Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10449
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Produzir comunicação na cibercultura: coisa de criança! |
Título(s) alternativo(s): | Producing Communication in Cyberculture: Children s Play! |
Autor: | Freire, Joana Loureiro ![]() |
Primeiro orientador: | Pereira, Rita Marisa Ribes |
Primeiro membro da banca: | Santos, Edméa Oliveira dos |
Segundo membro da banca: | Oswald, Maria Luiza Magalhães Bastos |
Terceiro membro da banca: | Fernandes, Adriana Hoffmann |
Quarto membro da banca: | Marcello, Fabiana de Amorim |
Resumo: | Esta tese tem por principal objetivo investigar as produções infantis na internet, buscando focar as possibilidades de autoria das crianças na cibercultura, seja através de blogs, grupos da rede social Facebook, vídeos no Youtube, perfis como produtoras de conteúdo digital e coautoras de informação e conhecimento. Contextualizando a pesquisa, aponto a chegada até o tema e dialogo com conceitos de infância, cibercultura, criação e autoria, e também com dados oficiais de pesquisas que ajudam a mapear os usos da internet pelas crianças no contexto brasileiro. Para apresentar as crianças e suas formas de autoria na web 2.0, foi preciso inovar na metodologia de pesquisa e passar a seguir online meus interlocutores em suas redes na cibercultura. Da pesquisa de campo, foi possível perceber, dentre outras coisas, que a fluidez característica da cibercultura também se destacava nas formas de uso de meus interlocutores: as crianças criavam perfis em diversas redes sociais a medida em que surgia uma novidade. Por isso, a metodologia de pesquisa foi baseada em seguir as crianças nos percursos que construíam online: o objetivo era acompanha-las onde estivessem, independente da interface ou do software social utilizado. Dentre as conclusões, destaca-se a que nos mostra a possibilidade de horizontalidade permitida na cibercultura pelas crianças em relação aos adultos. Com características de uma pesquisa longitudinal, foi possível observar as crianças ao longo de quase quatro anos, observando seu desenvolvimento e diferenças que podemos perceber em suas relações com e na cibercultura ao longo desse período |
Abstract: | This dissertation main objective is to investigate content produced by children on the internet, aiming to focus on children s possibilities of authorship in cyberculture through blogs, groups on Facebook, Youtube videos, profiles of digital content producers and co-authors of information and knowledge. The research is contextualised by an overview of the main theme and a dialogue with the concepts of childhood, cyberculture, creation and authorship, and also with official research data that helps to map children s internet usage in the Brazilian context. In order to introduce the children and their forms of authorship in the web 2.0, I developed an innovative research methodology that involved following the children in their own cyberculture networks. The field research led to the realisation that, among other things, cyberculture s characteristic fluidity is also pervasive in my interlocutors ways of using the web: children created profiles in social media following the newest trends. Thus, the research methodology was built around following the children in their own online journeys. The aim was to follow them wherever they were, independently of their interface or software of choice. Among the conclusions, we point out the possibility of horizontality in cyberculture by the children in relation to adults. The characteristics of a longitudinal research made it possible to observe children for almost four years, making note of their development and the noticeable differences in their relationship with and within cyberculture throughout this period |
Palavras-chave: | Contemporary childhood Cyberculture Web 2.0 Child authorship Infância Contemporânea Cibercultura Web 2.0 Autoria Infantil Educação Redes Sociais Online Infância |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | FREIRE, Joana Loureiro. Produzir comunicação na cibercultura: coisa de criança!. 2016. 155 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10449 |
Data de defesa: | 15-Dez-2016 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Tese_Joana Loureiro Freire.pdf | 8,55 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.