Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10439
Tipo do documento: Tese
Título: Desinvisibilizando práticas de qualidade nos cotidianos da escola pública
Título(s) alternativo(s): The Desinvisibilization of quality practices in public school s everyday life
Autor: Macedo, Regina Coeli Moura de 
Primeiro orientador: Oliveira, Inês Barbosa de
Primeiro membro da banca: Tavares, Maria Tereza Goudard
Segundo membro da banca: Cinelli, Maria Luiza Sussekind Veríssimo
Terceiro membro da banca: Arelaro, Lisete Regina Gomes
Quarto membro da banca: Ferraço, Carlos Eduardo
Resumo: Este trabalho de pesquisa parte da premissa de que existem experiências e práticas de qualidade nas escolas públicas brasileiras cotidianamente produzidas pelos sujeitos praticantes dessas escolas. Trata-se de uma pesquisa realizada nos/dos/com os cotidianos de uma escola pública da Rede Municipal de Educação de Mesquita/RJ, rede que vem se constituindo no processo de luta pela emancipação do município visando à sua autonomia, com condições de oferecer à população infra-estrutura e serviços que criem possibilidades para uma vida digna. Em meio à tessitura das redes de conhecimentos e subjetividades dos sujeitos da escola buscou perceber e compreender o que pensamfazem professores, professoras, estudantes, pais, mães e demais profissionais, as suas noçõespráticas de qualidade para essa escola, desinvisibilizando-as e procurando perceber se e como se relacionam com algumas das políticas oficiais de qualidade, os usos que fazem desses produtos. Narrando as práticas dos sujeitos na invenção cotidiana da escola e relacionando suas noçõespráticas de qualidade às de autores que abordaram de diferentes maneiras essa questão, a pesquisa mostra que não existe uma noção apenas, mas muitas, sempre de acordo com maneiras de ler e de estar no mundo que estão permanentemente em diálogo, em disputa, em conflito nos processos de produção da qualidade tecidos nas e com as práticas dos sujeitos. Busca contribuir para a ampliação das redes de conhecimentos das escolas no sentido de pensá-las e praticá-las com todos e para todos que ensinamaprendem participando do sonho e da luta cotidiana pela escola pública de qualidade para todos
Abstract: This research starts from the premise that there are high quality experiences in Brazilian public schools daily produced by practitioner subjects in these schools. This scientific work deals with a investigation made with/of/at public school's everyday life in the Mesquita city - Rio de Janeiro State, where a very important network has been constituted in the struggle for the autonomy of the municipality and also offer their citizens the public infrastructure and services creating opportunities for a dignified life . Considering the weaving of knowledge and subjectivity's networks from the school, this study searched to realize and understand the thinkmake of teachers, students, parents and other professionals, their praticesnotions of quality to this school, coming out these ideias and understanding whether and how they are related with some of the official policies of educational quality and also the uses they have of these products. Narrating the practices of the subject in everyday life invention at school and relating their praticesnotions of quality with the authors who have approached this question in different ways, the research shows that there isn't just one concept only but otherwise there are much possible undertandings. These are always in relation to ways reading and being in the world, who is in constantly dialogue, dispute and conflict in the processes of production of quality in the professional practices from the practitioners subjects. This work seeks to contribute to the expansion of knowledge networks of schools in sense of thinking and praticing them with everyone and for everyone who is involved in teachlearn process, cooperating in the dream and the everyday struggle for a high quality public school for all
Palavras-chave: Quality of public schools
Everyday scholastic
Official quality policies
System educational of Mesquita
Qualidade da escola pública
Cotidianos escolares
Políticas oficiais de qualidade
Rede municipal de educação de Mesquita
Educação
Ensino Público
Escolas
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: MACEDO, Regina Coeli Moura de. Desinvisibilizando práticas de qualidade nos cotidianos da escola pública. 2014. 282 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10439
Data de defesa: 29-Abr-2014
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Tese_Regina C M de Macedo.pdf3,95 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.