Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10402
Tipo do documento: Tese
Título: Ensino de história da educação nas universidades estaduais do Paraná: institucionalização, saberes e agentes (1962-1998)
Título(s) alternativo(s): The teaching of History Education in Parana State Universities: institutionalization, agents and knowledge (1962-1998)
Autor: Favaro, Marta Regina Gimenez 
Primeiro orientador: Gondra, José Gonçalves
Primeiro membro da banca: Bontempi Júnior, Bruno
Segundo membro da banca: Schelbauer, Analete Regina
Terceiro membro da banca: Oliveira, Claudia Maria Costa Alves de
Quarto membro da banca: Rangel, Sonia de Oliveira Camara
Quinto membro da banca: Leonardi, Paula
Resumo: Ao considerar a disciplina História da Educação na circunstância e na experiência do ensino emergiu a pergunta Que História é essa? , um disparador que provocou a proposta da pesquisa apresentada no doutorado em educação. Procurou-se analisar o arranjo disciplinar, considerando as circunstâncias na composição do currículo de formação dos professores. Foi elaborado um conjunto de interrogações-guia, a saber: Como a História da Educação foi constituída em saber escolar? Quais referências implicaram sua composição? Como a disciplina foi desenvolvida? Que tipos de práticas foram favorecidas no seu desenvolvimento? Que sujeitos foram responsáveis por sua oferta? O problema da constituição histórica da disciplina História da Educação configurou a arquitetura do trabalho de tese, que assumiu a experiência particular de organização da disciplina História da Educação na Universidade Estadual de Londrina, entre 1962 e 1998, assumida aqui, como referência para uma análise local e geral desse dispositivo no campo da Historiografia da Educação. A trama tecida nessa pesquisa se entrelaça na rede de reflexões e debates sobre o tema em âmbito local e nacional. Como chave para análise do problema, operou-se com uma tripla dimensão, a saber; a dimensão institucional, a dimensão dos sujeitos e a dimensão dos saberes. Essa chave se configurou como recurso metodológico, entendendo que tais dimensões não encontram-se separadas e sim implicadas, configurando trama histórica a ser considerada e interrogada, integrantes de uma rede, interdependentes. A investigação particularizada de cada dimensão visou facilitar o tratamento das séries documentais e a análise dos discursos e fontes selecionados. Ao mesmo tempo possibilitou o tratamento das articulações, das regularidades e das variações no período estabelecido. Postas em relação, tornaram possível delinear a constituição da formação docente como desafio institucional, as soluções locais e principalmente o modo como se deu o processo de disciplinarização da História da Educação no âmbito do projeto em análise, considerando a própria genealogia do saber e as soluções marcadas pelas configurações institucionais e agenciamento dos professores que ministraram a disciplina em situações bem determinadas. O conjunto documental organizado em séries homogêneas, a partir do qual pôde-se definir relações, foi constituído da experiência histórica representada, ou seja, registrada. O trabalho se deu considerando então a História Serial, sendo organizado e recortado temporalmente pela e na circunstância dos documentos localizados e selecionados. As séries foram constituídas por programas e diários de classe da UEL, UEPG e UEM, depoimentos de professores, registros e documentos institucionais, material didático, catálogos de curso, propostas curriculares, trabalhos acadêmicos. No movimento de aproximação aos questionamentos apresentados, uma trama narrativa foi tecida no conjunto de quatro capítulos. Este estudo incidiu sobre uma problemática ainda marginal no campo da história da educação, o ensino de História da Educação. A análise das séries documentais apontou para a rede de relações tecidas na configuração da disciplina HE: com experiências internacionais (Europa e Estados Unidos), com a elaboração de bibliografia na área, com os círculos acadêmicos e de formação dos professores colocando à vista a relação entre a tradição e o exercício de criação das formas, recortes e conteúdos da(s) História(s) da Educação ensinada(s). Deste modo, ao examinar o aparato institucional, a ordem dos saberes que instaura a história da educação e o modo como determinados professores conduziram a disciplina, investiu-se no estudo do ordinário da história da educação visibilizando elementos para os quais ainda não se confere a legitimidade e importância que a disciplina e seu ensino podem vir a ter.
Abstract: Considering the subject The History of Education under the circumstances and in the experience of education a question arises What is this history? a trigger which gave birth to the proposal of the research carried out in the doctorate in education. The arrangement of subjects was analyzed, considering the circumstances in the composition of professor s formation curriculum.A selection of guide-questions was created, such as: How has The History of Education become part of school knowledge? Which references have implied in its composition? How has the subject been developed? What kind of procedures have been favored in its development?Which subjects have been responsible for their offer?The problem in the historical construction of the subject The History of Education has defined the architecture of the theses, which considered the particular experience of the organization of the subject The History of Education in Londrina State University, from 1962 to 1998, considered as a reference for a local and general analysis of this device in the field of the History of Education.The web woven in this research entwines with reflections and debates about this topic in the local and national context. As a key to the analysis of the problem a triple dimension was used: institutional dimension, subject dimensions and the dimension of knowledge. This key was configured as a methodological resource, understanding that such dimensions are not found separately but are implicated, forming the historical web to be considered and questioned, integrated in an interdependent net.The particular investigation of each dimension aimed to facilitate the treatment of series of documents and the analysis of selected speeches and sources. At the same time it made possible the treatment of articulations, regularities and variations within the established period.When put in relation, it was possible to outline the constitution of professor formation as an institutional challenge, the local solutions and mainly the way the process of creation of subjects in the History of Education in the context of the project in analysis, considering the genealogy of knowledge itself and the solutions marked by institutional configurations and the selection of professors who taught the subject in very specific situations. The series of documents organized in a consistent series, from which relations were able to be determined, was constituted from the historical experience represented, in other words, registered. The work was carried out considering Serial History, organized and inserted over time under the circumstances of the documents foundand selected. The series was constituted of programs and class diaries from UEL, UEPG and UEM, professor s testimonies, institutional registers and documents, textbooks, course catalogues, curriculum proposals and academic papers.During the approximation of the questions presented, a narrative web was woven in a group of four chapters. This study focused on a problem still bordering the field of the history of education, the teaching of the History of Education. The analysis of series of documents pointed to a web of relations woven in the configuration of the subject HE: with international experience(Europe and The United States) with the elaboration of a bibliography in the area, with academic circles and of professor formation showing the relation between tradition and the exercise of creating ways, insertions and content of the History of Education being taught. This way, by analyzing the institutional apparatus, the order of knowledge that establishes the history of education and the way certain professors conducted the subject, there was investment inthe study of the history of education visualizing elements whose legitimacy and importance has not yet been accredited.
Palavras-chave: Knowledge as a subject
History of teaching the history of education
Professor formation
Disciplinarização do saber
História do ensino de história da educação
Formação de professores
Educação Paraná
Ensino Universitário Paraná
Ensino História
Professores Formação
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: FAVARO, Marta Regina Gimenez. Ensino de história da educação nas universidades estaduais do Paraná: institucionalização, saberes e agentes (1962-1998). 2015. 372 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10402
Data de defesa: 15-Dez-2015
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese_Marta Favaro 1.pdf2,12 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Tese_Marta Favaro 2.pdf14,94 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.