Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10368
Tipo do documento: Tese
Título: Gestos de escrita: pesquisar a partir de uma experiência de filosofia na escola
Título(s) alternativo(s): Gestos de escritura: pesquisar a partir de una experiencia de filosofía en la escuela
Autor: Olarieta, Beatriz Fabiana 
Primeiro orientador: Kohan, Walter Omar
Primeiro membro da banca: Skliar, Carlos Bernardo
Segundo membro da banca: Pereira, Rita Marisa Ribes
Terceiro membro da banca: Nascimento, Wanderson Flor do
Quarto membro da banca: Pagni, Pedro ángelo
Resumo: No marco do projeto de extensão de Filosofia com Crianças Em Caxias, a filosofia em-caixa? A escola pública aposta no pensamento , desenvolvido em uma escola do município de Duque de Caxias no estado do Rio de Janeiro e coordenado Núcleo de Estudos Filosóficos da Infância, se dá início a um projeto de pesquisa que desejava que uma turma começasse a escrever em cadernos pensamentos inspirados nas conversas que mantinham cada semana. Perante a resistência dos adolescentes envolvidos a acolher esses cadernos, a pesquisa toma outro rumo e se vê na necessidade de pensar sobre o sentido e a forma da escrita de uma pesquisa que pretende encontrar seu ponto de partida na experiência vivida. No decorrer dos capítulos, e com uma inspiração fortemente agambeniana, a tese encontrará seu ponto de ancoragem no gesto. O gesto apresenta-se como um meio sem fim que dá sustento à experiência e como um espaço de profanação que exige um trabalho sobre a própria percepção do que acontece, que demanda pôr em jogo a própria vida.
Abstract: En el marco del proyecto de extensión de Filosofía con Niños Em Caxias, a filosofia em-caixa? A escola pública aposta no pensamento , llevado a cabo en una escuela del municipio de Duque de Caxias y coordinado por el Núcleo de Estudios Filosóficos de la Infancia, se da inicio a un proyecto de investigación que deseaba que un grupo de chicos comenzara a escribir en cuadernos pensamientos inspirados en las conversaciones que mantenían cada semana. Ante la resistencia de los adolescentes involucrados a acoger esos cuadernos, la investigación toma otro rumbo y se ve en la necesidad de pensar sobre el sentido y la forma de la escritura de una investigación que pretende encontrar su punto de partida en la experiencia vivida. En el transcurrir de los capítulos, y con una inspiración fuertemente agambeniana, la tesis encontrará su punto de anclaje en el gesto. El gesto se presenta como un medio sin fin que da sustento a la experiencia y como un espacio de profanación que exige un trabajo sobre la propia percepción de lo que acontece, que demanda poner en juego la propia vida.
Palavras-chave: Investigación
Escritura
Pesquisa
Experiência
Escrita
Gesto
Agamben
Educação Duque de Caxias (RJ)
Práticas de ensino
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: OLARIETA, Beatriz Fabiana. Gestos de escrita: pesquisar a partir de uma experiência de filosofia na escola. 2014. 204 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10368
Data de defesa: 7-Fev-2014
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Tese Beatriz Fabiana Olarieta Bdtd.pdf3,61 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.