Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10398
Tipo do documento: Tese
Título: Formação de Formadores e Educação Superior na cibercultura: itinerâncias de Grupos de Pesquisa no Facebook
Título(s) alternativo(s): Training for trainers and higher education in cyberculture resarch groups of touring on Facebook
Autor: Santos, Rosemary dos 
Primeiro orientador: Santos, Edméa Oliveira dos
Primeiro membro da banca: Macedo, Roberto Sidnei Alves
Segundo membro da banca: Pereira, Rita Marisa Ribes
Terceiro membro da banca: Pimentel, Mariano Gomes
Quarto membro da banca: Caputo, Stela Guedes
Resumo: Esta tese origina-se da pesquisa de doutoramento na Universidade do Estado do Rio de Janeiro UERJ - Proped e tem como objetivo compreender a formação do formador no contexto da cibercultura e como este vem estruturando sua atuação na docência universitária. Este trabalho faz parte do eixo 2 da Pesquisa Institucional A cibercultura na era das redes sociais e da mobilidade: novas potencialidades para a formação de professores . O campo da pesquisa foi a rede social Facebook. Constituíram-se praticantes da pesquisa seis professores-formadores do ProPEd e seus orientandos. A pertinência desta pesquisa inscreveu-se num amplo movimento da perspectiva epistemológica da multirreferencialidade com os cotidianos e pelo método atualizado da pesquisa-formação. A intenção primeira deste trabalho consistiu em mapear as experiências e itinerâncias do formador em suas práticas cotidianas nos espaçostempos da cibercultura. Tencionamos que a sistematização de ambiências formativas articulando o espaço da universidade e das redes sociais criou redes de docência e aprendizagem. Como dispositivos de pesquisa, lançamos mão de oficinas, interações nas redes sociais, conversas, participação nos grupos de pesquisa. A tese revela que a formação do formador na cibercultura forja outros espaçostempos de pesquisa acadêmica e de criação de dispositivos online. Revela também que os usos do digital em rede pelos praticantes da pesquisa fizeram emergir processos de orientação coletiva, de experiências formadoras e de articulação da interface cidade universidade, estabelecendo outros sentidos para a prática pedagógica e para a pesquisa acadêmica
Abstract: That view stems from the doctoral research in Rio de Janeiro State University - UERJ - Proped and aims to understand the formation of the teacher in the context of cyber culture and how it has been structuring its activities in university teaching. This work is part of the axis 2 of Institutional Research "The cyber culture in the era of social networking and mobility: new possibilities for teacher training". The field of research was the Program of Graduate Studies in Education (proped), Faculty of Education of Rio de Janeiro State University (UERJ). They constituted co-authors of the research proped of the trainers teachers and their mentees. The relevance of this study enrolled a broad movement of the epistemological perspective of multiple references to the everyday and the updated method of research-training. The first aim of this study was to map the experiences and the itinerant teacher in their daily practices in spacetimes of cyberculture. We intend that the systematization of training ambiences articulating the university space and social networks created teaching and learning networks. As research devices, we used workshops, interactions on social networks, conversations, participation in research groups. The thesis reveals that the formation of the trainer in cyberculture forge other spacetimes academic research and creating online devices. It also reveals that the digital uses of networking for research co-authors did emerge processes of collective orientation, forming experiences and joint city-university interface, setting other senses for teaching practice and academic research
Palavras-chave: Research formation multireferential
Everyday
Formations of educators
Cyberculture
Pesquisa-formação multirreferencial
Cotidianos
Formação de formadores
Cibercultura
Educação
Professores Formação
Pesquisa Educacional
Computadores e civilização
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SANTOS, Rosemary dos. Formação de Formadores e Educação Superior na cibercultura: itinerâncias de Grupos de Pesquisa no Facebook. 2015. 185 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10398
Data de defesa: 23-Set-2015
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Tese_Rosemary dos Santos.pdf3,9 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.