Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10381
Tipo do documento: Tese
Título: Política Curricular de Ciclos como o Nome da Democracia: o Caso de Rondonópolis (MT)
Título(s) alternativo(s): Curriculum Policy of Cycles as the name of the Democracy: The Case of Rondonópolis (MT)
Autor: Cunha, érika Virgílio Rodrigues da 
Primeiro orientador: Lopes, Alice Ribeiro Casimiro
Primeiro membro da banca: Macedo, Elizabeth Fernandes de
Segundo membro da banca: Burity, Joanildo Albuquerque
Terceiro membro da banca: Garske, Lindalva Maria Novaes
Quarto membro da banca: Tura, Maria de Lourdes Rangel
Resumo: Esta tese compreende a investigação da política curricular de ciclos na rede municipal de ensino de Rondonópolis (MT). Ao ter como foco discursos curriculares, a discussão é marcada pelo registro pós-estrutural e sustenta a compreensão de que a disputa de sentidos para o que seja educar, entre diferentes discursos, compõe uma configuração política específica. A Teoria do Discurso de Laclau e Mouffe e aspectos da desconstrução derridiana (e, em menor densidade, da psicanálise lacaniana) aqui esteiam leituras privilegiadas, ao lado da tradução destas para o campo do currículo na educação por Lopes e Macedo. A releitura da linguagem informa a concepção de realidade como produção discursiva e do social como textualização, marca a noção de política curricular como produção cultural e sustém a compreensão do currículo como um texto. Neste movimento teórico, a tese assinala o status discursivo na liberdade fundante dos jogos de linguagem: eles fazem falir as pretensões de coordenação racional nas políticas curriculares e as suposições de fixação de um centro; permitem pensar a educação e o currículo à margem de um teleologismo; inscrevem a textualização da política em um texto geral e não superável que a desborda como um querer-dizer. O argumento central é de que a política curricular de Ciclos é hegemonizada na operação discursiva de rebaixamento do Outro como representação instada por leituras sedimentadas no social. O trabalho teórico-estratégico busca des-sedimentar algumas significações cristalizadas na defesa deste universalismo, tentando demonstrar a contingência no lugar da razão, da realização conceitual. Enfatizando a tradução como condição da política, a investigação focaliza documentos assinados pela Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso e pela Secretaria Municipal de Educação de Rondonópolis (MT). A discussão teórico-empírica realça que uma relação (marcada pela falta) com o significante conhecimento produz um corte no social e, com ele, a tradução de antagonismos. Nesta relação, exclusões diversas, processadas na decisão política, compõem um contexto interpretativo que sustenta a precarização da escola convencional como objetividade social e projeta sintomaticamente a organização curricular em áreas de conhecimento como solução (remédio) à instabilidade educacional. A contingência credencia a articulação equivalencial de demandas curriculares diferenciais (marxismos, construtivismo, pragmatismo, de forma destacada), metonimicamente, enquanto os antagonismos produzem a ilusão de positividade. A reiteração significante (do termo conhecimento, sobretudo) abre (à alteridade e leva) à flutuação de sentidos compondo cadeias de significação que se substituem. A hegemonia do nome (não um conceito) Ciclos dissolve identificações anteriores de grupos curriculares locais ao subjetivar tais diferenças como pró-ciclos, ao mesmo tempo em que subjetiva diferenças antagônicas outras como anti-ciclos. Defendendo a democracia como devir, a tese conclui que a estabilidade de um sentido para a educação é apenas uma suposição sempre perturbada pela différance e defende manter o lugar do universal/fundamento/vazio como aberto à pluralidade
Abstract: This thesis investigates the curricular policy of Cycles applied in the public schools in the city of Rondonópolis (MT). Focusing on curricular discourses, the discussion is oriented by post-structuralism and supports the understanding that the conflict on the meaning of education, among different discourses, makes up a specific political configuration. Laclau's and Mouffe's Theory of discourse and some aspects of Derrida's deconstruction (and, to a lesser theoretical deepness, of Lacan's psychoanalysis) here back up privileged readings, close to the translation of these into the curriculum field by Lopes and Macedo. The rereading of language informs the conception of reality as a discursive production and the social as textualization; it highlights the idea of curriculum policy as a cultural production; and keeps the understanding of the curriculum as a text. In this theorical movement, the thesis points out the discursive status in the free founding of language games. They do fail the claims of rational coordinations in curriculum policies and the assumptions of fixing a center. They allow us to think about education and the curriculum outside a teleologism. They inscribe the textualization of policy in a general and not surpassing text that overflows as a want-say. The central argument is that the curricular policy of Cycles is hegemonized in the discursive operation of lowering the Other as requested representation by sedimented readings in the social. The theoretical and strategic work seeks to des-sedimentate some solidified meanings in defense of this universalism, trying to show the contingency instead of the reason, or instead of the conceptual realization. Emphasizing that translation is the condition of the policy, the investigation focuses documents signed by the Secretary of Education in the Mato Grosso State, and in the city of Rondonópolis. The theoretical and empirical discussion emphasizes that a relationship (marked by the lack) with the significant knowledge produces a cut in the social and, with it, the translation of antagonisms. In this relationship, several exclusions, produced in the political decision, compose an interpretive context that supports the precarization of conventional school as a social objectivity and symptomatically inserts the curriculum organization in knowledge areas as a solution (medicine) to educational instability. The contingency enables the equivalent articulation of differential curricular demands (marxism, constructivism, pragmatism, prominently), metonymically, while antagonisms produce the illusion of positivity. The significant reiteration (of the term knowledge, especially) opens (to otherness and leads) to the flotation of senses composing meaning chains that are replaced. The hegemony of the name (not a concept) Cycles (Ciclos) dissolves previous identifications of local groups to subjectify such identifications (differences) as pro-cycles, at the same time as subjectify antagonistic differences as anti-cycles. Defending democracy as becoming (devenir), the thesis concludes that the stability of one meaning for education is just a supposition always disturbed by the différance. The thesis also supports to maintain the place of the universal/ground as opened for plurality
Palavras-chave: Curriculum Policy
Cycles
School
Democracy
Theory of discourse
Translation
Deconstruction
Política Curricular
Ciclos
Escola
Teoria do Discurso
Tradução
Desconstrução
Currículos Rondonópolis (MT)
Educação e Estado Rondonópolis (MT)
Democracia
Educação Estudo e Ensino
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: CUNHA, érika Virgílio Rodrigues da. Política Curricular de Ciclos como o Nome da Democracia: o Caso de Rondonópolis (MT). 2015. 237 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10381
Data de defesa: 8-Jan-2015
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Tese_Erika Virgilio Rodrigues da Cunha.pdf1,72 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.