Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10376
Tipo do documento: Tese
Título: Nem prêmio, nem castigo! A escola moderna como ação revolucionária dos sindicatos operários durante a Primeira República (São Paulo, 1909-1919)
Título(s) alternativo(s): Neither prize nor punishment! The modern school as revolutionary action of labor unions during the First Republic (São Paulo, 1909-1919).
Autor: Castro, Rogério Cunha de 
Primeiro orientador: Faria, Lia Ciomar Macedo de
Primeiro membro da banca: Martins, Angela Maria Souza
Segundo membro da banca: Santos, Edna Maria dos
Terceiro membro da banca: Pintassilgo, Joaquim António de de Sousa
Quarto membro da banca: Gondra, José Gonçalves
Resumo: A Escola Moderna n.1 (São Paulo), sob a direção do professor libertário João Penteado, ofereceu uma alternativa de formação para os filhos da classe trabalhadora, inspirando-se na Pedagogia Libertária que, desde os primeiros debates da Internacional dos Trabalhadores até as experiências educacionais de Paul Robin, inseriu a luta de classes no espaço da escola. Assim, promoveu a interface entre educação e revolução social com base nos conceitos de Demopedia e Instrução Integral, desenvolvidos respectivamente por Pierre-Joseph Proudhon e Mikhail Bakunin. O presente estudo pretende desvelar como o espaço da Escola Moderna se converteu em ação revolucionária dos sindicatos operários, colaborando para os objetivos dos anarquistas que elegeram o sindicalismo revolucionário como a tática mais adequada para o estabelecimento da sociedade livre com a qual sonharam. Deste modo, entre os anos de 1912 a 1919, quando foi sumariamente fechada pelo Departamento de Instrução Pública do Estado, a Escola Moderna promoveu a ação direta e o mutualismo entre seus estudantes, tanto para que contribuíssem com o futuro da classe trabalhadora, de acordo com suas necessidades e conforme suas condições, como também para que os organismos de classe ultrapassassem as lutas mais imediatas.
Abstract: The "Escola Moderna n.1" (São Paulo), under the direction of the libertarian professor João Penteado, offered an alternative to the sons of working class, inspired by the Libertarian Pedagogy. This pedagogy, since the first debates in the Workers International until Paul Robin's educational experiences, set the class struggle in the school's space. Therefore, promoted the interface between education and social revolution based on the concept of Demopedia and Integral Instruction, respectively devoleped by Pierre-Joseph Proudhon and Mikhail Bakunin. This study pretends unveiling how Modern School space was converted in a union worker's revolutionary action, collaborating with the objectives of anarchists who elected the Revolutionary Syndicalism as the most adequate tactic for the free society's establshiment. Thus, among 1912 and 1919, when was permanently closed by the Departament of Public Instruction of the State, "Escola Moderna" promoted direct action and mutualism between yours students, hoping they contribute to the working class's future, but also for the class organisms went beyond the more immediate struggles.
Palavras-chave: Anarchism
Syndicalism
Libertarian Pedagogy
Integral Instruction
Modern School
First Republic
Anarquismo
Sindicalismo
Pedagogia Libertária
Instrução Integral
Escola Moderna
Primeira República
Educação
Educação São Paulo (Estado) 1909-1919
Escolas Aspectos sociais
Educação e política
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: CASTRO, Rogério Cunha de. Nem prêmio, nem castigo! A escola moderna como ação revolucionária dos sindicatos operários durante a Primeira República (São Paulo, 1909-1919). 2014. 235 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10376
Data de defesa: 4-Set-2014
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TESE_Rogerio Cunha de Castro.pdf1,51 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.