Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10390
Tipo do documento: Tese
Título: Vamos montar uma banda? : um olhar sobre os processos de criação musical de crianças
Autor: Silva, João Marcelo Lanzillotti da 
Primeiro orientador: Pereira, Rita Marisa Ribes
Primeiro membro da banca: Passos, Mailsa Carla Pinto
Segundo membro da banca: Oswald, Maria Luiza Magalhães Bastos
Terceiro membro da banca: Brito, Maria Teresa Alencar de
Quarto membro da banca: Silva, José Alberto Salgado e
Resumo: Esta tese possui como tema os processos de criação musical de crianças e tem como objetivo geral problematizar e compreender esses processos no contexto de uma oficina musical. Derivam-se daí questões mais específicas que consistem em saber que aspectos musicais estão envolvidos, como as crianças se relacionam e se organizam, e que sentidos as crianças atribuem a esses aspectos nos processos de criação musical. Através de uma leitura sócio-histórica, o percurso dessa pesquisa compreendeu discussões acerca da infância, da cultura e da linguagem em articulação à criação musical, que abordaram diferentes perspectivas acerca do tema. São conceitos fundamentais dessa tese o pensamento de Mikhail Bakhtin, Lev Vigotski e Walter Benjamin acerca de criação e experiência intrínsecos ao ser humano. Apresenta-se uma perspectiva crítica à infância contemporânea destacando aproximações ao universo da cultura e da música. Nesse sentido, discute-se uma concepção de música que leve em consideração os aspectos sociais articulados à produção musical, propondo-se um diálogo acerca de criação musical entre os campos da vida, da ciência e da arte. Apresentam-se como principais interlocutores dessa tese: Solange Jobim e Souza, Manoel Sarmento e Rita Pereira, sobre infância; Johan Huizinga e Gilles Brougère, sobre o lúdico; John Blacking, sobre conceito de música; e Teca de Alencar Brito, François Delalande e Lucy Green, sobre crianças, música e educação musical. O trabalho de campo teve como objetivo realizar composições numa oficina musical, sob o formato de uma banda de música popular, realizada numa escola pública federal da cidade do Rio de Janeiro, com um grupo de crianças entre nove e onze anos. Para interlocução com as crianças, adotou-se como suporte teórico e metodológico a perspectiva sobre alteridade e dialogismo de Mikhail Bakhtin, assim como a perspectiva de uma pesquisa-intervenção e de uma pesquisa como experiência estética. Como achados da pesquisa, observa-se que os processos de criação dessas crianças na oficina são negociados entre pares, obedece a condições próprias para seu desenvolvimento e se dão entrelaçados às suas experiências musicais revelando laços da criança com aspectos da cultura. Destacam-se nesse processo também uma integração entre as atividades de criar, aprender, reproduzir e as motivações que dão conta disso e que sugerem uma singular relação com a cultura contemporânea. Ressalta-se a importância da atividade de criação musical como lugar de compartilhamento de significados e sentidos
Abstract: This thesis has as its theme the musical creation processes of children and has with the general objective to question and understand these processes in the context of a musical workshop. It derives hence more specific issues that are to know that musical aspects are involved, how children interact and organize themselves, and meanings children attribute to these aspects in the process of musical creation. Through a socio- historical reading, the course of this research included discussions of childhood, culture and language in conjunction with musical compositions that addressed different perspectives about the subject. Are fundamental concepts of this thesis, the thought of Mikhail Bakhtin, Lev Vygotsky and Walter Benjamin about creation and experience, as aspects intrinsic to the human. It presents a critical perspective to contemporary childhood to draw attention to approaches to the world of culture and music. In this sense, we discuss a music design that takes into account the social aspects articulated to music production, proposing a dialogue about musical creation between the fields of life , science and art. It present as main partners of this thesis : Solange Jobim e Souza , Manoel Sarmento and Rita Pereira on contemporary childhood ; Johan Huizinga and Gilles Brougère on the playful ; John Blacking on concept of music ; and Teca de Alencar Brito, François Delalande and Lucy Green, about children, music and music education. The field work was aimed at making a musical composition workshop, under the format of a popular music band , performed in a federal public school in the city of Rio de Janeiro , with a group of children between nine and eleven years. To dialogue with children , the perspective on alterity and dialogism of Mikhail Bakhtin was adopted as theoretical and methodological support , as well as a research perspective without neutrality and research as aesthetics experience. As research findings, it is observed that the processes of creation of these children in the workshop are negotiated between peers, subject to its own conditions for its development and occur articulated with their musical experiences revealing child 's ties with aspects of culture. Highlights on this process also an integration of the activities to create, learn , play, and the motivations that realize this and suggest a unique relationship with contemporary culture. It emphasizes the importance of music creation activity as a place of sharing meanings and senses
Palavras-chave: Creation Process
Childhood
Culture
Music Education
Band
Music
Processos de Criação
Educação Musical
Banda
Música
Educação
Música - Instrução e estudo
Bandas (Música)
Criação na arte
Cultura
Infância
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SILVA, João Marcelo Lanzillotti da. Vamos montar uma banda? : um olhar sobre os processos de criação musical de crianças. 2015. 199 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10390
Data de defesa: 27-Fev-2015
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Tese_Joao Marcelo Lanzillotti da Silva.pdf1,54 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.