Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10372
Tipo do documento: Tese
Título: Educação nas redes: professores em cotidianos de produções televisivas
Título(s) alternativo(s): Education in networks: teachers in everyday television productions
Autor: Mendonça, Rosa Helena de 
Primeiro orientador: Alves, Nilda Guimarães
Primeiro membro da banca: Skliar, Carlos Bernardo
Segundo membro da banca: Coutinho, Laura Maria
Terceiro membro da banca: Pereira, Rita Marisa Ribes
Quarto membro da banca: Oliveira, Inês Barbosa de
Resumo: O que fazem profissionais de educação numa produção televisiva? Nesta pesquisa, por meio de 'conversas' com praticantespensantes que atuam em produção de TV, e no uso de outros documentos (programas editados, argumentos, textos e roteiros), busco responder a essa pergunta e compreender as redes de conhecimentos e significações relativas aos espaçostempos de ação desses profissionais, entendidos como entre-lugares de educação e comunicação. A pesquisa, na perspectiva dos estudos com os cotidianos, se articula ao GRPESQ Currículo, redes educativas e imagens , do Laboratório Educação e Imagem/ProPEd/UERJ, e busca apoio em conversas/narrativas com/de professores que trabalharam/trabalham em televisão em especial, no programa Salto para o Futuro integrando a equipe de educação da TV Escola (MEC), ou atuando como consultores de séries temáticas. Sobre o assunto, também foram ouvidos responsáveis pela assessoria pedagógica dos canais Encuentro e Pakapaka, na Argentina, em doutorado-sanduíche, com o apoio da Capes. Como fundamentação teórica, além de pesquisas com os cotidianos, a partir de textos de Michel de Certeau, de Nilda Alves e de Inês Barbosa de Oliveira, dos quais emergem algumas das noções que permeiam essa investigação, ressalto a contribuição de autores da sociologia, como Pierre Bourdieu e Boaventura de Sousa Santos e, ainda, de represe ntantes dos chamados estudos culturais, entre eles Jesús Martín-Barbero, Nestor Canclini, Stuart Hall, Homi Bhabha entre outros. A questão do outro, da alteridade, que permeia a tese, em sua tessitura com narrativas e imagens, busca inspiração também nos escritos e em conversas com Carlos Skliar e nos textos de Jorge Larrosa. As conclusões possíveis destacam a importância das ações desses profissionais (professores) nesses espaçostempos televisivos.
Abstract: What do professionals in education do in a television production? This research is an attempt to answer this question not only through conversations with the practitioners engaged in television production but also through sources such as edited programmes, arguments , texts and scripts. In doing so, I intend to understand the net of knowledge and meanings related to the so called space-times of action (here understood as an in-between place belonging to both education and communication fields) of these professionals. This work, under the perspective of everyday life studies, is aligned with the research group entitled Curriculum, educational networks and images , from the Education and Image Laboratory of the post graduation program in Education (ProPEd) of the University of Rio de Janeiro State (UERJ). It concentrates in talks with and narratives of educators who worked and have been working either as members of TV Escola which belongs to the Ministry of Education (MEC) or consultants of a particular educational television program entitled Salto para o Futuro . The ones responsible for the pedagogical consultancy of the channels Encuentro and Pakapaka from Argentina have also been interviewed thanks to a doctorate program supported by Capes. The theoretical framework is based on the writings of Michel de Certeau, Nilda Alves and Ines Barbosa de Oliveira; besides them, the contributions of the sociological thinkers Pierre Bourdieu and Boaventura de Souza Santos as well as some representatives of cultural studies such as Jesús Martín Barbero, Nestor Canclini, Stuart Hall, Homi Bhabha, among others, have also been used. Issues about the other and alterity have found inspiration in Carlos Skliar and Jorge Larrosa s texts. The possible conclusions made highlight the relevance of the actions of these professionals (teachers) in this space-time television environment
Palavras-chave: Education and Communication
TV and Everyday life studies
In Between Space and Space-Times
Nets and Mediations
Educação
Televisão
Professores
Educação e Comunicação
TV e Cotidianos
Entre-lugares e Espaçostempos
Redes e Mediações
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: MENDONÇA, Rosa Helena de. Educação nas redes: professores em cotidianos de produções televisivas. 2014. 142 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10372
Data de defesa: 4-Fev-2014
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Tese_Rosa Mendonca.pdf3,71 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.