Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10429
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Precipitação curricular responsável: entre a estratégia e o limite singular da identidade negra |
Título(s) alternativo(s): | Responsible curricular precipitation between the strategy and the singular limit of black identity |
Autor: | Silva, Cassandra Marina da Silveira Pontes da ![]() |
Primeiro orientador: | Macedo, Elizabeth Fernandes de |
Primeiro membro da banca: | Alves, Nilda Guimarães |
Segundo membro da banca: | Lopes, Alice Casimiro |
Terceiro membro da banca: | Canen, Ana |
Quarto membro da banca: | Ferraço, Carlos Eduardo |
Resumo: | Este trabalho é uma tese se considerarmos a condição de submissão do texto às exigências acadêmicas e de enunciação de reflexões intelectuais em diálogo com o campo epistemológico do Currículo. É uma tese porque argumenta pela defesa de uma idéia discursiva: apesar do poder estratégico da identidade nas lutas reivindicatórias de grupos dos movimentos negros, a singularidade e o compromisso com o questionamento constante dessa estratégia são limites urgentes. Entretanto, a defesa dos argumentos foi escrita confessando sua impossibilidade conclusiva e incapacidade de análise, explicação e representação da verdade. Foi escrita em torno de Jacques Derrida, no terreno indecidível e singular que assume uma perspectiva de resposta ao que acontece, em negociação com a diferença. Assim, propõe pensar o Currículo e os processos de (des)identificação como precipitação e rastro; a política curricular e as práticas articulatórias de grupos representativos como precipitações com fé no porvir democrático; e, a identidade negra como estratégia necessária às lutas de combate a discursos racistas, destacando a responsabilidade por confessá-la como espectro evocado e por desconstruir crenças na presença essencialista. Este é o limite da desconstrução. Desconstrói-se a metafísica da presença, o essencialismo, sem negligenciar a inevitabilidade e o chamado por sacrifícios nas relações humanas. Sacrifica-se pela nomeação, pelo assujeitamento à clausura da língua. E convoca-se a manter-se a abertura da resposta ao que vem, à singularidade. A singularidade em negociação equivalencial, em negociação com processos de identificação identitária, em negociação com a clausura da língua que nomeia e que exige a precipitação. Que o currículo se precipite a responder no indecidível entre a força da herança identitária que exige enunciação/representação de demandas e a imprevisibilidade da singularidade irrepresentável porque insubstituível |
Abstract: | This piece of writing is a thesis if we consider its condition of submission to both academic and enunciative requirements of intellectual reflections in dialogue with the epistemological field of Curriculum. This is a thesis because it argues in favor of the defense of a discursive idea as follows: despite the strategic power of the identity in the fight for group demands of black movements, the singularity and the commitment to the constant wondering of this strategy are urgent limits. However, the defense of the arguments was written confessing its impossibility to reach a conclusion and inability to analize, explain and represent the truth. It was composed about Jacques Derrida in an undecidable and singular ground that assumes a perspective of an answer to what happens, in negotiation with the difference. Thus, it proposes to think curriculum and the process of (des)identification as precipitation and track; the curricular politic and articulatory practices of representative groups as precipitations with faith in democratic future; and black identity as a strategy necessary to struggle racist discourses, emphasizing the responsibility for confessing it as evocated spectrum, and for deconstructing beliefs in the essentialist presence. This is the limit of deconstruction. Metaphysics of presence and essentialism are deconstructed, without neglecting the inevitability and the claim for sacrifices in human relations. Someone is sacrificed by the nomination, the submission to the enclosure of the language. Someone is called in to keep the opening up of the answer to what is coming, to singularity. Singularity in equal negotiation, in negotiation with the enclosure of a language that nominates and requires the precipitation. It is desirable that curriculum throw itself to answer in the undecidability between the power of identity heritage that requires enunciation/representation of demands and the unpredictability of singularity, that is unrepresentable, because it is irreplaceable |
Palavras-chave: | Curriculum Black identity Singularity Responsibility Precipitation Politics Impossibility Identidade negra Singularidade Responsabilidade Precipitação Impossibilidade Educação Currículo Política |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | SILVA, Cassandra Marina da Silveira Pontes da. Precipitação curricular responsável: entre a estratégia e o limite singular da identidade negra. 2015. 117 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10429 |
Data de defesa: | 29-Jun-2015 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Tese_Cassandra M da S P da Silva.pdf | 801,64 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.