Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10393
Tipo do documento: Tese
Título: O movimento humano e sua interface com o letramento
Título(s) alternativo(s): Human movement and its interface with literacy
Autor: Vilela, Silvio Henrique 
Primeiro orientador: Senna, Luiz Antônio Gomes
Primeiro membro da banca: Glat, Rosana
Segundo membro da banca: Pletsch, Márcia Denise
Terceiro membro da banca: Rocha Junior, Coriolano Pereira da
Quarto membro da banca: Darido, Suraya Cristina
Resumo: O movimento humano, que é o tema dessa tese, teve e tem um papel extraordinário na história do homem no planeta, e na sua própria história de vida. Essa pesquisa, que situa-se em um campo epistemológico comum à Educação e à Educação Física, tem o objetivo geral de definir o papel do movimento humano no processo de letramento, com vistas à formação do licenciado em Educação Física. Para isso, lança mão de uma metodologia que se utiliza da pesquisa científica de base teórico-conceitual, valendo-se do método de investigação de caráter qualitativo e teórico, para sua construção. Como estratégia para o seu desenvolvimento, opto por uma construção singular onde já na introdução discuto e defino os conceitos básicos que darão suporte à tese, por isso essa parte toma um encorpamento maior em volume e importância. Os capítulos são construídos em formato de artigos que, ao mesmo tempo em que se encerram em si mesmos, eles conduzem na direção do objetivo maior da tese, o que se torna claro na conclusão geral da tese onde construo as amarras entre os temas que foram discutidos. Assim, ao investigar o movimento humano, a partir de sua ação para o desenvolvimento cognitivo do sujeito, com o objetivo de dar sustentação à teoria que afirma existirem interfaces entre movimento humano e letramento, foi possível debater vários assuntos ligados ao corpo, à cultura, aos modos de pensamento, à Educação Física e, logicamente ao movimento humano e ao letramento. Finalmente essa pesquisa conclui a existência de uma ligação direta entre movimento humano e desenvolvimento cognitivo do sujeito, o que leva também a possuir interfaces claras e objetivas entre o movimento humano com o processo de letramento, na medida em que a essência do letramento é ser um processo de desenvolvimento cognitivo constante, instalado em uma determinada cultura. Finalmente, visto como um objetivo interdisciplinar, o letramento se apresenta como um tema que também deve ser considerado e buscado pelo professor de Educação Física escolar, se tornando assim um agente de letramento na escola
Abstract: Human movement, this thesis subject, has had an extraordinary role both in the history of man on the planet and in his own life story. This research, located in an epistemological field common to Education and Physical Education, has the general objective of defining the role of human movement in the literacy process, aiming at enlightening the education of undergraduate students of Physical Education, future teachers or professors. To this end, it makes use of a theoretical - conceptual based scientific research methodology, of qualitative and theoretical nature. As a strategy for its development, the introduction discusses and defines basic concepts that support the thesis, so that its importance and bulk are enhanced. The chapters are written as articles that, while ending in themselves, lead toward the thesis main goal, which becomes clear in its general conclusion, where all discussed parts are brought together. Thus, to investigate human movement in its connection to cognitive development, aiming at supporting the theory according to which there are interfaces between human movement and literacy, different issues related to body, culture, modes of thought, Physical Education, human movement and literacy were discussed. This research concluded that there is a direct link between human movement and cognitive development, with clear and objective interfaces between human movement and literacy process, in so far as the essence of literacy is being a process of constant cognitive development within a certain culture. Finally, seen as an interdisciplinary goal, literacy is presented as an issue that should also be considered and pursued by the teacher of Physical Education, who becomes a literacy agent in educational institutions
Palavras-chave: Human movement
Literacy
Cognitive development
Movimento humano
Letramento
Desenvolvimento cognitivo
Educação
Letramento Brasil
Educação Física
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: VILELA, Silvio Henrique. O movimento humano e sua interface com o letramento. 2015. 213 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10393
Data de defesa: 27-Abr-2015
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Tese_Silvio Henrique Vilela.pdf1,63 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.