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Tipo do documento: Tese
Título: Práticas Interventivas Precoces de Comunicação para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA): um estudo quase experimental
Título(s) alternativo(s): Early Intervention Practices for Children with Autistic Spectrum Disorder (ASD): an almost experimental study
Autor: Netto, Marcia Mirian Ferreira Corrêa 
Primeiro orientador: Nunes, Leila Regina D'oliveira de Paula
Primeiro membro da banca: Walter, Catia Crivelenti de Figueiredo
Segundo membro da banca: Nunes, Débora Regina de Paula
Terceiro membro da banca: Pletsch, Márcia Denise
Quarto membro da banca: Braun, Patricia
Resumo: Pesquisa realizada em uma instituição especializada situada na zona norte da cidade do Rio de Janeiro. O objetivo foi avaliar os efeitos da capacitação de pais e profissional para a implementação de práticas interventivas precoces de comunicação com crianças com Transtorno do Espectro Autista TEA (DSM V, 2014, APA) na responsividade dos participantes adultos e das crianças. A pesquisa apresenta caráter quantitativo e qualitativo e foi desenvolvida por meio do delineamento quase experimental intrassujeito do tipo A-B-C. Para o seu desenvolvimento foram utilizadas: estratégias do ensino naturalístico e outras estratégias para beneficiar a interação e favorecer o desenvolvimento da linguagem (expressiva e receptiva) e do jogo simbólico por meio de atividades lúdicas e do uso de cartões com pictogramas (Comunicação Alternativa e Ampliada - CAA). A pesquisa é composta por dois estudos e conta com os seguintes participantes: duas crianças pequenas do sexo masculino e seus pais, uma profissional da instituição, duas assistentes de pesquisa e a pesquisadora como agente de capacitação. Para o desenvolvimento dos estudos foram utilizados os seguintes materiais: filmadora digital; câmera fotográfica; notebook; impressora; plastificadora; trechos impressos de capítulos da pesquisa (referentes ao TEA e a CAA); planilhas para a categorização das variáveis e para a transcrição das interações, e cartões com pictogramas (CAA). Também foram usados brinquedos diversos e jogos pedagógicos. Todos os materiais e/ou recursos foram elaborados ou adquiridos em duplicatas para a oferta dos mesmos aos participantes adultos e ampliação de sua utilização em outros ambientes e com outras pessoas. Os resultados do Estudo 1 apontam modificações positivas na responsividade dos participantes adultos e da criança, verificadas pelo aumento de turnos e de modalidades de respostas. No Estudo 2, os resultados revelam tendência de aumento: na responsividade do pai, nas iniciativas de interação da criança e do emprego de elos comunicativos. O índice de fidedignidade do estudo 1 foi de 95,75% e do estudo 2 de 88,52%. Considerando-se a média dos índices dos dois estudos, o índice de fidedignidade da presente pesquisa atingiu 90,21%, sendo considerada fidedigna. Os resultados sugerem a possibilidade de contribuição das Práticas Interventivas Precoces para alavancar o desenvolvimento da comunicação e da linguagem de crianças pequenas com TEA, possibilitando-lhes uma melhor qualidade de vida, bem como para as suas famílias. E contribui com a reafirmação: da relevância da intervenção precoce com a participação ativa dos pais no seu planejamento e execução; da urgência do diagnóstico precoce para viabilizar o encaminhamento para as intervenções que favoreçam o desenvolvimento das crianças com TEA, e a implementação de políticas públicas; da necessidade da inserção dos pais como cuidadores, papel até então quase exclusivo das mães, e de que o planejamento garanta a oferta de materiais e/ou recursos utilizados para permitir a generalização das condutas apreendidas em outros ambientes e em outras relações interpessoais
Abstract: Research carried out in a specialized institution located in the northern part of the city of Rio de Janeiro. The aim of this study was to evaluate the effects of parents 'and professionals' training on the implementation of early interventional communication practices with children with Autism Spectrum Disorder (DSM V, 2014, APA) in the responsiveness of adult participants and children. The research has a quantitative and qualitative character and was developed by means of the almost experimental design in type A-B-C. For its development were used: naturalistic teaching strategies and other strategies to benefit the interaction and favor language development (expressive and receptive) and symbolic play through play activities and the use of cards with pictograms (Alternative and Expanded Communication - CAA). The research is composed of two studies and has the following participants: two young male children and their parents, one institution professional, two research assistants and the researcher as a training agent. For the development of the studies the following materials were used: digital camcorder; photographic camera; notebook; printer; plasticizer; printed excerpts from research chapters (referring to TEA and CAA); spreadsheets for the categorization of variables and for the transcription of interactions, and pictograms (CAA). Diverse toys and educational games were also used. All materials and / or resources have been prepared or purchased in duplicate to offer them to adult participants and to increase their use in other environments and with others. The results of Study 1 indicate positive changes in the responsiveness of the adult and the child participants, verified by the increase of shifts and modalities of responses. In Study 2, the results show a growing tendency: in the responsiveness of the father, in the initiatives of child interaction and in the use of communicative links. The reliability index of study 1 was 95,75% and study 2 was 88,52%. Considering the average of the indices of the two studies, the reliability index of the present study reached 90,21%, being considered reliable. The results suggest the possibility of the contribution of the Early Intervention Practices to leverage the development of communication and language of small children with ASD, enabling them to improve their quality of life and for their families. And it contributes to the reaffirmation: of the relevance of the early intervention with the active participation of the parents in their planning and execution; the urgency of early diagnosis to enable referral to interventions that favor the development of children with ASD, and the implementation of public policies; of the need for the insertion of parents as caregivers, until then almost exclusive role of the mothers, and that planning guarantees the supply of materials and / or resources used to allow the generalization of the behaviors seized in other environments and other interpersonal relationships
Palavras-chave: Autism Spectrum Disorder
Naturalistic Teaching Strategies
Early Intervention Practices
Alternative and Expanded Communication
Transtorno do Espectro Autista
Estratégias Naturalísticas de Ensino
Práticas Interventivas Precoces
Comunicação Alternativa e Ampliada
Educação
Crianças com transtorno do espectro autista
Prática de ensino
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: NETTO, Marcia Mirian Ferreira Corrêa. Práticas Interventivas Precoces de Comunicação para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA): um estudo quase experimental. 2017. 226 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10444
Data de defesa: 17-Mar-2017
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

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