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Tipo do documento: Tese
Título: Memórias e diálogos com a Educação Integral: o legado de Maria Yedda Leite Linhares (1983-1986)
Título(s) alternativo(s): Memories and dialogues with integral education: the legacy of Maria Yedda Leite Linhares (1983-1986)
Autor: Matos, Sheila Cristina Monteiro 
Primeiro orientador: Faria, Lia Ciomar Macedo de
Primeiro membro da banca: Martins, Angela Maria Souza
Segundo membro da banca: Santos, Edna Maria dos
Terceiro membro da banca: Xavier, Libânia Nacif
Quarto membro da banca: Freire, José Ribamar Bessa
Resumo: A presente investigação tem como objetivo analisar os diferentes projetos político-pedagógicos em disputa durante o I Programa Especial de Educação, estabelecendo relações entre as práticas pedagógicas e o pensamento educacional propagado entre os educadores na década de 1980. O trabalho tem cunho memorialístico, sobretudo, por entender que a memória deve ser revisitada, para que se possam fazer inferências de ações e pensamentos que fizeram e fazem parte do tempo histórico. Nesse resgate memorialístico, focou-se, como delimitação da pesquisa, a gestão da secretária municipal de educação Maria Yedda Linhares, enquanto protagonista importante na elaboração do Programa. Em abordagem específica dos estudos historiográficos, que buscam uma interlocução aprofundada de como a educação e a instituição escolar podem ser pensadas, historicamente, em uma determinada conjuntura social, política e econômica, decidiu-se por construir um estudo de uma educadora/historiadora que fomentou a reescrita de novas páginas no cenário fluminense, que ainda estava sob a tutela de leis ditatoriais e autoritárias. Ao longo da tese, observou-se que a gestão de Maria Yedda foi marcada por seguir os pressupostos de Anísio Teixeira; ser cúmplice de Darcy Ribeiro no ato de pensar a educação para as classes populares; ser uma historiadora entusiasta da escola francesa; ter assumido papel de enfrentamento às práticas cliente elistas; ter respeitado e ser uma referência aos movimentos sociais; compor uma equipe multidimensional, imbuída pela escola democrática. Como considerações finais, destaca-se o legado de Maria Yedda Linhares para a educação fluminense: os Centros Integrados de Educação Pública como espaço de intervenção social; a redemocratização da rede municipal, desmontando as antigas leis da ditadura; a gestão democrática, incluindo o diálogo com a comunidade e com as categorias; a valorização da educação como projeto prioritário de governo; a nova estruturação da alfabetização, em dois anos; a gratificação para os professores alfabetizadores; a ampliação do tempo escolar
Abstract: The present research aims to analyze the different political-pedagogical projects in dispute during the First Education Special Program, establishing relationships between pedagogical practices and educational thinking propagated among educators in the 1980s. The work has a memorialistic character, for understanding that memory should be revisited so that one can make inferences of actions and thoughts that have made and are part of historical time. As a delimitation of the research, the focus on memorial rescue was the management of Maria Yedda Linhares, as Rio de Janeiro secretary of education, important protagonist in the elaboration of the education Program. In a specific approach for historiographical studies, which it seeks an in-depth discussion of how education and the school institution may be historically thought in a social, political and economic context, it was decided to build a study of an educator / historian who fostered the rewriting of new pages in the Rio scenery, where was still under the tutelage of dictatorial and authoritarian laws. Throughout the thesis, it was observed that the management of Maria Yedda was marked by following the assumptions of Anísio Teixeira; she was an accomplice of Darcy Ribeiro in the act of thinking education for the popular classes; she was an enthusiastic historian of the French school; she had assumed the role of coping with clientelistic practices; she had respected and was a reference to social movements; she had composed a multidimensional team, imbued by the democratic school. As final considerations, the legacy of Maria Yedda Linhares for Rio de Janeiro education stands out: public schools as a space for social intervention; the redemocratization of the Rio de Janeiro education structure, the dismantling the old laws of dictatorship; democratic management, including dialogue with the community and with the categories; the valorization of education as a priority government project; The new structure of literacy in two years; Salary bonuses for literacy teachers; The expansion of school time
Palavras-chave: CIEPs (1983-1986)
Integral Education
Maria Yedda Linhares
Centro Integrado de Educação Pública (1983-1986)
Educação Integral
Educação
Escola Pública
Linhares, Maria Yedda Leite, 1921-2011.
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: MATOS, Sheila Cristina Monteiro. Memórias e diálogos com a Educação Integral: o legado de Maria Yedda Leite Linhares (1983-1986). 2017. 210 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10433
Data de defesa: 29-Mar-2017
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

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