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Tipo do documento: Tese
Título: Para uma epistemologia da educação escolar
Título(s) alternativo(s): For School Education Epistemology
Autor: Fagundes, Tatiana Bezerra 
Primeiro orientador: Senna, Luiz Antônio Gomes
Primeiro membro da banca: Mattos, Carmen Lucia Guimarães de
Segundo membro da banca: Branquinho, Fatima Teresa Braga
Terceiro membro da banca: Castro, Paula Almeida de
Quarto membro da banca: Cruz, Giseli Barreto da
Resumo: Esta tese tem como objetivo anunciar uma epistemologia da educação escolar. Partindo do pressuposto que a produção de conhecimento relaciona-se aos contextos e aos sujeitos através dos quais ela vai ganhando sentido, busca sustentar a ideia de que a escola, com seus professores, alunos e demais atores, produzem conhecimentos. Para chegar a esta afirmação percorreu um caminho que passou pela problematização do conhecimento e sua configuração no âmbito da ciência moderna até a discussão sobre os saberes docentes mediadas pelo campo denominado epistemologia da prática. A atitude etnográfica é tomada como eixo do debate que se desenvolveu ao longo de suas argumentações, sendo ela mesma resultado do entendimento sobre a produção de conhecimento que se apresenta nesta tese. A produção de conhecimento dos professores na escola despontou como um fato para o universo acadêmico-científico a partir da realização de pesquisas que culminaram no conceito de saberes docentes, entendidos como saberes que são produzidos e mobilizados na prática do professor e que vão ganhando cada vez mais legitimidade na epistemologia da prática, que busca compreendê-los. No entanto, nas argumentações desta tese encontram-se indícios da produção de conhecimento na escola que extrapolam os limites e a circunscrição que lhes são dadas pelos saberes docentes e pela epistemologia da prática. Esta produção não difere da forma de conhecer com a qual se lida na academia, mas mostra condições mais efetivas de construção de sentidos à educação básica e seus sujeitos, contribuindo de modo substantivo para os processos de ensino e aprendizagem. Ao tomar como legítima esta asserção, revela-se a emergência de que os estudos que tenham preocupações semelhantes incluam-se na escola e entendam-se como parte dela, com seus professores e alunos em seus processos de produção de conhecimento
Abstract: This thesis aims to announce an epistemology of school education. Based on the assumption that the production of knowledge relates to the contexts and the subjects through which it is gaining meaning, it seeks to sustain the idea that the school, with its teachers, students and other actors, produces knowledge. In order to derive such assertion, it paths its way problematizing knowledge and its configuration in the domain of modern science to the discussion of the field of teachers' knowledge called the epistemology of practice. The ethnographic attitude is taken as the axis of the debate that has developed throughout its arguments, being itself result of the understanding on the production of knowledge that is presented in this thesis. The knowledge production of teachers in the school emerged as a fact for the academic-scientific universe from the realization of research that culminated in the concept of teacher knowledge, understood as knowledge produced and mobilized in the practice of the teacher and that are gaining each time legitimacy in the epistemology of practice, which seeks to understand them. However, in the arguments of this thesis are evidences of the production of knowledge in the school that extrapolate the limits and the circumscription that they are given to them by the teachers' knowledge and the epistemology of the practice. This production does not differ from the way of knowing with which it is read in the academy, but it shows effective conditions of construction of senses to the basic education and its subjects, contributing in a substantive way to the processes of teaching and learning. In taking this assertion as legitimate, the emergence is that studies with similar concerns are included in the school and understood as part of it, with their teachers and students in their processes of knowledge production
Palavras-chave: Epistemology of School Education
Ethnographic Attitude
Teacher Knowledge
Knowledge produced in school
Epistemologia da Educação Escolar
Atitude Etnográfica
Conhecimento do Professor
Conhecimento produzido na escola
Educação
Escola
Epistemologia
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: FAGUNDES, Tatiana Bezerra. Para uma epistemologia da educação escolar. 2017. 180 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10430
Data de defesa: 28-Mar-2017
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

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