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Tipo do documento: Tese
Título: Discursos, imagens e sentidos: diálogos com os heróis no subsolo: uma pesquisa em três atos com os cotidianos em redes educativas
Título(s) alternativo(s): Speeches, images and meanings: dialogues with the heroes in the basement: a research in three acts with daily in educational networks
Autor: Queiroz, Claudia Alexandre 
Primeiro orientador: Passos, Mailsa Carla Pinto
Primeiro membro da banca: Oliveira, Inês Barbosa de
Segundo membro da banca: Soares, Maria da Conceição Silva
Terceiro membro da banca: Carvalho, Carlos Roberto de
Quarto membro da banca: Mello, Marisol Barenco de
Resumo: A palavra herói é carregada de sentidos e um deles é o modelo de herói tradicional, destinado a vencer. Estaria ele extinto? Ou continua enaltecido por um discurso que ao longo do tempo veio se afirmando como uma narrativa única? A representação do herói na literatura europeia produziu na sociedade ocidental os primeiros modelos de heróis, especialmente nos textos e narrativas dos romances de cavalaria, que por tantas vezes, aprendemos, com as suas regularidades de discursos, que são verdadeiros . Os discursos sucessivos e idênticos, ou pelo menos análogos, atravessaram os tempos por meio de indivíduos, obras, conhecimento ou teorias. Produziram-se formações discursivas (FOUCAULT, 2013, 2014) sobre a imortalidade, sobre a valorização de uma racionalidade instrumental, sobre a invencibilidade, a superioridade e o dualismo entre bem e o mal. Discursos, cujos diferentes textos e práticas remetem uns a outros, formando um tecido discursivo único. Assim, a pesquisa de doutorado em questão pretende tensionar aquilo que Foucault (2013) investigou como princípio das descontinuidades, seus deslizes e a inversão desse discurso dissipando com a aparente naturalização e homogeneidade. Nesse sentido, a (des)invenção do discurso de um tipo de herói clássico/tradicional nos capacita a encontrar outras maneiras de olhar de novo para as práticas sociais, para as histórias e, assim, desnaturalizá-las. Esse desinventar de um sentido de herói será discutido através de embates, entre perspectivas de narrativas de heróis polifônicos, carnavalizados (BAKHTIN, 2008, 2010), ordinários (CERTEAU, 1994), infames (FOUCAULT, 2003), ambivalentes, híbridos (BHABHA, 1998), afrodiaspóricos e rasurados (HALL, 2007). O modo de apresentar a pesquisa será através da construção de um texto teatral enquanto gênero do discurso, conceitualmente estético, como linguagem de efeito de interação verbal em três atos, objetivando refletir sobre a posição do herói/personagem por dentro de outro gênero, o gênero do discurso científico. Toma-se como ponto de partida os Estudos Culturais e/ou Pós-Coloniais, de autores como Stuart Hall (2003, 2006, 2007), Homi Bhabha (1998) e Franz Fanon (2008); e, mais adiante, os estudos da linguagem, acentuando o caráter dialógico, os conceitos de dialogismo, cronotopo e os sentidos do autor e o herói na atividade estética investigada por Mikhail Bakhtin (2008, 2010, 2011, 2014), os quais se constituem fundamentos teóricos da pesquisa
Abstract: The word hero is full of meanings and one of them is the traditional hero model, destined to win. Was it extinct? Or still uplifted by a speech that over time had been stating as a single narrative? The hero representation in European literature produced in western society the "first " heroe models, especially, in texts and stories of cavalry romances, that so many times, we have learned, with its regularities of speeches, that they are true . The successive and identical speeches, or at least similar, went through time by individuals, works , knowledge or theories. It had been produced discursive formations (FOUCAULT, 2013, 2014) about immortality , about the value of an instrumental rationality, on invincibility , superiority and the dualism between good and evil. Speeches, which different texts and practices refer to each other, creating a single contexture discursive, that is necessary to analyze and to be free of them. So the doctoral research in question seeks to tighten what Foucault (2013 ) investigated as discontinuities principle, their slips and the reversal of this discourse dissipating with the apparent homogeneity and naturalization. Thus, the (un) invention a kind of classic/traditional hero speech enables us to find other ways to look again for social practices, to the stories and thus denaturalize them. This disinvent of a hero sense will be discussed by clashes, between polyphonic heroes perspective narratives, carnivalized (BAKHTIN, 2008, 2010), ordinary (CERTEAU, 1994), infamous (FOUCAULT, 2003), ambivalent, hybrids (BHABHA, 1998), afrodiaspóricos and strikethrough. The way of presenting the research is going to be by building a theatrical text as a speech genre, conceptually aesthetic, with verbal interaction effect language in three acts, in order to reflect on the position of the hero/character inside another gender, gender of scientific discourse. It takes as a starting point Cultural Studies and/or Postcolonial, authors such as Stuart Hall ( 2003, 2006, 2007), Homi Bhabha (1998) and Franz Fanon (2008) and later, language studies, the sharp dialogic character, the concepts of dialogism, cronotopo and meanings of the author and the hero in the investigated aesthetic activity by Mikhail Bakhtin (2008, 2010, 2011, 2014) which are theoretical foundations for research
Palavras-chave: Hero
Black
Research with Everyday Education
Pesquisa com os Cotidianos em Educação
Educação
Negro
Herói
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: QUEIROZ, Claudia Alexandre. Discursos, imagens e sentidos: diálogos com os heróis no subsolo: uma pesquisa em três atos com os cotidianos em redes educativas. 2016. 242 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10431
Data de defesa: 28-Abr-2016
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

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