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Tipo do documento: Tese
Título: Pelos narradores da solidão: marcas do integralismo nas memórias sobre a educadora Aurélia de Souza Braga (Belford Roxo, 1930-1945)
Título(s) alternativo(s): Through the narrators of Solidão: Integralismo s marks in the memories of the teacher Aurélia de Souza Braga (Belford Roxo, 1930-1945)
Autor: Soares, Kátia Maria 
Primeiro orientador: Mignot, Ana Chrystina Venancio
Primeiro membro da banca: Silva, Marcia Cabral da
Segundo membro da banca: Silva, Alexandra Lima da
Terceiro membro da banca: Pérez, Oresta López
Quarto membro da banca: Cavalari, Rosa Maria Feiteiro
Resumo: Este estudo interpreta a trajetória de Aurélia de Souza Braga, no período que compreende os anos 1930 a 1945, a Era Vargas, pelas suas práticas educacionais, políticas, sociais, culturais e assistenciais, no povoado e distrito de Belford Roxo, então município de Nova Iguaçu, Baixada Fluminense, estado do Rio de Janeiro, trazendo ao debate o seu legado à educação nesta região. Ao percorrer o caminho trilhado pela professora desde sua vida no norte do estado, em busca de vestígios de sua formação e participação no movimento integralista, toma os depoimentos de vinte narradores que a conheceram, e os que, desde a chegada de Aurélia de Souza Braga à cidade, passaram pela alfabetizadora, conviveram com ela, leram o impresso que editou. Assim, ao longo dos quatro capítulos, o estudo trata da alfabetização e da assistência à criança, discute as ações pedagógicas da professora e o hibridismo de diferentes métodos em suas práticas. Perscruta sua cultura política, pelos vieses da socioantropologia e da antropologia política. Conclui que, embora não pregasse nenhuma crença ou doutrina política, as visões integralistas, católicas, republicanas e estadonovistas nortearam as ações da professora Aurélia enquanto mediadora pedagógica e política em Belford Roxo
Abstract: This study analises the trajectory of Aurélia de Souza Braga, in the period between 1930-1945, called the Vargas Era, by their educational practices, political, social, cultural and welfare in the village and district of Belford Roxo, where at that moment was a county of Nova Iguaçu, Baixada Fluminense, state of Rio de Janeiro, bringing to debate her legacy to education in this region. To follow the path taken by the teacher from her life in upstate, searching for traces of her training and participation in the brazilian Integralist Movement, it takes the testimony of twenty storytellers who knew her, and those who, since the arrival of Aurélia de Souza Braga at that city, went through literacy, lived with her, read her scholar journals. Thus, over the four chapters, this study deals with literacy and child care, discusses the pedagogical actions of the teacher and the hybridity of different methods in her practices. Scrutinizes its political culture, the biases of the Socio-anthropology and political anthropology. Concludes that even while not preaching any belief or political doctrine, the brazilian integralist views, catholic, republican and "estadonovistas" guided the actions of Teacher Aurelia as an educational and political mediator in Belford Roxo
Palavras-chave: Aurélia de Souza Braga
History of Education in the state of Rio de Janeiro
Oral History
History of Education of Belford Roxo
History of Education in Baixada Fluminense
Aurélia de Souza Braga
História da Educação no estado do Rio de Janeiro
Integralismo
História Oral
História da Educação de Belford Roxo
História da Educação da Baixada Fluminense
Educação - História
Educadores
Braga, Aurélia de Souza, 1909-1945
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SOARES, Kátia Maria. Pelos narradores da solidão: marcas do integralismo nas memórias sobre a educadora Aurélia de Souza Braga (Belford Roxo, 1930-1945). 2016. 303 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10407
Data de defesa: 25-Fev-2016
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

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