Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10403
Tipo do documento: Tese
Título: A sala de aula no contexto da cibercultura: formação docente e discente em atos de currículo
Título(s) alternativo(s): The classroom in the context of cyberculture: teacher and student education in curriculum acts.
Autor: Ribeiro, Mayra Rodrigues Fernandes 
Primeiro orientador: Santos, Edméa Oliveira dos
Primeiro membro da banca: Oliveira, Inês Barbosa de
Segundo membro da banca: Soares, Maria da Conceição Silva
Terceiro membro da banca: Linhares, Ronaldo Nunes
Quarto membro da banca: Barbosa, Joaquim Gonçalves
Resumo: Este trabalho de tese tem como temática a formação docente situada no contexto da cibercultura. Parte do pressuposto de que professores formadores e em formação precisam dialogar com saberes/fazeres que potencializem suas aprendizagens em um novo espaço/tempo da sala de aula e que a pesquisa no ensino superior se tece no exercício da reflexão sobre/na prática em um processo plural de auto-hetero-ecoformação. Tem como objetivo construir atos de currículo, utilizando as potencialidades dos ambientes virtuais, das redes sociais e da internet para ressignificar o aprender/ensinar situado nas vivências dos praticantes culturais dentro/fora da universidade. Como problemáticas central e secundária da pesquisa-formação na cibercultura, temos, respectivamente: como a criação de atos de currículo com o uso das tecnologias digitais em espaços multirreferencias de aprendizagem podem potencializar as práticas formativas docente e discente no Curso de Pedagogia da UERN no contexto da cibercultura? Quais dispositivos engendram práticas formativas autorais, no presencial e no online, com o uso das tecnologias digitais em rede? Como construir uma relação pedagógica de interação colaborativa, docente e discente, mediada pelo uso das tecnologias digitais? A criação de atos de currículo utilizando as tecnologias digitais contribui com novos letramentos digitais dos praticantes na cibercultura? Tomamos como inspirações teórico-metodológicas a pesquisa-formação (SANTOS; MACEDO; NÓVOA) multirreferencial (ARDOINO, BARBOSA, MACEDO) com os cotidianos (CERTEAU, ALVES, FERRAÇO, OLIVEIRA), situada no contexto da cibercultura (SANTOS, SILVA, LEMOS, SANTAELLA, LEVY), entrelaçadas aos sentidos dos autores da pesquisa deste trabalho de tese. A pesquisa foi desenvolvida no cenário formativo do Curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte UERN nas disciplinas de Didática e Estágio Supervisionado I. Como resultado, apresentamos que as ambiências formativas criadas nos atos de currículo no ensino presencial e online, apontam perspectivas que vão ao encontro de uma formação docente e discente do ciberautorcidadão, uma postura em processo, em devir, que se constrói na relação cidade/ciberespaço, em espaços/tempos de aprendizagens plurais, referenciadas nas experiências tecidas nesses contextos.
Abstract: The subject of this study is teacher education in the context of cyberculture. It assumes, firstly, that teachers, who are both educating and being educated, need to dialog with knowledge/actions that enhance their learning in a new space/time in the classroom and, secondly, that research in higher education involves reflection on/in practice in a plural process of auto-hetero-ecoeducation. The aim of the study is to construct curriculum acts using the potential of virtual environments, social networks and the Internet to resignify learning/teaching in the day-to-day experience of cultural practitioners inside/outside universities. The central issue in this education-research in cyberculture in the present study is how the creation of curriculum acts using digital technologies in multireferential learning spaces can enhance teacher and student educational practices in the pedagogy program at the State University of Rio Grande do Norte in the context of cyberculture, while the secondary issues are which resources lead to involved educational practices in both online and face-to-face teaching when networked digital technologies are used; how a pedagogical relationship characterized by collaborative teacher-student interaction and mediated by the use of digital technologies can be built; and whether the creation of curriculum acts with the aid of digital technologies helps to develop new digital literacy skills in cyberculture practitioners. The theoretical and methodological inspiration for the study is multireferential (ARDOINO, BARBOSA, MACEDO) education-research (SANTOS; MACEDO; NÓVOA) in everyday life (CERTEAU, ALVES, FERRAÇO, OLIVEIRA) in the context of cyberculture (SANTOS, SILVA, LEMOS, SANTAELLA) intertwined with the meanings conferred by the authors of this thesis. The study was carried out in the educational context of the didactics course and Supervised Internship I on the pedagogy program at the State University of Rio Grande do Norte. We show that the educational environments created in curriculum acts in face-to-face and online teaching suggest perspectives that favor cyberauthorcitizen teacher and student education, an emerging posture in the becoming that is built in the city/cyberspace relationship, in spaces/times of plural learning referenced in the experiences created in these contexts.
Palavras-chave: Education-research in cyberculture. Multireferentiality. Everyday life. Curriculum acts. Cyberauthorcitizen
Pesquisa-formação na cibercultura
Multirreferencialidade
Cotidianos
Atos de currículo
Ciberautorcidadão
Educação
Cibercultura e educação Brasil
Professores Formação
Currículos
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: RIBEIRO, Mayra Rodrigues Fernandes. A sala de aula no contexto da cibercultura: formação docente e discente em atos de currículo. 2015. 209 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10403
Data de defesa: 3-Nov-2015
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Tese_Mayra Rodrigues Fernandes Ribeiro.pdf3,56 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.