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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10445
Tipo do documento: | Tese |
Título: | O atendimento pedagógico na sala de recursos sob o viés do plano educacional individualizado para o aluno com deficiência intelectual: um estudo de caso |
Título(s) alternativo(s): | The pedagogical servisse in the resource classroom by means of the individual educational plan for students with intelectual disability: a case study |
Autor: | Mascaro, Cristina Angélica Aquino de Carvalho ![]() |
Primeiro orientador: | Glat, Rosana |
Primeiro membro da banca: | Cruz, Mara Lúcia Reis Monteiro da |
Segundo membro da banca: | Pletsch, Márcia Denise |
Terceiro membro da banca: | Braun, Patricia |
Quarto membro da banca: | Capellini, Vera Lúcia Messias Fialho |
Resumo: | O estudo se insere no âmbito de pesquisas voltado para práticas pedagógicas com alunos com deficiência intelectual no contexto da inclusão escolar. O objetivo geral foi a elaboração, implementação e avaliação de um modelo de Plano Educacional Individualizado (PEI) para ser aplicado na sala de recursos. Os objetivos específicos foram: a) elaborar o protocolo de um modelo de PEI para aplicação na sala de recursos; b) avaliar o efeito do PEI no processo ensino aprendizagem de uma aluna com deficiência intelectual; c) analisar o processo de formação continuada de uma professora de Educação Especial para aplicação do PEI na sala de recursos. O estudo teve uma abordagem qualitativa por meio de um estudo de caso realizado com base nos pressupostos da pesquisa-ação. Os resultados revelaram que o trabalho pedagógico a partir da aplicação do PEI é uma estratégia favorecedora do processo de aprendizagem da aluna com deficiência intelectual. Nesse sentido, a aplicação do PEI no trabalho da sala de recursos vai de encontro ao modelo de funcionamento humano proposto pela AAIDD (2012) que preconiza que este alunado terá melhores condições de desenvolvimento conforme os apoios que receber. O protocolo elaborado também demonstrou a importância do processo avaliativo para acompanhar o desenvolvimento da aluna e permitir a revisão das práticas docentes. O estudo apontou que a formação contemporânea de professores para atuar no paradigma inclusivo requer ações focais nas demandas que enfrentam no seu cotidiano, ao lidarem com alunos que apresentam deficiência intelectual |
Abstract: | This study falls within the scope of research about pedagogical practices for students with intellectual disabilities in the context of school inclusion. The general objective was the development, implementation and evaluation of a model of Individualized Educational Plan (IEP) to be applied in the resource classroom. The specific objectives were: a) develop the protocol for a model of IEP for application at the resource classroom; b) evaluate the effect of the IEP in the teaching learning process of a student with intellectual disability; c) analyze the process of continuous teacher training of a Special Education teacher for the application of the IEP in the resource classroom. The study followed a qualitative approach by means of a case study undertaken based on the presuppositions of the action research. The results show that the pedagogical work based on the application of the IEP was a strategic that facilitated the learning process of the student with intellectual disability. In this direction, the application of the IEP in the resource classroom is in tune with the Human Functioning Model proposed by the AAIDD (2012) that advocates that these students will have better development conditions according with the supports they receive. The protocol also demonstrated the importance of the evaluation process to accompany the student´s development and to allow the revision of teachers´ practices. The study also pointed out that contemporary teachers´ training to act in terms of the inclusive paradigm demands focal action in the demands that they face in their daily routine dealing with students that present intellectual disabilities |
Palavras-chave: | Intellectual Disability Individualized Educational Plan Resource Classroom Continuous Teachers´Training Deficiência Intelectual Plano Educacional Individualizado Sala de Recursos Formação Continuada de Professores Educação Deficiência Intelectual Professores-Formação |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | MASCARO, Cristina Angélica Aquino de Carvalho. O atendimento pedagógico na sala de recursos sob o viés do plano educacional individualizado para o aluno com deficiência intelectual: um estudo de caso. 2017. 154 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10445 |
Data de defesa: | 29-Mai-2017 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Educação |
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Arquivo | Tamanho | Formato | |
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