Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10375
Tipo do documento: Tese
Título: Da universidade surge a cidade, da cidade as escolas: a UFRRJ e a educação pública municipal de Seropédica.
Título(s) alternativo(s): Ciudad universitaria, escuelas de la ciudad se plantea: la UFRRJ y la Seropédica educación pública municipal.
Autor: Coutinho, Maria Angélica da Gama Cabral 
Primeiro orientador: Faria, Lia Ciomar Macedo de
Primeiro membro da banca: Santos, Edna Maria dos
Segundo membro da banca: Chaves, Maria Celi Vasconcelos
Terceiro membro da banca: Otranto, Célia Regina
Quarto membro da banca: Gouvêa, Fernando César Ferreira
Resumo: A tese tem como propósito analisar a conexão que se estabelece entre a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e a educação de Seropédica. Tal universidade foi construída em uma região quase desabitada, próxima à cidade do Rio de Janeiro e sua instalação provocou a ocupação paulatina da região até vir a se constituir em um município autônomo. O trabalho estrutura-se em quatro capítulos. Inicialmente, examina-se o território de Seropédica, recuperando o processo de povoamento ao longo dos séculos, desde as primeiras ocupações indígenas, a chegada dos portugueses, e já no século XIX, a atividade de produção da seda, que dá nome ao município, até a instalação da instituição universitária. No segundo capítulo examina-se a história da universidade no Brasil, destacando o seu tardio aparecimento, focalizando a UFRRJ, desde a Escola de Agronomia e Medicina Veterinária, a ESAMV, até chegar à estrutura atual e sua relação com a educação de Seropédica. A análise do sistema de ensino municipal, apresentada no terceiro capítulo, evidencia o processo de expansão da rede escolar desde os tempos de distrito de Itaguaí até a emancipação, examinando o processo de transferência de uma rede à outra, a fundação de novas escolas e a integração dessas à comunidade em que se encontra inserida. Por fim, a tese em seu último capítulo, analisa as escolas surgidas diretamente a partir da presença da universidade na região, em especial, a criação do Centro de Atendimento Integral à Criança (CAIC) Paulo Dacorso Filho.
Abstract: La tesis tiene como propósito analizar las relaciones que se establecen entre la Universidad Federal Rural de Rio de Janeiro (UFRRJ) y la educación de Seropédica. Esa Universidad se construyó en una región casi deshabitada cercana a la ciudad de Rio de Janeiro y su instalación provocó la ocupación paulatina de la región hasta que se constituyó como Municipio autónomo. El trabajo se estructura en cuatro capítulos. Inicialmente se examina el territorio de Seropédica, recuperando el proceso de poblamiento a lo largo de los siglos, desde las primeras ocupaciones indígenas, la llegada de los portugueses y la actividad de producción de seda, en el Siglo XIX, que dio origen al nombre del municipio. Por último analizamos la instalación de la institución universitaria, observando el proceso de organización política hasta la emancipación del municipio. En seguida, en el segundo capítulo, se examina la historia de la universidad en Brasil, destacando su tardía creación y enfocando la UFRRJ, desde la Escuela de Agronomía y Medicina Veterinaria, la ESAMV, hasta llegar a la estructura actual y su relación con la educación de Seropédica. El análisis del sistema de enseñanza municipal, presentado en el tercer capítulo, evidencia el proceso de expansión de la red escolar a partir de los tiempos del distrito de Itaguaí hasta llegar a la emancipación de Seropédica, examinando el proceso de transferencia de una red a la otra, la fundación de nuevas escuelas y su integración a las comunidades en que se inserta. En el último capítulo, la tesis analiza las escuelas surgidas directamente a partir de la presencia de la universidad en la región, especialmente la creación del Centro de Atendimento Integral à Criança (CAIC), Paulo Dacorso Filho.
Palavras-chave: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Sistema De Enseñanza Municipal. Municipio de Seropédica/RJ.
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sistema Municipal De Ensino
Município de Seropédica, RJ
Educação
Educação Seropédica (RJ) - História
Ensino fundamental Seropédica (RJ) Aspectos sociais
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: COUTINHO, Maria Angélica da Gama Cabral. Da universidade surge a cidade, da cidade as escolas: a UFRRJ e a educação pública municipal de Seropédica.. 2014. 267 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10375
Data de defesa: 10-Set-2014
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Tese_Maria Angelica Coutinho.pdf4,11 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.