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Tipo do documento: Tese
Título: Polifonias Políticas e Pedagógicas: Villa-Lobos no Instituto de Educação do Rio de Janeiro na Era Vargas
Título(s) alternativo(s): Political and educacional propositions of Villa-Lobos at the Institutito de Educação do Rio de Janeiro
Autor: Monti, Ednardo Monteiro Gonzaga do 
Primeiro orientador: Conduru, Roberto Luís Torres
Primeiro membro da banca: Mignot, Ana Chrystina Venancio
Segundo membro da banca: Faria, Lia Ciomar Macedo de
Terceiro membro da banca: Valentim, Jorge Vicente
Quarto membro da banca: Silva, Alexandra Lima da
Resumo: O objetivo do presente trabalho é analisar as propostas políticas, identitárias e pedagógicas orfeônicas de Villa-Lobos no Instituto de Educação do Rio de Janeiro, no período da Era Vargas. O corpus documental mobilizado neste estudo é constituído por correspondências, relatórios, hinários, cancioneiros, manuais pedagógicos e artigos de periódicos da época em questão. Esses documentos são articulados com três entrevistas, realizadas com professoras de música, ex-alunas da instituição. Nessa perspectiva, buscou-se entender como se deu a aproximação do projeto musical-pedagógico villalobiano com as ideias do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, de 1932, que trabalharam no Instituto, a saber: Anísio Teixeira, Afranio Peixoto e Fernando de Azevedo. Coloca-se em baila o repertório pedagógico villalobiano e suas conexões com as ideologias fomentadas pelo governo do Getúlio Vargas, por meio das canções escolares, patrióticas, militares, de ofício e folclóricas. Dedica-se também à compreensão das relações do Maestro com os outros docentes da disciplina Música e Canto Orfeônico do Instituto de Educação: o compositor nacionalista Oscar Lorenzo Fernandez, o pianista José Vieira Brandão e catedrática Ceição de Barros Barreto. Por meio desta investigação foi possível entender que a consolidação do Canto Orfeônico na escola da então capital da República deu-se por sua consonância com o ideário dos pioneiros escolanovistas, que defendiam o acesso à educação para todos, e com os educadores musicais nacionalistas, professores que trabalhavam motivados pelo desejo de construir uma identidade musical verdadeiramente brasileira
Abstract: The objective of this study is to analyse the political and educational propositions of Villa-Lobos's orpheonic project - as well as their identities - at the Institute of Education of Rio de Janeiro (Instituto de Educação do Rio de Janeiro) during the Vargas Era. The documents collected for this study consist of letters, reports, hymnals, songbooks, teaching manuals and articles published during the mentioned period. These documents are articulated as three interviews with music teachers who are ex-students of the referred institution. Under this perspective, we sought to understand how Villa-Lobos's musical pedagogical project approaches itself towards the ideas of those who signed the 1932's Manifest of New Education (Manifesto da Educação Nova) - Anísio Teixeira, Afrânio Peixoto and Fernando de Azevedo. We analyze Villa-Lobos's pedagogical repertoire and their connections to ideologies promoted by Getulio Vargas's agenda through school songs as well as patriotic, military, labourer s and folkloric songs. This work also applies to the understanding of Villa-Lobos's relations to other teachers of the subject Music and Orpheonic Singing of the Institute of Education - nationalist composer Oscar Lorenzo Fernández, pianist José Vieira Brandão and professor Ceição de Barros Barreto. With this research it was possible to understand that the consolidation of Orpheonic Singing at the school, located in the former capital of the Republic, took place due to its consonance with the ideals of the New School pioneers, who advocated access to education for all, and with the nationalist music teachers, who worked motivated by the desire to build a "truly" Brazilian musical identity
Palavras-chave: Villa-Lobos
Orpheonic Singing
Instituto de Educação do Rio de Janeiro
Vargas Era
Musical Education
Villa-Lobos
Instituto de Educação do Rio de Janeiro
Era Vargas
Educação Musical
Villa-Lobos, Heitor, 1887-1959
Brasil - Política e governo - 1930-1945
Música Instrução e estudo
Instituto de Educação (Rio de Janeiro, RJ)
Canto orfeônico
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: MONTI, Ednardo Monteiro Gonzaga do. Polifonias Políticas e Pedagógicas: Villa-Lobos no Instituto de Educação do Rio de Janeiro na Era Vargas. 2015. 264 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10387
Data de defesa: 26-Fev-2015
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

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