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Tipo do documento: Tese
Título: Ações colaborativas em Comunicação Alternativa para crianças com deficiência no ensino infantil
Título(s) alternativo(s): Collaborative action in Augmentative and Alternative Communication (AAC) with children with disabilities in early childhood
Autor: Souza, Vera Lucia Vieira de 
Primeiro orientador: Nunes, Leila Regina D'oliveira de Paula
Primeiro membro da banca: Walter, Catia Crivelenti de Figueiredo
Segundo membro da banca: Deliberato, Débora
Terceiro membro da banca: Vasconcellos, Vera Maria Ramos de
Quarto membro da banca: Pletsch, Márcia Denise
Resumo: O número de matrículas de crianças em creches e na pré-escola vem aumentando acentuadamente na última década e espera-se que a ampliação do acesso repercuta no aumento do número de crianças com deficiência na educação infantil, correspondendo à política de Educação Inclusiva. Uma parcela de crianças com deficiência apresenta alteração do desenvolvimento da fala e da coordenação motora, gerando prejuízos na capacidade de se comunicar e de realizar atividades com uso de suas mãos, com consequências limitantes e restritivas para a participação em atividades lúdicas e pedagógicas. Para oferecer possibilidades de participação ativa para estas crianças é necessário um conjunto de intervenções na área da Tecnologia Assistiva - TA, em especial na área da Comunicação Alternativa e Ampliada - CAA. Para contribuir com o tema, ainda pouco estudado em nosso país, foram realizados dois estudos. O Estudo 1 pretendeu conhecer o perfil das crianças com deficiência física e seus educadores, no contexto da educação infantil em uma área administrativa da Cidade do Rio de Janeiro. Um survey revelou o pequeno número de crianças com deficiência física incluídas em creches e pré-escola da região estudada, a necessidade de formação dos professores e a demanda de TA para uma parcela desses alunos. O Estudo 2 objetivou introduzir e analisar os efeitos do uso da CAA e outros recursos de TA com três crianças com deficiência e necessidades comunicativas complexas, através de estudo de delineamento quase experimental intrassujeitos (linha de base, intervenção e follow up). A metodologia foi quali-quantitativa, com aplicação de questionários, entrevistas e protocolos para caracterizar o desenvolvimento das crianças. A intervenção ocorreu na perspectiva da ação colaborativa do terapeuta ocupacional com as professoras, e tornou possível a introdução dos recursos de TA, especialmente da CAA, na sala de aula, em benefício dos demais alunos também. Com base nas sessões filmadas, realizou-se a análise quanto à ocorrência de interação em intervalos de 2 minutos e, em metade das sessões, analisou-se as características dos episódios interativos efetivados. Apresentou-se a análise dos dados de duas crianças, sendo verificado que a intervenção produziu efeitos positivos como aumento: da duração das interações das crianças com professoras e colegas; das respostas das crianças às solicitações dos professores e mediadores; das possibilidades expressivas das crianças com uso de diferentes modalidades de respostas; do envolvimento das crianças nas atividades dirigidas; e do aumento da interação das crianças com colegas nas atividades livres. Os recursos de CAA com representações simbólicas foram usadas pelas crianças na maioria das suas iniciativas e respostas. A ação colaborativa contribui na formação dos professores/mediadores que ampliaram ou iniciaram o uso de objetos e imagens. Os dois estudos apontaram a necessidade da ação colaborativa entre profissionais de saúde, entre os quais o terapeuta ocupacional, e de educação favorecendo a entrada e a permanência da criança com deficiência na educação infantil e corroboraram com a necessidade de se iniciar o uso da CAA e outros recursos de TA tão logo haja a identificação das dificuldades para que a criança possa se beneficiar das atividades da educação infantil
Abstract: The number of children enrollment in nurseries and pre-school has increased significantly in the last decade and it is expected that the expansion of access reflects in the increasing number of children with disabilities in early childhood education, corresponding to the Inclusive Education policy. Some of the children with disability present speech developmental disorders and lack of motor coordination, thus impairing the ability to communicate and perform activities with the use of their hands. Such limitation restricts the accomplishments and participation of children in recreational and educational activities. To provide opportunities for active participation of these children a set of interventions in the area of Assistive Technology (TA) is required, especially in Augmentative and Alternative Communication (AAC) that consider their abilities and limitations. To contribute to this topic, poorly studies in our country, two studies were conducted with the following objectives: 1) to know the profile of children with physical disabilities and their educators in the context of early childhood education in an administrative area of the City of Rio de Janeiro. 2) to introduce and analyze the effects of the use of AAC and other assistive
Palavras-chave: Early Childhood Education
Augmentative and Alternative Communication
Assistive Technology
Collaborative action
Occupational therapy
Educação Infantil
Comunicação Alternativa e Ampliada
Tecnologia Assistiva
Ação colaborativa
Educação
Comunicação
Educação pré-escolar
Professores - Formação
Terapia ocupacional
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SOUZA, Vera Lucia Vieira de. Ações colaborativas em Comunicação Alternativa para crianças com deficiência no ensino infantil. 2015. 348 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10404
Data de defesa: 31-Mar-2015
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

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