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Tipo do documento: Tese
Título: Formação docente continuada em unidade universitária federal de educação infantil: concepção, desafios e potencialidades na UUFEI - Creche UFF
Título(s) alternativo(s): Conceptions and continued teaching formation at a federal university of children education: conceptions, challenges on potentialities UUFEI - Creche UFF
Autor: Barros, Josiane Fonseca de 
Primeiro orientador: Aquino, Ligia Maria Motta Lima Leão de
Primeiro membro da banca: Tavares, Maria Tereza Goudard
Segundo membro da banca: Vasconcellos, Tânia de
Terceiro membro da banca: Pougy, Lilia Guimarães
Quarto membro da banca: Pereira, Maria de Fátima
Quinto membro da banca: Prestes, Zoia Ribeiro
Resumo: A presente pesquisa foi desenvolvida em uma Unidade Universitária Federal de Educação Infantil (UUFEI), a Creche UFF, e buscou conhecer, analisar e refletir sobre as ações e processos de formação docente continuada levando em consideração as concepções de infância, assim como as dimensões do ensino, da pesquisa e da extensão, próprias de uma unidade universitária. Configurando-se em estudo de caso, com recorte temporal entre 2000 a 2012, sua fundamentação teórico-metodológica se pautou no materialismo histórico dialético utilizando também conceitos da análise institucional. Os instrumentos metodológicos para a produção de dados consistiram em estudo da produção de conhecimento na e da UUFEI, estudo dos documentos/monumentos sobre as ações de formação docente continuada e entrevistas semiestruturadas com professoras, professorandas/bolsistas, coordenadoras pedagógicas e coordenadora geral. As análises transversais foram construídas a partir de seis eixos temáticos: concepções de infância; formação docente continuada (concepções, planejamentos e ações); circulação de discursos e saberes docentes; ensino, pesquisa e extensão na formação e na prática docente; identidade institucional; relações interinstitucionais e interpessoais. A perspectiva gramsciana de educação omnilateral, aporte teórico da pesquisa, entende a formação inicial e continuada dos docentes como uma integração de ciência, técnica e arte, caracterizada por uma sensibilidade de artista/filósofo/intelectual. Com a possibilidade de um saber fazer sólido, teórico, prático, inteligente, político e criativo, esta perspectiva de formação docente permite agir em contextos desafiadores e complexos, exige reflexão e atenção dialogante e dialética com a própria realidade, onde o cuidar e o educar, dimensões indissociáveis na educação infantil, possam ser amparadas pela ética. Essa concepção emancipadora de educação também está ligada à melhoria das condições de trabalho, à maior autonomia e valorização profissional. Neste estudo especificamente, reivindica-se o desenvolvimento profissional e pessoal integral com abertura de concurso público específico para o cargo de professores do ensino básico, técnico e tecnológico (EBTT) para a composição e ampliação do quadro docente permanente das UUFEIs. Dentre os aspectos analisados busca-se evidenciar que a UUFEI, comprometida com sua função de ensino, pesquisa e extensão, é um lócus privilegiado para a formação docente inicial (estágio) e a formação continuada, articulando teoria e prática, oferecendo condições para novas ações, pesquisas, reflexões e transformações na esfera da gestão, dos saberes e fazeres da educação infantil e das políticas públicas, fortalecendo a identidade docente deste segmento, assim como a concepção de criança como sujeito de direitos e produtora de cultura. Se para a universidade é indissociável o tripé ensino, pesquisa e extensão, e para a educação infantil é indissociável o binômio cuidar e educar, esta pesquisa aponta que para as UUFEI`s é indissociável o tripé: concepção de criança/infância protagonista, formação inicial e continuada emancipadora e a gestão democrática na perspectiva emancipatória
Abstract: This qualitative research was developed at a federal university unit of children education (UUFEI) that is the day care center of the Federal University of Rio de Janeiro, and tried to recognize, analyze and reflect on the actions and means of a continued teaching formation taking into consideration different childhood meanings as well as teaching dimensions, typical of university unit. Configuring as a case study within 2000 and 2012, its theoretical-methodological support is based on the historical materialism dialectic using also institutional analysis concepts. The methodological instruments to data production were based on the study of the knowledge production at and from UUFEI, document/monument about continued teaching formation actions and partially structured interviews with professors, scholarship teachers, pedagogical coordinators and general coordinator. The transversal analysis were built on six thematic axis: views of childhood, continued teaching formation (views, planning and practices); teaching knowledge and speech circulation; teaching research and extension in the formation and teaching practice; institutional identity, inter-institutional and interpersonal relations. The gramscian perspective of omnilateral education understands the initial continued teaching formation as a science, technic and art integration, characterized by an artistic/philosophical/intellectual sensibility. Having as a possibility a solid, theoretical, practical, intelligent, political and creative knowledge, this teaching formation allows to act in challenging and complex contexts, demanding dialoguing and dialectical reflexion and attention with its own reality where care and teaching, indissociable dimensions of children education, can be supported by ethics, otherness and responsiveness. This emancipating view of education is also linked to working condition improvement, more autonomy and professional valorization. The whole professional and personal development is claimed in this study with the offer of a specific public selection process to elementary, technical and technological school opening regarding the composition and e management of the permanent staff of the UUFEIs. Among the analyzed aspects we look forward to remarking that the UUFEI, compromised to its function of teaching, research and extension is a privileged locus of initial teaching formation (intern program) and continued formation, articulating theory and practice, offering conditions to new actions, researches, reflections and transformation on the management area, knowing and acting of children education and public politics, strengthening the teaching identity of this segment, as well as the conception of the child as a subject with rights and cultural producer
Palavras-chave: Childhood
Continued teaching formation
Children education
Children education university unit
Infância
Formação Docente Continuada
Educação Infantil
Unidade Universitária de Educação Infantil
Educação
Creche
Universidade Federal Fluminense
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: BARROS, Josiane Fonseca de. Formação docente continuada em unidade universitária federal de educação infantil: concepção, desafios e potencialidades na UUFEI - Creche UFF. 2015. 190 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10421
Data de defesa: 27-Fev-2015
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

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