Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10420
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Gestos tecnológicos: o que pensa o YouTube em um curso de formação de professores de uma universidade pública na cidade do Rio de Janeiro? |
Título(s) alternativo(s): | Gestes technologiques: que pense YouTube dans un cours de formation d enseignants dans une université publique de la ville de Rio de Janeiro? |
Autor: | Netto, Maria Jacintha Vargas |
Primeiro orientador: | Kohan, Walter Omar |
Primeiro membro da banca: | Fischer, Rosa Maria Bueno |
Segundo membro da banca: | Pereira, José Valter |
Terceiro membro da banca: | Ribetto, Anelice Astrid |
Quarto membro da banca: | Ferraço, Carlos Eduardo |
Quinto membro da banca: | Soares, Maria da Conceição Silva |
Resumo: | Esta tese busca se constituir a partir de práticas com o digital em rede, especialmente a partir do YouTube. Tanto práticas educativas quanto práticas na cultura digital em rede são aqui problematizadas a partir da ideia de gestos tecnológicos. Deste modo, a partir da interrogação dos nossos gestos tecnológicos como os de curtir, embedar, copiar, exibir, compartilhar, incorporar, espectar, narrar, pensar entre outros, a pesquisa busca levantar questões como: que sentidos são produzidos na contemporaneidade a partir destes gestos tecnológicos que partilham narrativas? De que maneiras estes gestos tecnológicos vêm reconfigurando as questões de autoria, as de produção dos discursos e as de produção e partilha do pensamento em nosso tempo? Quais são as articulações tecidas entre gestos tecnológicos, gestos de narrar e gestos educativos? Como pensamos a partir de nossas práticas com o digital em rede? Como este pensar produz uma abertura estética para outras sensibilidades e outros discursos? Como essa abertura estética pode também significar uma abertura epistemológica ao reconhecer que o pensamento circula através de diferentes linguagens, de variados artefatos e a partir de múltiplos seres pensantes? Como essas aberturas estética e epistemológica podem produzir no ato educativo, também, uma abertura política ampliando o campo dos possíveis da percepção, do sentir, do pensamento e da ação? E, finalmente: para além de serem as tecnologias ações do homem sobre o mundo, não se constituem também como ações do homem sobre si mesmo como técnicas de vida? |
Abstract: | Cette thèse cherche à se constituer à travers des pratiques avec le réseau numérique, en particulier à partir de YouTube. Les deux pratiques, l éducative et celle avec les réseaux de la culture numérique sont ici problématisées par l'idée de gestes technologiques. Ainsi, la recherche vise à soulever des questions comme: quelles sont les sens produit dans le monde contemporain par ces gestes technologiques qui partagent des récits? De quelles manières ces gestes technologiques définissent à nouveau les questions d'auteur, la production de discours et la production et le partage de la pensée de nos jours? Quelles sont les articulations qui peuvent être tissés entre les gestes technologiques, les gestes de raconter et les gestes d'enseignement? Quelles sont les moyens par lequelles la pensée est établi à travers de nos pratiques avec le réseau numérique? Comment cette pensée produit une ouverture esthétique à d'autres sensibilités et à d'autres discours? Comment cette ouverture esthétique peut aussi signifier une ouverture épistémologique en reconnaissant que la pensée circule à partir de différents objets et à partir de plusieurs êtres pensants? Comment ces ouvertures esthétiques et épistémologiques peuvent aussi avoir sur l acte éducatif une action d ouverture politique a élargir le champ des possibilités de perception, de sentiment, de pensée et d'action? Et enfin: en plus d'être les technologies des actions humaines sur le monde, elles ne sont aussi des actions de l'homme sur soi-même à travers des techniques de vie? |
Palavras-chave: | Education Formation d enseignants YouTube Formação de Professores Educação Professores Formação YouTube |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | NETTO, Maria Jacintha Vargas. Gestos tecnológicos: o que pensa o YouTube em um curso de formação de professores de uma universidade pública na cidade do Rio de Janeiro?. 2015. 106 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10420 |
Data de defesa: | 7-Dez-2015 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Tese_Maria Jacintha Vargas Netto.pdf | 1,14 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.