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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10422
Tipo do documento: | Tese |
Título: | O corpo como vontade de potência (em experiências) na Educação Infantil e nos primeiros anos do Ensino Fundamental |
Título(s) alternativo(s): | The body as will to power (as of experiences) in Infant-toddler Center, Preschool and during the first years of Elementary School |
Autor: | Schaefer, Katia de Souza e Almeida Bizzo |
Primeiro orientador: | Kohan, Walter Omar |
Primeiro membro da banca: | Aquino, Ligia Maria Motta Lima Leão de |
Segundo membro da banca: | Sampaio, Carmen Diolinda da Silva Sanches |
Terceiro membro da banca: | Barbosa, Maria Carmen Silveira |
Quarto membro da banca: | Barrenechea, Miguel Angel de |
Resumo: | O trabalho apresentado é sobre o olhar para o corpo como vontade de potência no ambiente escolar, nos segmentos da Educação Infantil e dos primeiros anos do Ensino Fundamental, a partir, principalmente, dos estudos de Nietzsche e das experiências da autora em mais de dez anos de atuação em escolas públicas e privadas do Rio de Janeiro, como professora de turma nestes segmentos e como pesquisadora acadêmica nos anos da elaboração desta tese. As contribuições de Spinoza a partir da questão o que pode o corpo? também trouxeram reflexões relevantes para pensar esse objeto de pesquisa e, junto, principalmente de Nietzsche, permearam a escrita no decorrer do relato das experiências. Os campos da Psicomotricidade, da Filosofia e da Pedagogia foram entrelaçados na busca de entender a relação dos corpos e sua potência nas escolas a partir de narrativas de experiências rememoradas no calor das reflexões filosóficas. Dessa forma, o trabalho presente buscou refletir a partir do vivido, do experimentado, das lembranças positivas ou não. A escola fez-se presente como um espaço vivo, dinâmico, propício às experiências apresentadas. Um espaço de objetividade e, ao mesmo tempo, de subjetividade. Espaço coletivo, de tempo khrónos, mas também de um tempo aiónico, desmedido, tempo da experiência; um lugar de afirmar acontecimentos positivos, potentes, frutíferos, mas também acontecimentos castradores da potência humana; lugar de skholé - de suspensão, profanação, atenção e amor ao mundo, mesmo que, simultaneamente e paradoxalmente, suspenda o tempo livre, proíba a profanação e castre o amor ao mundo e a atenção à vida e aos corpos. Assim, foram traçadas rotas, que também foram desviadas em alguns momentos para encontrar novos percursos e, a partir de tantas rememorações e reflexões, fica o convite para buscar transvalorar o olhar para os corpos nas escolas nas relações que acontecem na Educação Infantil e nos primeiros anos do Ensino Fundamental, para então perceber o corpo como fio condutor, como vontade de potência, como criação de vida, na vida e com a vida, percebendo que são estes corpos que constituem, com toda sua intensidade, as instituições escolares e as experiências que lá ocorrem, seja no passado, no presente, no futuro ou em um tempo desmedido |
Abstract: | This study intends to perceive the body as will to power in school environment in the levels of Infant-toddler Center, Preschool and the first years of Elementary School, mainly throughout the studies of Nietzsche, and based on the author s experience of over 10 years of teaching in these levels at public and private schools in Rio de Janeiro, as well as an academic researcher throughout the elaboration of this thesis. The contributions of Spinoza in result to the inquiry what can a body do? also contributed with relevant reflections to the research, which, majorly alongside Nietzsche, permeated the writing while reporting experiences. The fields of psychomotricity,philosophy and pedagogy were intertwined in search of comprehension to how bodies and its power relates in school from narrative of recollected experiences in the heat of philosophical reflexions. In this sense, this work is a reflection of what was lived and experienced, of positive and negative remembrances. School acted as a vivid, dynamic space, friendly to the experiments that were presented. At the same time a space of objectivity and subjectivity. Collective environment, of khrónos timing, but also of aiónico countless timing, time to experience; a place to assert positive, potent and fruitful events, but also that inhibits human power; a place of skholé of abeyance, profanity, attention and love towards the world, even if simultaneously and paradoxically it suspends free time, prohibits profanity, and cuts off love towards the world and the focus towards life and body. For this reason, the initial routes were detoured in order to find new paths, and after so many recollections and reflections, an invitation stands to reevaluate the values of how to perceive the bodies in school relations during the Infant-toddler Center, Preschool and the first years of Elementary School, after which the body will be understood as the guiding threads, as will to power, as creation of life, in life and with life, and realize that these bodies represent, in its full intensity, the educational institutions and the experiences that occur within them, whether in the past, present, future or in an inordinate time |
Palavras-chave: | Infant-toddler Center Preschool Elementary School Body Will to Power Experiences Vontade de Potência Experiências Educação infantil Ensino fundamental Corpo |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | SCHAEFER, Katia de Souza e Almeida Bizzo. O corpo como vontade de potência (em experiências) na Educação Infantil e nos primeiros anos do Ensino Fundamental. 2015. 182 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10422 |
Data de defesa: | 26-Fev-2015 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Educação |
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