Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10416
Tipo do documento: Tese
Título: Produção do Currículo no Ensino Secundário Geral: Compreensão das Práticas Docentes nas Escolas Gengibre e Girassol.
Título(s) alternativo(s): Curricular production in general secondary school: comprehension of the teachers practices at Gengibre and Girassol schools.
Autor: Cossa, José de Inocêncio Narciso 
Primeiro orientador: Tura, Maria de Lourdes Rangel
Primeiro membro da banca: Martins, Angela Maria Souza
Segundo membro da banca: Pereira, Talita Vidal
Terceiro membro da banca: Monteiro, Ana Maria Ferreira da Costa
Quarto membro da banca: Dias, Rosanne Evangelista
Resumo: Nesta pesquisa fez-se um estudo sobre a produção curricular em dois estabelecimentos do Ensino Secundário Geral (ESG), na Província de Maputo, na cidade de Matola, através da análise das práticas docentes de professores. A pesquisa optou por uma abordagem qualitativa de cunho etnográfico e na análise de conteúdo baseada em Bardin (1977), que consistiu na realização de entrevistas semiestruturadas junto aos professores, membros da direção e estudantes das escolas que foram o lócus da investigação e na análise de documentos. O estudo mostrou que os professores participavam da produção curricular através de várias atividades que desenvolviam baseadas em suas experiências, concepções, níveis de formação e discursos orais e escritos. Mostrou, igualmente, que cada escola fazia a interpretação e colocação em prática do currículo proposto segundo as suas especificidades, localização e reputação local. Por isso, a produção curricular não se restringia apenas ao que era pertinente aos documentos escritos, ela incidia, também, sobre os discursos que caraterizavam o dia-a-dia da escola. Deste modo, a escola não é simplesmente, um local de reprodução das orientações políticas, de uma cultura externa e dos discursos hegemônicos. Distinguiu-se ainda nesta investigação que o chão da escola1 tem sido muitas vezes um lugar de muitas controversias e contradições e não necessariamente de consensos, por parte de seus atores, mormente professores e gestores escolares. Há um entendimento de que o acesso à escola para todos estava ligado à homogeneização e padronização de alunos e das suas práticas, dentro do pressuposto que todos são iguais, e por essa via, ela participava e legitimava a exclusão social e a escolar
Abstract: This study is about curricular output in two schools of General Secondary Studies in Província de Maputo Cidade de Matola through teachers practical analysis. This study was based on a quantitative approach of ethnographic nature, as well as on the content studies on Bardin (1977). It gave the accomplishment of the semi structured-interviews among teachers, head members and students from school where was the focus of our research as well the study of documents. The study showed off that the teachers could participate in the curricular output through their several activities based on experiences, conceptions, degrees and oral/written speech. It has also shown that each school could interpret and practice the curricular proposed according to its specificities, localization and local reputation. Thus, the curricular output does not only concern to written documents, but also the speeches describing day after day of the school. In this way, school is not only a place of reproduction of political instructions of an extreme culture and hegemonic speeches. In this study, it s also said that school has been as well a place of many divergences and contradictions, and not necessary of a consensus among teachers and school head. It has been noticed an understanding from which the access to school for every one was concerned to the students homogenization and standardization, and their practice within the premise that every one is equal, and consequently it participated and legitimized the social and scholar exclusion
Palavras-chave: Curricular output
Teachers practice
School
Curricular
Produção Curricular
Práticas Docentes
Escola
Educação - Moçambique
Curriculos
Práticas de ensino
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: COSSA, José de Inocêncio Narciso. Produção do Currículo no Ensino Secundário Geral: Compreensão das Práticas Docentes nas Escolas Gengibre e Girassol.. 2016. 222 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10416
Data de defesa: 25-Nov-2016
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Tese_Jose de Inocencio Narciso Cossa.pdf2,53 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.