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Tipo do documento: Tese
Título: Educação dos negros em Santa Catarina: narrativas, expectativas, experiências (1850-1889).
Título(s) alternativo(s): Education of Black population in Santa Catarina: narratives, expectations, experiences (1850-1889)
Autor: Sebrão, Graciane Daniela 
Primeiro orientador: Gondra, José Gonçalves
Primeiro membro da banca: Schueler, Alessandra Frota Martinez de
Segundo membro da banca: Teive, Gladys Mary Ghizoni
Terceiro membro da banca: Fonseca, Marcus Vinicius
Quarto membro da banca: Rizzini, Irma
Quinto membro da banca: Dávila, Jerry
Resumo: A problemática da educação dos negros, com toda sua complexidade, estava latente no cotidiano da província catarinense, não obstante a historiografia tê-la silenciado. O silenciamento é verificado em narrativas sobre os negros do período imperial, presentes em obras consideradas clássicas da historiografia, de escritores pertencentes a instituições culturais tradicionais. A raridade de representações sobre os negros fora da questão da escravidão, nessas obras, pode ter contribuído para a construção de premissas ainda recorrentes no imaginário social, como a de que os negros não estudavam. Além de analisar essas narrativas, esta pesquisa apresenta expectativas e experiências quanto à educação dos negros na província. As expectativas foram observadas na legislação educacional, em discursos da imprensa e de governantes catarinenses, sobretudo no período de discussões nacionais sobre a libertação do ventre, com o surgimento da figura do ingênuo . Nos jornais, muitos artigos apontavam a educação dos negros como um importante meio de preparação para o trabalho livre, garantindo a ordem social. Nos discursos dos agentes do governo, a questão foi abordada com menor frequência, defendendo a instrução dos libertos para evitar a anarquia e possibilitar o voto consciente. Já a proibição da matrícula escolar aos escravizados, em normativas da Instrução Pública, indicava outra expectativa do governo, ligada ao medo de rebeliões. Perspectivas semelhantes também foram observadas em legislações dos Estados Unidos no período escravocrata. Quanto às experiências educacionais em Santa Catarina, esta pesquisa verificou que as instituições que atendiam à infância desvalida Escola de Aprendizes Marinheiros, Asilo da Santa Casa de Misericórdia, escolas noturnas e Liceu de Artes e Ofícios, puderam cumprir o papel de escolarizar os negros, inclusive escravizados. Considerando que apenas um ingênuo foi entregue pelo senhor ao governo catarinense e que sua educação ficou a cargo do tutor, não houve a necessidade de se criar um estabelecimento próprio para a educação dos ingênuos, como o requisitado pelo Ministério da Agricultura a todas as províncias. Por fim, o trabalho discute experiências diversas de escolarização dos negros e de valorização e luta pela conquista da educação escolar. O núcleo documental foi composto por livros de história de Santa Catarina, jornais, relatórios e ofícios governamentais, legislação e atas do governo e da Irmandade dos Passos, entre outros, analisados sob a perspectiva foucaultiana da análise do discurso. A periodização abrange desde relevantes acontecimentos da década de 1850, tais como a instituição da proibição de matrícula escolar aos escravizados, o estabelecimento da Companhia de Aprendizes Marinheiros e a criação do Asilo das Desvalidas, até o último ano do período imperial. Esta investigação apresenta elementos para romper alguns silenciamentos e inserir a província no mapa de estudos da história da educação do negro no Império brasileiro, colocando em evidência questões ainda muito pouco exploradas no campo. Além disso, possibilita uma reflexão mais profunda sobre nossa história excludente, permitindo a ampliação do olhar e o entendimento de que o tratamento puramente meritocrático aos que historicamente foram tratados como desiguais não contribui para a construção de uma sociedade mais igualitária
Abstract: The subject of black education, with all its complexity, was latent in everyday Santa Catarina province, despite not being reflected in the historiography. The silence is observed in narratives about the black population of the imperial period, present in books considered classics of the historiography among writers from traditional cultural institutions. The rarity of representations of black population out of the question of slavery, on these works, may have contributed to the construction of recurrent premises in the social imaginary such as that black people were not studying. In addition to analyzing these narratives, this research examines expectations and experiences regarding the education of black population in the province. The expectations were observed in educational legislation, in speeches of the press and Santa Catarina's government, which appeared mainly in the discussions about the Brazilian Law of Free Birth, with the emergence of the figure of the ingênuo . In the press, many articles pointed to black education as an important way to prepare to free labor, ensuring social order. In the official speeches of the government, the issue was addressed less frequently, defending the freedmen's education to prevent anarchy and enable the conscious vote. However, the school enrollment prohibition to enslaved in laws of Education indicated another expectation of the government, linked to the fear of riots. Similar views were also observed in the United States' laws in the slavery period. Concerning the educational experiences in Santa Catarina, this research found that the institutions that served to needy children the Naval Academy, the Asylum of Mercy, the night schools and the Arts and Crafts Lyceum, could fulfill the role of schooling black population, including enslaved. Since only one ingênuo was delivered by the owner to the Santa Catarina government and that the responsibility for his education was of the tutor, there was not the need to create some own establishment for the education of ingênuos , as requested by the Brazilian Ministry of Agriculture to all provinces. Finally, this research discusses diverse experiences of the education of the free black population and the appreciation and struggle for education. The documents comprehend Santa Catarina's history books, journals, reports and government official papers, laws and acts of the government and of the Irmandade dos Passos , among others, analyzed from the perspective of Foucault's discourse analysis. The periodization of research reaches relevant events of the 1850s, such as the imposition of the prohibition on school enrollment to the enslaved, the establishment of the Naval Academy and the creation of the Asylum, until the last year of the imperial period. This research presents some elements to break silences and put the province on the map of studies of the history of black education in the Brazilian Empire, highlighting issues still little explored in the field. It also enables a deeper reflection on our story of exclusion, allowing the expansion of the view and the understanding that the purely meritocratic treatment to those who have historically been treated as unequal does not contribute to building a more egalitarian society
Palavras-chave: Province of Santa Catarina
History of education
Black population
Província de Santa Catarina
História da educação
Negros
Negros Educação
Educação História
Santa Catarina História 1850-1889
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SEBRÃO, Graciane Daniela. Educação dos negros em Santa Catarina: narrativas, expectativas, experiências (1850-1889).. 2015. 317 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10389
Data de defesa: 11-Fev-2015
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

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