Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10356
Tipo do documento: | Tese |
Título: | A prática do(a) coordenador(a) pedagógico(a) na Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro: formação continuada de professores? |
Título(s) alternativo(s): | The practice of the coordinator teachear in the municipal schools of Rio de Janeiro |
Autor: | Araujo, Teresa Cristina Oliveira |
Primeiro orientador: | Tura, Maria de Lourdes Rangel |
Primeiro membro da banca: | Lopes, Alice Ribeiro Casimiro |
Segundo membro da banca: | Frangella, Rita de Cassia Prazeres |
Terceiro membro da banca: | Souza, Maria Inês Galvão Flores Marcondes de |
Quarto membro da banca: | Sampaio, Carmen Diolinda da Silva Sanches |
Resumo: | Este estudo tem o objetivo de pesquisar a prática do(a) coordenador(a) pedagógico(a) na Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro. Para entender a dinâmica de trabalho desses profissionais analisei os períodos em que a Rede Municipal de Ensino estava orientada pela Multieducação, pelo Ciclo de Formação no Ensino Fundamental e pelas transformações curriculares propostas a partir de 2009, quando se iniciou uma nova gestão na Secretaria Municipal de Educação (SME). Realizei um estudo do tipo etnográfico, dialogando com autores que propiciam melhor compreensão da complexa prática do(a) coordenador(a) pedagógico(a) nas escolas. Em seguida, observei as transformações das políticas curriculares da Rede Municipal de Ensino a partir do ciclo de políticas proposto por Stephen J. Ball e colaboradores. E, por fim, examinei a prática de coordenadores(as) pedagógicos(as) através do contexto cultural e da dinâmica do currículo nas respectivas escolas, compreendendo a função desse profissional como mediador(a) das políticas de currículo na Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro. |
Abstract: | This study aims to investigate the practice of the pedagogical coordinator as a mediator of curriculum policies in municipal schools of Rio de Janeiro. To understand the working dynamics of these professionals I analyzed the periods when the municipal schools were driven by the Multieducation, the Training Cycle in Fundamental Education and the proposed curriculum changes from 2009, when a new management in the Municipal Education started. I conducted an ethnographic type study, dialoguing with authors who provide a better understanding of the complex practice of the pedagogical coordinator in schools. Then I noticed the transformations of the curriculum policies of the municipal schools from the policy cycle approach proposed by Stephen J. Ball and colleagues. Finally, I examined the practice of pedagogical coordinators through the cultural context and the dynamics of the curriculum in their schools, understanding the function of this professional as a mediator of curriculum policies in the municipal schools of Rio de Janeiro. |
Palavras-chave: | Curriculum. Pedagogical coordinator Policy cycle Recontextualisation Fundamental education Coordenador(a) pedagógico(a) Ciclo de políticas Recontextualização Ensino fundamental Coordenadores educacionais Rio de Janeiro (RJ) - Prática Pedagogos Rio de Janeiro(RJ) - Prática Escolas municipais Rio de Janeiro (RJ) - Currículos |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | ARAUJO, Teresa Cristina Oliveira. A prática do(a) coordenador(a) pedagógico(a) na Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro: formação continuada de professores?. 2013. 162 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10356 |
Data de defesa: | 21-Fev-2013 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Tese_Teresa Cristina O Araujo_ Bdtd.pdf | 1,69 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.