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Tipo do documento: Tese
Título: Mídias hipertextuais, produção escrita e letramento na educação superior
Título(s) alternativo(s): Hypertextual media, written production and literacy in higher education
Autor: Barbosa, Maria Aparecida Gomes 
Primeiro orientador: Senna, Luiz Antônio Gomes
Primeiro membro da banca: Mattos, Carmen Lucia Guimarães de
Segundo membro da banca: Glat, Rosana
Terceiro membro da banca: Castro, Paula Almeida de
Quarto membro da banca: Albuquerque, Adriana Ferreira de Sousa
Resumo: Esta tese tem como temática a produção escrita atual nas mídias hipertextuais, partindo do pressuposto de que a academia precisa dialogar com os múltiplos comportamentos linguísticos dos jovens multifocados alunos, que utilizam a escrita em um novo espaço/tempo/suporte tecnológico: físico ou virtual, móvel ou estático. O objetivo do estudo é identificar na escrita dos universitários características que se coadunam com o modo de pensamento narrativo, com o intuito de subsidiar e contribuir para que a academia possa perceber as vantagens dessa nova forma de comunicação, dentro das limitações, no contexto acadêmico e ajudar a melhorá-la diante da irrefutável realidade das novas mídias. Esta pesquisa foi desenvolvida na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) com estudantes de Licenciatura em Enfermagem, Geografia e Pedagogia visando levar a docência universitária a refletir sobre a possibilidade de inclusão de uma relação pedagógica baseada na negociação de sentidos mediada pelo mundo virtual, num processo de hibridização entre as tecnologias estáticas livros, cadernos, impressos e a tecnologia digital, cujo suporte é a tela móvel. Por meio do ensino-aprendizagem com base no pensamento cartesiano e narrativo, pode-se levar o estudante universitário a transitar nos dois modos de pensamento, com ampliação das possibilidades. Assim, destaca-se a importância do professor universitário como agente de letramento acadêmico. Entre os achados do estudo, verifica-se que a produção textual dos estudantes dos cursos de Licenciatura privilegia o modo de pensamento narrativo construído na relação universidade/mídias hipertextuais em espaços reais e virtuais, isoladamente ou em redes sociais, com tempos de aprendizagens plurais, não limitada aos intramuros da universidade, e a consequente necessidade de reconhecimento pela universidade formadora da inclusão do aluno conectado e sua escrita contemporânea
Abstract: This thesis deals with the current written production in hypertextual media, based on the assumption that the academy needs to dialogue with the multiple linguistic behaviors of young multifocused students, who use writing in a new technological space/time/support: physical or virtual, portable or static. The objective of the study is to identify in university student writings the characteristics that are consistent with the narrative way of thinking, to subsidize and contribute so that the academy can perceive the advantages of this new form of communication, within its limitations, in the academic context and help to improve it before the irrefutable new media established reality. This research was developed at the State University of Rio Grande do Norte (UERN) with undergraduate students in Nursing, Geography and Pedagogy aiming to bring university teaching to reflect on the possibility of including a pedagogical relationship based on the virtual world-mediated negotiation of senses, in a process of hybridization between static technologies, as books and copybooks, and digital technology, whose supports are the moving screens. Through the interaction learning-teaching based on Cartesian and narrative thinking, the university student can be transposed into those two modes of thought, with possibilities expanded. Thus, the importance of the university professor as an agent of academic literacy highlights. Among the findings, it is verified that the textual production of undergraduate students privileges the mode of narrative thought built in the relationship university and hypertextual media in real and virtual spaces, alone or in social networks, with plural schedule of learning, not limited to university inner walls; and the need for recognition by the forming university to the inclusion of the connected student and his contemporary writing
Palavras-chave: Hipertextual medias
Multiple linguistic behaviors
Contemporary youth
Cartesian thinking
Narrative thinking
Comportamento linguístico múltiplo
Jovens contemporâneos
Modo de pensamento cartesiano
Modo de pensamento narrativo
Educação
Mídias hipertextuais
Jovens
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: BARBOSA, Maria Aparecida Gomes. Mídias hipertextuais, produção escrita e letramento na educação superior. 2017. 165 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10440
Data de defesa: 23-Mar-2017
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

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