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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10434
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Exu e a Pedagogia das Encruzilhadas |
Título(s) alternativo(s): | Exu and the pedagogy of encruzilhadas |
Autor: | Rodrigues Júnior, Luiz Rufino |
Primeiro orientador: | Passos, Mailsa Carla Pinto |
Primeiro membro da banca: | Amaral, Adriana Facina Gurgel do |
Segundo membro da banca: | Freire, José Ribamar Bessa |
Terceiro membro da banca: | Tavares, Julio Cesar de Souza |
Quarto membro da banca: | Caputo, Stela Guedes |
Resumo: | Esta obra invoca e encarna as potências de Exu, divindade iorubana transladada na diáspora, para propor uma Pedagogia das Encruzilhadas. Parto da defesa da não redenção do colonialismo, problematizando a continuidade de seus efeitos na formação de um mundo múltiplo e inacabado, lido, aqui, a partir da disponibilidade conceitual assente na encruzilhada de Exu ‒ que emerge, assim, como símbolo de um projeto político/poético/educativo antirracista/decolonial. A pedagogia encarnada pelas potências do orixá tece um balaio de múltiplos conceitos que confrontam a arrogância e a primazia dos modos edificados pela lógica colonial. Dessa forma, mais que confrontar os limites da razão dominante, a proposta que por ora se lança aponta outros caminhos: a partir de invenções paridas nas fronteiras e nos vazios deixados, são sabedorias reconstrutoras dos seres que, na invenção do Novo Mundo, foram submetidos à política de subordinação, encarceramento e morte da raça/racismo. A educação, nesse sentido, é apresentada como caminhos enquanto possibilidades de reinvenção de seres, uma resposta responsável e comprometida com a justiça cognitiva/social e com a vida em sua diversidade e imanência |
Abstract: | This work invokes and incarnates the powers of Exu, a Yoruba divinity, translated in the diaspora, to propose the pedagogy of encruzilhadas. I set from the defense of the redemption of colonialism. However, I question the continuity of its effects in the formation of a multiple and unfinished world, that is herein read, from the conceptual availability defined in the encruzilhada of Exu. Thus, it emerges as a symbol of an anti-racist/decolonial political/poetic/educational project. The pedagogy incarnated by the orixá's powers weaves a basket of multiple concepts that face the arrogance and the primacy of the modes fortified by colonial logic. This way, more than confronting the limits of the dominant reasoning, the proposition herein issued indicates other paths. Those paths emerge from inventions birthed in the limits and in the gaps that were left. Those are reconstructive wisdoms of the beings that were subject to the politics of subordination, incarceration and death of race/racism in the invention of the New World. Education is herein presented as paths to possibilities of reinvention of the beings, a responsible answer dedicated to cognitive/social justice and life in its diversity and immanence |
Palavras-chave: | Pedagogy of Encruzilhadas Knowledge Anti-racism Pedagogia das Encruzilhadas Conhecimento Antirracismo Educação Exu Pedagogia |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | RODRIGUES JÚNIOR, Luiz Rufino. Exu e a Pedagogia das Encruzilhadas. 2017. 233 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10434 |
Data de defesa: | 1-Jun-2017 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
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