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Tipo do documento: Tese
Título: Acesso à universidade: dualismo, mérito e democratização em questão
Título(s) alternativo(s): Access to the university: dualism, merit and democratization
Autor: Mendes, Maíra Tavares 
Primeiro orientador: Barreto, Raquel Goulart
Primeiro membro da banca: Leher, Roberto
Segundo membro da banca: Almeida, Silvio Luiz de
Terceiro membro da banca: Mancebo, Deise
Quarto membro da banca: Motta, Vania Cardoso da
Resumo: Em dezembro de 2012, o governador do estado de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB-SP), propôs o Programa de Inclusão com Mérito no Ensino Superior Paulista - PIMESP, apresentado como alternativa à reserva de vagas para acesso direto de estudantes de escola pública, negros e indígenas ao ensino superior público paulista. O objetivo deste trabalho é discutir o que sustenta a proposição do PIMESP, analisando discursos sobre acesso à universidade e suas condições de produção, fundamentando-se na Análise Crítica de Discurso como referencial teórico-metodológico. São analisados o discurso oficial (órgãos do Governo do Estado de São Paulo); o discurso institucional (atas das instâncias da Universidade de São Paulo); o discurso da mídia (Folha de São Paulo, Portal Fórum e Afropress); e o discurso dos movimentos sociais (Adusp, DCE da USP, Rede Emancipa de Cursinhos Populares e Frentes Pró-Cotas Raciais de São Paulo). As categorias que fundamentam a análise do PIMESP são o pressuposto da má qualidade da escola pública, a representação de negros e indígenas como objetos das ações de instituições, a oposição entre cotas e metas e o papel das tecnologias presentes no college proposto. O silenciamento é um dos elementos centrais nos discursos hegemônicos sobre o PIMESP (discurso oficial, discurso institucional e discurso da mídia hegemônica), especialmente quanto às desigualdades raciais e autoria/circulação dos textos. Identifica-se uma polarização de discursos sobre acesso à universidade, diferenciando o tipo de formação para classes distintas (dualismo): o discurso sobre o mérito, que lança mão do desempenho mensurável por meio de provas como critério de qualidade, para caracterizar as universidades públicas de prestígio; e o discurso sobre a democratização, fundamentado na formação voltada à inserção imediata no mercado de trabalho, reduzindo o sentido da formação à certificação ( educação interessada ). Entre estes dois polos há um continuum em que é delineada uma hierarquia tácita entre projetos de educação superior, deslizando o sentido de direito integral à universidade pública para o de acesso à educação terciária
Abstract: In December 2012 Geraldo Alckmin, governor of São Paulo state, proposed the Program for Inclusion with Merit in Paulista Higher Education System - PIMESP as an alternative to quotas for public school students, blacks and indigenous people to directly access public higher education. The aim of this work is to discuss what supports the proposition of PIMESP, analyzing discourses about access to university and its production conditions, having Critical Discourse Analysis as theoretical and methodological framework. We analyzed the official discourse (from São Paulo´s State Government bodies); the institutional discourse (from University of São Paulo instance records); the media discourse (Folha de São Paulo, Fórum website and Afropress); and the discourse of social movements (ADUSP, DCE da USP, Rede Emancipa de Cursinhos Populares e Frentes Pró-Cotas Raciais de São Paulo). The categories which underlie the analysis of PIMESP are the assumption of the poor quality of public school, the representation of blacks and indigenous as objects of the actions of institutions, the opposition of "quotas" and "goals" and the role of technologies in the proposed college. Silencing is a central element in the hegemonic discourses on PIMESP (official discourse, institutional discourse and discourse of mainstream media), especially when concerning racial inequalities and authorship / circulation of texts. We identify a polarization of discourses on access to higher education, each one differentiating the type of education for different classes (dualism): discourse on merit, which makes use of measurable performance through tests as quality criterion to characterize prestigious public universities; and the discourse on democratization, based on a type of formation focused on immediate insertion in the labor market, reducing education to the sense of training certification ("interested education"). Between these two poles there is a continuum in which it is outlined a tacit hierarchy between higher education projects, sliding the meaning from right to public universities to access to tertiary education
Palavras-chave: University Access. Educational Dualism
PIMESP
Affirmative Actions
Racism
Silencin
Acesso à universidade
Dualismo educacional
PIMESP
Ações afirmativas
Silenciamento
Educação
Ensino Universitário
Racismo
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: MENDES, Maíra Tavares. Acesso à universidade: dualismo, mérito e democratização em questão. 2016. 279 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10418
Data de defesa: 29-Nov-2016
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

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