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Tipo do documento: Tese
Título: #DIFERENÇA: pensando com imagens compartilhadas dentrofora da escola
Título(s) alternativo(s): #DIFFERENCE: thinking of shared images insideoutside school.
Autor: Medeiros, Cristiano Sant anna de 
Primeiro orientador: Soares, Maria da Conceição Silva
Primeiro membro da banca: Alves, Nilda Guimarães
Segundo membro da banca: Caputo, Stela Guedes
Terceiro membro da banca: Carvalho, Janete Magalhães
Quarto membro da banca: Maldonado, Maritza Maciel Castrillon
Resumo: Esta tese origina-se da nossa pesquisa de doutoramento no PROPED/UERJ. Partindo das premissas dos estudos nos/dos/com os cotidianos, teve como objetivo pensar com imagens compartilhadas por estudantes do terceiro ano do Ensino Médio, do Colégio Estadual Abdias Nascimento, em Nova Iguaçu, Baixada Fluminense/RJ, as noções de diferença tecidas com essa prática em suas articulações com as narrativas que engendraram. As imagens em questão foram compartilhadas na rede social da internet Facebook, em sete páginas correspondentes a sete grupos criados para este fim, denominados #Diferença G1 a G7 e que operaram como dispositivo de pesquisa-intervenção, situando-se em um contexto que enunciamos como sociedade do compartilhamento . Buscamos pensar com fragmentos das redes de significações tecidas no momento em que eram compostas, problematizando conceitos, representações, dogmas e rupturas em relação a perspectivas tradicionais e hegemônicas da noção de diferença. As imagens, acompanhadas de suas narrativas/análises, nos deram pistas para pensar nos múltiplos atravessamentos e bricolagens entre imagens e ideias de diferença que são criadas e circulam nas múltiplas redes educativas. Observamos que as imagens postadas tinham, em sua maioria, um endereçamento próprio, seja para falar de racismo, homofobia, desigualdade social e intolerância religiosa, dentre outras. Ressaltamos que, quer seja na escola, na própria sala de aula ou nas redes sociais da internet, os espaçostempos criados com a pesquisa operaram como espaçostempos de discussão, de problematização e de provocação. Defendemos que essa discussão produziu questões, provocou estranhezas e abalou certezas, abrindo espaço para a dúvida a fim de que cada um pudesse reorganizar-se. Nos encontros com os estudantes em pesquisa, acreditamos que se forjaram processos de subjetivação e novas possibilidades para a ação e a conexão com o mundo e o outro
Abstract: The starting point of the present thesis begins with my doctoral research at PROPED/UERJ. Based on the in/of/with studies of the everyday life in schools, its main objective was to think about images shared by third grade's students at Abdias Nascimento High School in Nova Iguaçu/RJ, the notions of difference woven with such practice and the articulations with narratives they lead to. The mentioned images were shared in the Internet's social network, Facebook, in seven pages corresponding to seven groups created with this purpose, denominated #difference G1 to G7 that operated like an investigation-intervention's device, situating in a context that we enunciated as sharing society . We sought to think with the fragments of the woven networks of meanings, captured in the very moment they were produced, to question concepts, representations, dogmas and ruptures in relation to traditional and hegemonic perspectives of the difference's notion. The images, along with their narratives/analysis, gave us clues to think the multiple crossings and bricolage between images and ideas of difference, that are created and circulated in the multiple educational networks. We realized that the posted images had, for the most part, their own address speaking of racism, homophobia, social inequality and religious intolerance among others. We emphasize that whether in the school, in the classroom or in the social networks of the Internet, the spacestimes created with the research, worked as spacestimes for discussion, questioning and provocation. We argue that this discussion produced questions, provoked oddities and shook certainties, making room for doubt so each one could reorganize himself. Such encounters with students in research, we believe that processes of subjectivity and new possibilities for action and connection with the world and the other have been forged
Palavras-chave: Difference
Images
School
Imagens
Educação
Diferença
Escola
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: MEDEIROS, Cristiano Sant anna de. #DIFERENÇA: pensando com imagens compartilhadas dentrofora da escola. 2017. 195 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10419
Data de defesa: 15-Fev-2017
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

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