Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10367
Tipo do documento: Tese
Título: Dinâmicas de uma juventude conectada: a mediação dos dispositivos móveis nos processos de aprender-ensinar
Título(s) alternativo(s): Dynamics of a connected youth: the mediation of mobile devices in the processes of learning-teaching
Autor: Ferreira, Helenice Mirabelli Cassino 
Primeiro orientador: Oswald, Maria Luiza Magalhães Bastos
Primeiro membro da banca: Lemos, André Luiz Martins
Segundo membro da banca: Linhares, Ronaldo Nunes
Terceiro membro da banca: Pereira, Rita Marisa Ribes
Quarto membro da banca: Oliveira, Fátima Cristina Regis Martins de
Resumo: A Tese apresenta os resultados de um estudo que buscou conhecer de que modo os usos dos dispositivos móveis e ubíquos podem mediar a superação do desencontro entre as práticas juvenis e a cultura escolar, entendendo que esse desencontro tem se traduzido por tensões que, se já vinham acontecendo a partir da introdução do computador em todas as áreas da produção humana, ampliam-se ainda mais com o crescente uso de celulares e smartphones por jovens estudantes, dentro e fora das salas de aula. A pesquisa - realizada através de oficinas com alunos do sétimo ao nono ano de uma escola da Rede Municipal do Rio de Janeiro - propôs e criou situações favoráveis à compreensão dos modos pelos quais as tecnologias móveis e ubíquas podem ser apropriadas pelo campo da Educação. Os conceitos bakhtinianos de alteridade, dialogismo e exotopia orientaram o encaminhamento metodológico do estudo. A complexidade das questões relativas à interseção entre educação, comunicação, juventudes, mobilidade, cidade, redes sociais, subjetividades, foi examinada com base nas contribuições teóricas de Lucia Santaella, André Lemos, Pierre Lévy, Bruno Latour, Lucia Rabello de Castro, Paulo Carrano e Julio Dayrell, entre outras. Os resultados apontam para a pertinência de se considerar os usos dos referidos artefatos como mediadores de práticas pedagógicas mais concernentes com as práticas culturais dos sujeitos contemporâneos.
Abstract: This thesis presents the results of a detailed study that aimed to know how mobile and ubiquitous devices can be used to overcome the mismatch between youth practices and academic culture, considering that this mismatch is being translated by tensions, since the computer introduction in all human production áreas, but significantly amplified by the growing up use of cell phones and smartphones by young students, inside or outside the classrooms. The survey - conducted through workshops with students from the seventh to ninth year classes of a Rio de Janeiro municipal school - proposed and created favorable conditions to understand the ways in which mobile and ubiquitous devices and technologies can be properly used in Education área. The Bakhtinian concepts of alterity, dialogism and exotopy were used as a guide to develop the study methodology. The complexity of all the issues related to the interaction between education, communication, youth, mobility, cities, social networks and subjecitivities, was analyzed based on the theoretical interventions and contributions of Lucia Santaella, André Lemos, Pierre Lévy, Bruno Latour, Lucia Rabello de Castro, Paul Carrano, Julio Dayrell, among others. The results show how is relevant the consideration of all these devices and technologies as adequated mediators between pedagogical methodology and contemporary subjects cultural practices.
Palavras-chave: Education
Youths
Cyberculture
Mobile devices
Pedagogical practices
Educação
Juventudes
Cibercultura
Dispositivos móveis
Práticas pedagógicas
Práticas de Ensino
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: FERREIRA, Helenice Mirabelli Cassino. Dinâmicas de uma juventude conectada: a mediação dos dispositivos móveis nos processos de aprender-ensinar. 2014. 274 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10367
Data de defesa: 25-Fev-2014
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese Helenice Ferreira pt 1 Bdtd.pdf3,69 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Tese Helenice pt 2 Bdtd.pdf3,64 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.