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Tipo do documento: Tese
Título: Contextos, sentidos e significações na produção de políticas públicas para formação de professores (as)
Título(s) alternativo(s): Context, senses and meanings in the production of public policies for the formations of teachers
Autor: Rocha, Vagda Gutemberg Gonçalves 
Primeiro orientador: Macedo, Elizabeth Fernandes de
Primeiro membro da banca: Tura, Maria de Lourdes Rangel
Segundo membro da banca: Frangella, Rita de Cassia Prazeres
Terceiro membro da banca: Fernandes, Preciosa Teixeira
Quarto membro da banca: Anhorn, Carmen Teresa Gabriel
Resumo: Esta pesquisa analisa as políticas de formação inicial de professores (as) em serviço e como estas contribuem para estereotipia do (a) profissional que a acessa, no sentido de projetar uma espécie de segunda categoria de professores (as). A perspectiva é de se propor uma releitura desse fenômeno, interpretar as tentativas de fixação de sentidos na constituição dessas políticas, e identificar as oportunidades possibilitadas a partir da conclusão de cursos em serviço. A análise se dá a partir da abordagem do método do ciclo de políticas, proposta por Stephen Ball, da teoria do discurso, de Ernesto Laclau e, da noção de estereótipo de Homi Bhabha. A qualidade é destacada como significante vazio, buscada por grupos e sujeitos diversos num momento de reforma educacional e as políticas de formação inicial docente são apontadas como alternativa para a melhoria do nível de ensino. Neste estudo é focalizada a produção de políticas nos contextos de produção de textos e efeitos e resultados, considerando o Curso de Pedagogia em Regime Especial, oferecido pela Universidade Estadual da Paraíba, no período de 2001 a 2007, a municípios paraibanos, como objeto de estudo. A tentativa de fixação de estereótipos é analisada em textos acadêmicos divulgados em revistas, livros e anais de eventos, bem como teses e dissertações na área de educação/formação docente. Essa tentativa de fixação de estereótipos também é percebida em documentos relativos à produção e avaliação do curso em apreço e ainda em discursos proferidos por parte de comunidades locais, de pares de profissão e de professores (as) da UEPB. Os discursos são oriundos de entrevistas realizadas com professores (as) cursistas de municípios paraibanos que firmaram parceria com a UEPB. A partir da análise desses discursos, constata-se que o estereótipo é construído a partir das fragilidades apresentadas pela modalidade de curso de formação inicial em serviço em comparação com os cursos em regime regular. Mas constata-se também que os sujeitos criam estratégias de enfrentamento frente ao processo de estereotipia e conseguem, a partir do curso, promover mudanças em suas vidas, quer profissional, quer pessoal
Abstract: This research analyzes the policies of initial formation of teachers in service and how they contribute stereotypy of the professional that accesses it, in sense of projecting a species of second category of teachers. The perspective is to propose a rereading of this phenomenon, interpret the attempts of setting directions in the building of these policies, and identify the possible opportunities from the conclusion of the courses in service. The analyzes is made from the approach method of the policy cycles, proposed by Stephen Ball, from the theory of speech, of Ernesto Laclau and from the notion of stereotype of Homi Bhabha. The quality is highlighted as empty significant, searched by several groups and subjects in a moment of educational reform and the policies of initial teaching formation are pointed as alternatives for the improvement in the level of teaching. This study is focused the production of policies in the contexts of text productions, effects and results, considering the course of Pedagogy in Special Polity, offered by State University of Paraíba, from 2001 to 2007, and paraibano counties as object of study. The attempt of fixation of stereotypes is analyzed in academic texts released in magazines, books and annals of events, as well theses and dissertations in educational area/teaching formation. This attempt of fixation of stereotypes is also noticed in documents related to the production and evaluation of the course in question and preferred speech by part of local community, pairs of occupation and professors from UEPB. The speeches are from interview made with course participant teachers from paraibano counties that signed partnership with UEPB. From the analyzes of these speech, it is found that the stereotype is built from the fragilities presented by the modality of the course of initial formation in service comparing with the courses of regular polity. However, it is also found that the subjects creat strategies of coping forefront the process of stereotypy and can, from the course, promote professional or personal changes in their lives
Palavras-chave: Continuous cycle of policies
Stereotype
Quality
Policies of teaching formation in service
Ciclo contínuo de políticas
Estereótipo
Qualidade
Políticas de formação de professores em serviço
Professores Formação Paraíba
Professores Formação Política governamental
Professores Formação Avaliação
Professores Formação Aspectos sociais
Universidade Estadual da Paraíba. Curso de Pedagogia
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: ROCHA, Vagda Gutemberg Gonçalves. Contextos, sentidos e significações na produção de políticas públicas para formação de professores (as). 2012. 189 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10432
Data de defesa: 31-Jul-2012
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

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