Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10368
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Gestos de escrita: pesquisar a partir de uma experiência de filosofia na escola |
Título(s) alternativo(s): | Gestos de escritura: pesquisar a partir de una experiencia de filosofía en la escuela |
Autor: | Olarieta, Beatriz Fabiana ![]() |
Primeiro orientador: | Kohan, Walter Omar |
Primeiro membro da banca: | Skliar, Carlos Bernardo |
Segundo membro da banca: | Pereira, Rita Marisa Ribes |
Terceiro membro da banca: | Nascimento, Wanderson Flor do |
Quarto membro da banca: | Pagni, Pedro ángelo |
Resumo: | No marco do projeto de extensão de Filosofia com Crianças Em Caxias, a filosofia em-caixa? A escola pública aposta no pensamento , desenvolvido em uma escola do município de Duque de Caxias no estado do Rio de Janeiro e coordenado Núcleo de Estudos Filosóficos da Infância, se dá início a um projeto de pesquisa que desejava que uma turma começasse a escrever em cadernos pensamentos inspirados nas conversas que mantinham cada semana. Perante a resistência dos adolescentes envolvidos a acolher esses cadernos, a pesquisa toma outro rumo e se vê na necessidade de pensar sobre o sentido e a forma da escrita de uma pesquisa que pretende encontrar seu ponto de partida na experiência vivida. No decorrer dos capítulos, e com uma inspiração fortemente agambeniana, a tese encontrará seu ponto de ancoragem no gesto. O gesto apresenta-se como um meio sem fim que dá sustento à experiência e como um espaço de profanação que exige um trabalho sobre a própria percepção do que acontece, que demanda pôr em jogo a própria vida. |
Abstract: | En el marco del proyecto de extensión de Filosofía con Niños Em Caxias, a filosofia em-caixa? A escola pública aposta no pensamento , llevado a cabo en una escuela del municipio de Duque de Caxias y coordinado por el Núcleo de Estudios Filosóficos de la Infancia, se da inicio a un proyecto de investigación que deseaba que un grupo de chicos comenzara a escribir en cuadernos pensamientos inspirados en las conversaciones que mantenían cada semana. Ante la resistencia de los adolescentes involucrados a acoger esos cuadernos, la investigación toma otro rumbo y se ve en la necesidad de pensar sobre el sentido y la forma de la escritura de una investigación que pretende encontrar su punto de partida en la experiencia vivida. En el transcurrir de los capítulos, y con una inspiración fuertemente agambeniana, la tesis encontrará su punto de anclaje en el gesto. El gesto se presenta como un medio sin fin que da sustento a la experiencia y como un espacio de profanación que exige un trabajo sobre la propia percepción de lo que acontece, que demanda poner en juego la propia vida. |
Palavras-chave: | Investigación Escritura Pesquisa Experiência Escrita Gesto Agamben Educação Duque de Caxias (RJ) Práticas de ensino |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | OLARIETA, Beatriz Fabiana. Gestos de escrita: pesquisar a partir de uma experiência de filosofia na escola. 2014. 204 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10368 |
Data de defesa: | 7-Fev-2014 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Tese Beatriz Fabiana Olarieta Bdtd.pdf | 3,61 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.