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Tipo do documento: Tese
Título: Práticas pedagógicas cotidianas da EJA: memórias, sentidos e traduções formativas
Título(s) alternativo(s): Everyday pedagogical practices of the EJA: memories, meanings and translations training
Autor: Silva, Francisco Canindé da 
Primeiro orientador: Paiva, Jane
Primeiro membro da banca: Oliveira, Inês Barbosa de
Segundo membro da banca: Fischman, Gustavo Enrique
Terceiro membro da banca: Pinheiro, Rosa Aparecida
Quarto membro da banca: Freitas, Marinaide Lima de Queiroz
Resumo: Este trabalho de tese, tem como sistema-de-interesses práticas pedagógicas cotidianas desenvolvidas por professores da EJA no município de Açu, Rio Grande do Norte (RN), no período de 2000 a 2010. Partindo de pressupostos epistemológicos complexus em que a realidade é vista de maneira dialógica, sistêmica e continuada, o trabalho da pesquisa se organizou em torno das seguintes problemáticas: como acessar os diferentes movimentos existentes nas práticas pedagógicas cotidianas da EJA, de modo a reconhece-los em suas infinitas possibilidades? Que procedimentos viabilizariam as sensações, sentidos e ações vivenciadas cotidianamente pelos professores da EJA? Assim, a investigação buscou conhecer, por meio das ausências e emergências, os contextos em que as práticas pedagógicas da EJA foram desenvolvidas nas escolas públicas do referido município; compreender, a partir das entrevistas recursivas produzidas com professores, a complexidade de sentidos atribuídos às práticas pedagógicas da EJA e; articular, de modo complexus, os saberes da experiência docente na EJA às intenções políticas, filosóficas, pedagógicas da educação continuada e do aprender por toda a vida, enquanto matriz de construção epistemológica da formação continuada docente. O trabalho é fundamentado nos princípios da pesquisa nosdoscom os cotidianos e da pesquisa qualitativa, articulação que possibilitou a criação do procedimento entrevistas recursivas. As entrevistas propiciaram por meio de rastros e reservas, a rememoração de práticas pedagógicas cotidianas, que multirreferenciadas a concepções epistemológicas, políticas, sociais e educacionais contemporâneas, viabilizaram a construção de movimentos existentes-possíveis à formação continuada de professores da educação de jovens e adultos. A multiplicidade de demandas e a vastidão de urgências produzidas pelas reflexões, revisitações, interpretações, reconstruções me possibilitou identificar e construir como recomendações um conjunto muito inacabado de movimentos existentes-possíveis à formação continuada de professores da educação de jovens e adultos. Complexamente, propus a partir dos pares ausências-existências e emergências-possibilidades quatro movimentos interdependentes à formação continuada de professores da educação de jovens e adultos: rememorar-reconhecer; potencializar-valorizar; traduzir-compartilhar e reconstruir-emancipar
Abstract: This work concerns the everyday teaching practices developed by Youth and Adult Education (EJA) teachers in the municipality of Açu, State of Rio Grande do Norte (RN), from 2000 to 2010. Research was based on complexus epistemological assumptions that view reality in a dialogic, systemic and continued way, and organized around the following issues: how can one access the different moves in EJA everyday teaching practices, with the purpose of identifying their endless potentialities? What kind of procedures would make feasible the sensations, meanings and actions daily experienced by EJA teachers? The investigation sought to understand, through absences and emergencies, (1) the contexts in which EJA teaching practices were developed at public schools in that municipality; and (2) the complexity of the meanings assigned to EJA teaching practices, using as starting point the teachers recursive interviews, and to harmonize the kinds of knowledge built on EJA teachers´ experiences, as well as to articulate, in a complexus way, the political, philosophical and pedagogic intentions of both continuing education and lifelong education, viewed as a matrix for the epistemological construction of teacher continuing education. The work is based on nosdoscom research principles, daily routine, and qualitative research, a combination that made it possible to build the procedure of recursive interviews. These interviews afforded, by means of traces and reserves, the recollection of everyday teaching practices which, multireferenced to contemporary epistemological, political, social and educational conceptions, made it feasible to construct existing-possible moves for EJA teacher continuing education. The large number of demands and the countless urgencies produced by reflecting, revisiting, interpreting, reconstructing enabled us to identify and build, in the way of recommendations, a rather unfinished set of existing-possible moves for young and adult education teachers continuing education. Complexly, we proposed four interdependent moves for EJA teacher continuing education from the pairs absences-existences and emergencies- possibilities: recollect-recognize; potentialize-value; translate-share and reconstruct- emancipate
Palavras-chave: EJA
Everyday teaching practices
Memories
Complexity
Continuing education
EJA
Práticas pedagógicas cotidianas
Memórias
Complexidade
Formação continuada
Educação
Educação de Adultos
Práticas de ensino
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SILVA, Francisco Canindé da. Práticas pedagógicas cotidianas da EJA: memórias, sentidos e traduções formativas. 2016. 210 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10412
Data de defesa: 12-Set-2016
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

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