Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10411
Tipo do documento: Tese
Título: Na narrativa dos MJs da Compositor: música, tecnologias e enunciações no cotidiano escolar
Título(s) alternativo(s): In the narrative of the MJs Composer: music, technology and enunciations in the daily school
Autor: Teixeira Junior, José Carlos 
Primeiro orientador: Passos, Mailsa Carla Pinto
Primeiro membro da banca: Pereira, Rita Marisa Ribes
Segundo membro da banca: Soares, Maria da Conceição Silva
Terceiro membro da banca: Amaral, Adriana Facina Gurgel do
Quarto membro da banca: Araujo Junior, Samuel Mello
Resumo: A presente tese propõe traduzir minha pesquisa de doutorado realizada no cotidiano de uma escola municipal carioca de Ensino Fundamental entre os anos de 2012 e 2013 cujo objetivo principal consistiu no seguinte: conhecer a prática de tocar-ouvir música mediada pela apropriação de arquivos MP3 realizada no cotidiano de uma escola municipal carioca de Ensino Fundamental. Neste mesmo movimento de tradução, a presente tese também propõe argumentar a favor da compreenção de que aqueles que eu chamo aqui de MJs da Compositor são narradores. Eles assim o são porque narram uma história. Uma história-montagem cujo caráter eminentemente político consiste justamente em sua capacidade de fissurar e de cohabitar (não uma bidimensionalidade, mas sim) a multidimensionalidade do processo crescente de proletarização do homem contemporâneo e de importância cada vez maior das massas outrora destacado per Benjamin
Abstract: This thesis proposes to translate my doctoral research carried out in the daily life of a Rio municipal school of elementary school between the years 2012 and 2013 whose main objective consisted of the following: to know the practice of touching listening to music mediated ownership of MP3 files held in daily life of a Rio municipal school in elementary school. In the same translation movement, this thesis also proposes to argue the comprehension of those who I call here Composer MJs are narrators. They are so because they tell a story. A story-assembly whose eminently political character consists precisely in its ability to crack and cohabit (not a two-dimensionality, but) the multidimensionality of the growing process of proletarianization of modern man and the increasing importance of the masses highlighted once per Benjamin
Palavras-chave: Everyday
Music
Black Diaspora
Cotidiano
Música
Diáspora Negra
Educação
Música Brasil
Diáspora
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: TEIXEIRA JUNIOR, José Carlos. Na narrativa dos MJs da Compositor: música, tecnologias e enunciações no cotidiano escolar. 2015. 158 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10411
Data de defesa: 26-Fev-2015
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Tese_ Jose Carlos Teixeira Junior.pdf2,1 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.