A tese principal da minha pesquisa é buscar entender a importância dessas publicações que crescem significativamente em nosso país, nos últimos anos, em práticas curriculares possíveis. Esse aumento de produções de álbuns, conjugado a uma forte vertente editorial visando à publicação de literatura que resgata a história da África, reforçado por uma linha voltada para o público infanto-juvenil se relaciona à expansão de ações de movimentos sociais, relacionados à igualdade social de negros. Tudo isto reforçou a necessidade de um comprometimento governamental, através de leis, decretos e reformas educacionais. Desse modo pesquisei, utilizando esse material, buscando compreender sua importância para a discussão da questão da educação étnico-cultural e racial e na desconstrução social do preconceito e da discriminação racial direcionados à população negra. Nossa base teórica se encontra em Stuart Hall, Franz Fanon, Kabenguele Munanga, Nilma Gomes, Raul Lody, Nilda Alves, Michel de Certeau, Boris Kossoy, Arlindo Machado, Armando Silva, entre outros tantos. |
Abstract: | My thesis was based on the search for images of black women, in order to try to tell a story, one that appears in albums and stories for teenagers and children. These images suggest to me a number of possibilities for applying Law No. 10.639/3. In these space-times that are so plural and so full of colors, identities and meanings, is it possible for us to work in a simple way following a single curriculum? The main thesis of my research has been to try to understand the importance of these publications, which have, in recent years become increasingly prevalent in our country, in relation to possible curricular practices. This increase in the production of albums, combined with a strong editorial bias towards the publication of literature that revives African history, and reinforced by a line aimed at the child/teen audience, is related to the expansion of initiatives by social movements aimed at social equality for black people. All this has reinforced the need for a commitment by government, in the form of laws, decrees and educational reforms. Thus I researched, using this material, trying to understand its importance to the debate over the issue of ethnic-cultural and racial education and to the social dismantling of prejudice and racial discrimination aimed at the black population. Our theoretical foundations are based on Stuart Hall, Franz Fanon, Kabenguele Munanga, Nilma Gomes, Raul Lody, Nilda Alves, Michel de Certeau, Boris Kossoy, Arlindo Machado, Armando Silva, among many others. |
Palavras-chave: | Black women Images Identities Artifacts Curriculums Mulheres negras Imagens Identidades Artefatos Currículos Currículos - Planejamento Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação Educação Estudos interculturais Imagem (Psicologia) na literatura Recursos de informação |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | CHAGAS, Claudia Regina Ribeiro Pinheiro das. Mulheres negras - tecendo identidades com cabelos e artefatos culturais: uma questão para os currículos. 2013. 166 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10353 |
Data de defesa: | 8-Mar-2013 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Educação |
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Arquivo | Tamanho | Formato | |
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