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Tipo do documento: Tese
Título: Publicar ou perecer: uma análise crítico¬normativa das características e dos efeitos dos modelos cientométrico e bibliométrico adotados no Brasil
Título(s) alternativo(s): Publish or perish: a critical-normative analysis of the characteristics and effects of scientométric and bibliometric models adopted in Brazil
Autor: Vilaça, Murilo Mariano 
Primeiro orientador: Leite, Siomara Borba
Primeiro membro da banca: Oliveira, Alexandre Palma de
Segundo membro da banca: Pinto, José Carlos Costa da Silva
Terceiro membro da banca: Almeida, Marisa Palacios da Cunha e Melo de
Quarto membro da banca: Vasconcelos, Sônia Maria Ramos de
Resumo: A presente Tese de Doutorado analisa as características e os efeitos da cientometria e bibliometria adotadas no Brasil. Primeiramente, a fim de contextualizar o tema, faço uma revisão de literatura acerca do processo de mercantilização da educação. Meu objetivo é mostrar a inclinação empresarial das políticas públicas educacionais, especialmente aquelas voltadas para a pós-graduação. Além disso, seleciono e analiso alguns conceitos que ajudam a compreender o presente tema, bem como sustento a inadequação da lógica de economia de mercado como forma de gerir a Academia e a ciência. Na segunda parte da Tese, focalizo os critérios adotados para avaliar a hierarquizar Programas de Pós-Graduação e diferenciar pesquisadores. A tese a ser defendida é que o modelo CAPES de avaliação da pós-graduação está baseado numa norma produtividade de cunho periodicocrático que cria uma forte pressão por publicação de artigos em periódicos acadêmico-científicos, uma vez que eles os produtos privilegiados no modelo de mensuração objetivista em vigor. Produzir/publicar artigos torna-se, portanto, a performance acadêmico-científica por excelência. Isso enseja a criação de um mercado acadêmico-científico e de um mercado de publicações, o que cria um contexto propício para a ocorrência de más condutas acadêmico-científicas
Abstract: This PhD Thesis analyzes the characteristic sand effects of scientometrics and bibliometrics adopted in Brazil. First, in order to contextualize the theme, I review the literature on the commodification of education process. My goal is to demonstrate the business inclination facing the educational public policies, especially those assumed to the Graduate level. Furthermore, I select and analyze some concepts that help me to understand the theme as well a show they keep the inadequacy of the logic of market economy in order to manage the Academy and the science. In the second part of the thesis, I focus on the criteria used to determine the rank of Graduate Programs and distinguish researchers between them. The thesis to be defended is that the CAPES evaluation for Graduate level is based on a standard productivity model called periodicracy which creates a strong pressure to publish articles in academic and scientific journals, since these products are privileged in the current objectivist measurement model. Therefore produce/publish articles becomes the preeminent Academic-scientific performance. This entails the creation of an academic scientific market and a market of publications, which creates a propitious environment for the occurrence of Academic-scientific misconduct.
Palavras-chave: Commodification of Education
Scientometrics
Bibliometrics
Pressure to publish
Academic-scientific misconduct
Mercantilização da educação
Cientometria
Bibliometria
Pressão por publicação
Más condutas acadêmico-científicas
Publicações científicas
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: VILAÇA, Murilo Mariano. Publicar ou perecer: uma análise crítico¬normativa das características e dos efeitos dos modelos cientométrico e bibliométrico adotados no Brasil. 2013. 318 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10366
Data de defesa: 18-Dez-2013
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

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