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Tipo do documento: Tese
Título: Espaço(s) na Educação Infantil: entre políticas e práticas
Título(s) alternativo(s): Space(s) in Early Childhood Education: between policies and practices
Autor: Brasil, Maria Ghisleny de Paiva 
Primeiro orientador: Vasconcellos, Vera Maria Ramos de
Primeiro membro da banca: Aquino, Ligia Maria Motta Lima Leão de
Segundo membro da banca: Moreira, Ana Rosa Costa Picanço
Terceiro membro da banca: Lopes, Denise Maria de Carvalho
Quarto membro da banca: Andrade, Maria da Conceição Lima de
Resumo: O espaço, quando bem planejado e organizado, constitui-se em um parceiro do educador, sendo um elemento curricular por natureza. Neste entendimento de espaço-ambiente para a educação infantil, esta pesquisa analisa como é ressignificada a política nacional de edificação dos espaços (ProInfância) no cotidiano de uma sala do berçário numa creche municipal. O ProInfância é um programa do Governo Federal criado em 2007, cujo objetivo principal é prestar assistência financeira, em caráter suplementar, ao Distrito Federal e aos municípios para a construção e aquisição de equipamentos e mobiliário para creches e pré-escolas públicas. A parte empírica da pesquisa é apresentada em dois momentos: (1) estudo do espaço no ciclo de políticas e (2) intervenção. No primeiro, analisamos as políticas nacionais voltadas para o espaço da educação Infantil: Parâmetros Básicos de Infraestrutura (2006); Parâmetros de Qualidade (2006); Indicadores de Qualidade (2009); Critérios para o atendimento em Creches que respeite os Direitos Fundamentais das crianças (2009); Diretrizes Curriculares Nacionais (2009); Brinquedos e brincadeiras na creche (2012); o Novo Plano Nacional de Educação (2014); e, o ProInfância (2007). Apoiada no Ciclo de Políticas (BALL, 2011), a pesquisa buscou investigar os embates e as lutas presentes nos contextos de influência e produção de textos, via entrevistas com as Secretárias de Educação e análise dos documentos de cinco municípios do Rio Grande do Norte, escolhidos por afinidade e ligação acadêmica. No segundo, fizemos uma intervenção na única creche construída com tal investimento, em um desses municípios Olho D água do Borges/RN em parceria com duas professoras do berçário, na busca de entender os significados e sentidos produzidos por elas sobre o papel do ambiente em suas ações pedagógicas e as transformações dos arranjos espaciais possibilitadas pela pesquisa-intervenção. A base teórico-metodológica da pesquisa, além do Ciclo de Políticas, apoia-se nas abordagens histórico-cultural de L. S. Vygotsky (2007) e de M. Bakhtin (2011), em especial seus postulados concebidos como essencialmente sociais e discursivos. Para a produção dos dados da intervenção, foram realizados encontros temáticos; observação e registro em diário de bordo; fotografias dos espaços; debates sobre eles e proposições de transformações; poemas dos desejos; confecção de maquetes da sala desejada; introdução de almofadas temáticas e estantes; e, ações em follow up. O estudo constatou que há tensões entre o texto das políticas e suas redefinições no contexto da prática. Os resultados indicam que as intervenções através de ações co-construídas com as profissionais do campo possibilitam ressignificações nos arranjos espaciais, visando à qualidade do trabalho cotidiano com as crianças
Abstract: The space, when well planned and organized, constitutes an educator partner, being a curricular element in nature. In this space-environment of understanding for early childhood education, this research analyzes how new meaning, the national building policy areas (Proinfância) in the daily life of a nursery room in a municipal nursery. The Proinfância is a federal government program created in 2007, whose main objective is to provide financial assistance, additional character, the Federal District and the municipalities for the construction and purchase of equipment and furniture for kindergartens and public preschools. The empirical part of the research is presented in two stages: (1) study of space in the policy cycle, and (2) intervention. In the first, we analyzed national policies for the area of early childhood education: Basic Infrastructure Parameters (2006); Quality parameters (2006); Quality Indicators (2009); Criteria for service in Creches that respects the fundamental rights of children (2009); National Curriculum Guidelines (2009); Toys and games in the nursery (2012); New National Education Plan (2014) and Proinfância (2007). Supported the Policy Cycle (BALL, 2011) research aimed to investigate the clashes and present struggles in the contexts of influence and production of texts, via interviews with the Secretaries of Education and analysis of documents of five municipalities of Rio Grande do Norte chosen affinity and academic connection. In the second, we made an intervention in the only nursery school built with such an investment in one of these municipalities Olho D água do Borges/RN in partnership with two nursery teachers, seeking to understand the meanings and meanings produced by them on the role the environment in their educational activities and the transformation of spatial arrangements made possible by the intervention research. The theoretical and methodological basis of the research, in addition to the policy cycle is based on the cultural-historical approaches L. S. Vygotsky (2007) and M. Bakhtin (2011), especially its principles designed as essentially social and discursive. For the production of speech data were performed themed events; observation and recording in the logbook; photographs of spaces; debates about them and transformations of propositions; poems of desires; making models of the desired room; introduction of themed pillows and shelves, and actions follow up. The study found that there are tensions between the text of the policy and its redefinition in the context of practice. The results indicate that interventions through co-constructed actions with the professionals of the field, enable new meanings in spatial arrangements, aiming at the quality of daily work with children
Palavras-chave: Spatial Arrangement
Proinfância
Policy cycle
Early Childhood Education
Arranjo Espacial
ProInfância
Ciclo de Políticas
Educação Infantil
Educação
Educação de crianças
Educação e Estado
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: BRASIL, Maria Ghisleny de Paiva. Espaço(s) na Educação Infantil: entre políticas e práticas. 2016. 256 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10409
Data de defesa: 13-Mai-2016
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

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