Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10449
Tipo do documento: Tese
Título: Produzir comunicação na cibercultura: coisa de criança!
Título(s) alternativo(s): Producing Communication in Cyberculture: Children s Play!
Autor: Freire, Joana Loureiro 
Primeiro orientador: Pereira, Rita Marisa Ribes
Primeiro membro da banca: Santos, Edméa Oliveira dos
Segundo membro da banca: Oswald, Maria Luiza Magalhães Bastos
Terceiro membro da banca: Fernandes, Adriana Hoffmann
Quarto membro da banca: Marcello, Fabiana de Amorim
Resumo: Esta tese tem por principal objetivo investigar as produções infantis na internet, buscando focar as possibilidades de autoria das crianças na cibercultura, seja através de blogs, grupos da rede social Facebook, vídeos no Youtube, perfis como produtoras de conteúdo digital e coautoras de informação e conhecimento. Contextualizando a pesquisa, aponto a chegada até o tema e dialogo com conceitos de infância, cibercultura, criação e autoria, e também com dados oficiais de pesquisas que ajudam a mapear os usos da internet pelas crianças no contexto brasileiro. Para apresentar as crianças e suas formas de autoria na web 2.0, foi preciso inovar na metodologia de pesquisa e passar a seguir online meus interlocutores em suas redes na cibercultura. Da pesquisa de campo, foi possível perceber, dentre outras coisas, que a fluidez característica da cibercultura também se destacava nas formas de uso de meus interlocutores: as crianças criavam perfis em diversas redes sociais a medida em que surgia uma novidade. Por isso, a metodologia de pesquisa foi baseada em seguir as crianças nos percursos que construíam online: o objetivo era acompanha-las onde estivessem, independente da interface ou do software social utilizado. Dentre as conclusões, destaca-se a que nos mostra a possibilidade de horizontalidade permitida na cibercultura pelas crianças em relação aos adultos. Com características de uma pesquisa longitudinal, foi possível observar as crianças ao longo de quase quatro anos, observando seu desenvolvimento e diferenças que podemos perceber em suas relações com e na cibercultura ao longo desse período
Abstract: This dissertation main objective is to investigate content produced by children on the internet, aiming to focus on children s possibilities of authorship in cyberculture through blogs, groups on Facebook, Youtube videos, profiles of digital content producers and co-authors of information and knowledge. The research is contextualised by an overview of the main theme and a dialogue with the concepts of childhood, cyberculture, creation and authorship, and also with official research data that helps to map children s internet usage in the Brazilian context. In order to introduce the children and their forms of authorship in the web 2.0, I developed an innovative research methodology that involved following the children in their own cyberculture networks. The field research led to the realisation that, among other things, cyberculture s characteristic fluidity is also pervasive in my interlocutors ways of using the web: children created profiles in social media following the newest trends. Thus, the research methodology was built around following the children in their own online journeys. The aim was to follow them wherever they were, independently of their interface or software of choice. Among the conclusions, we point out the possibility of horizontality in cyberculture by the children in relation to adults. The characteristics of a longitudinal research made it possible to observe children for almost four years, making note of their development and the noticeable differences in their relationship with and within cyberculture throughout this period
Palavras-chave: Contemporary childhood
Cyberculture
Web 2.0
Child authorship
Infância Contemporânea
Cibercultura
Web 2.0
Autoria Infantil
Educação
Redes Sociais Online
Infância
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: FREIRE, Joana Loureiro. Produzir comunicação na cibercultura: coisa de criança!. 2016. 155 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10449
Data de defesa: 15-Dez-2016
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Tese_Joana Loureiro Freire.pdf8,55 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.