Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10451
Tipo do documento: Tese
Título: Método de projetos : apropriações e questões na contemporaneidade
Título(s) alternativo(s): Projects Method "Appropriations and issues in the contemporary world
Autor: Montaño, Mónica Rocío Barón 
Primeiro orientador: Leite, Miriam Soares
Primeiro membro da banca: Leite, Siomara Borba
Segundo membro da banca: Vasconcellos, Vera Maria Ramos de
Terceiro membro da banca: Lima, Maria Jacqueline Girão Soares de
Quarto membro da banca: Escobar, Jorge Jairo Posada
Resumo: Trata-se de um Estudo de Caso que se desenvolveu a partir de pesquisa teórico-bibliográfica, pesquisa documental, observação participante e entrevistas individuais e coletivas com diretor da escola, professores, líder do projeto e alunos de uma escola pública da cidade de Bogotá/Colômbia. Configura, portanto, pesquisa que se insere no conjunto de estudos sobre a instituição escolar como possibilidade de focar na importância da escola como cenário onde as políticas são recriadas, sem, no entanto, desconsiderar que outros aspectos macrossociais interferem na dinâmica dessas recriações, em graus variados no tempo e sob diferentes condições. A pesquisa, em uma abordagem qualitativa, analisa a dinamicidade da produção das políticas educacionais, operando com o referencial analítico do ciclo de políticas públicas proposto pelo britânico Stephen Ball e colaboradores. São três os contextos privilegiados pela pesquisa: o contexto de influência, o contexto de produção e o contexto da prática. A análise dos documentos e dos registros das entrevistas foi feita com base nas teorizações foucaultianas acerca do discurso, em sua apropriação por Ball e colaboradores, bem como a partir das discussões sobre o uso de entrevistas na pesquisa acadêmica desenvolvidas por Leonor Arfuch. A pesquisa buscou, assim, compreender como e por que a proposta da metodologia do trabalho com projetos está sendo ressignificada como estratégia pedagógica no atual contexto educativo colombiano? Como hipótese, o estudo sustentou que a política nas escolas é um processo tão diverso e sujeito a diferentes interpretações conforme é complexamente configurado, contextualmente mediado e institucionalmente prestado. Desse modo, a MTP é atualmente proposta como política pública na educação colombiana em processo complexo, que registra disputas por traduções mais próximas a perspectivas crítica, liberal-escolanovistas e neoliberais. Para viabilizar a problematização da ressignificação da proposta pedagógica priorizada, mobilizou-se a organização e problematização do corpus da pesquisa com base em dos eixos analíticos de focalização temática que enunciam -processos mais amplos da escola e ressignificação da MTP, eixo que se desdobra em outras dois subfocalizações: práticas pedagógicas e conhecimento escolar. A ambiguidade percebida nos textos políticos, contudo, permitiu afirmar que esse intrincado movimento de disputas é mais plurifacetado do que a organização das traduções a partir das três perspectivas inicialmente propostas -críticas, liberal escolanovista e neoliberais. Do mesmo modo, nas narrativas que a pesquisa registrou, essa organização se mostra muito limitada, considerando que as perspectivas expostas para a pesquisa se apresentaram mais híbridas do que essa classificação coloca. Com base nas problematizações desenvolvidas, destaca-se ainda que uma conclusão muito importante da pesquisa é a inegável potencialidade política e pedagógica da metodologia do trabalho por projetos, aspecto que no caminho percorrido na pesquisa foi amplamente evidenciado
Abstract: It is about a case study that was developed based on theoretical bibliographical research, documentary research, participant observation, and individual and group interviews with the School Principal, teachers, the project s leader and a group of students of a public school in the city of Bogotá, Colombia. It, therefore, configures a research that is inserted in a set of studies about the educational institution as a possibility to focus on the importance of school as a scenario where policies are recreated, without disregarding, at the same time, other macro-social aspects that interfere in those re-creation dynamics, in different ways and under different conditions. The research, in a qualitative line, approaches the dynamics of production of educational policies operating with the analytical referent of public policies cycle proposed by British Stephen Ball and collaborators, in the problematization of the three contexts that were privileged by the research: the context of influence, the context of production and the context of practice. The documents and interview-records analysis were based on the Foucauldian discourse Theories, and on Ball and collaborators´ appropriations, from the discussions on the use of interviews in the academic research developed by Leonor Arfuch as well. Thus, the research aimed to understand: How and Why is the proposal of project-based learning methodology being resignified as a pedagogical strategy in the current Colombian educational context? As a hypothesis, the study argued that the policy in schools is a very diverse process and it is subjected to different interpretations as it is intricately configured, contextually mediated and institutionally provided. In this way, the PBL is currently proposed as a public policy in Colombian education in a complex process, which records disputes by translations closer to critical perspectives, liberal-New School and neo-liberal policies. To problematize the resignification of the pedagogical proposal prioritized, mobilized the organization of the corpus of research based on the analytical axes of thematic focus that set out -broader processes of the school and resignification of the MTP, shaft that unfolds in two other subfocalizaciones: pedagogical practices and school knowledge. The perceived ambiguity in the political texts served to demonstrate that the intricate movement of disputes is more multifaceted approach that the organization of translations from three perspectives initially proposed escolanovista - critical, liberal and neo-liberal-. In the same way, in the narrations that the research record, that organization is very limited, considering that the prospects exposed to the research were presented more hybrid of what this classification. Based on the problems developed, it is pointed out that a very important conclusion of the research is the undeniable political and pedagogical potential of the methodology of project work, which in the path during the investigation was widely shown
Palavras-chave: Public policy cycle
School knowledge
School education
Educational institution
Project Based Learning
Educational policy in Colombia
Ciclo de políticas públicas
Conhecimento escolar
Educação escolar
Instituição escolar
Método do trabalho por projetos
Política educacional na Colômbia
Educação - Colômbia
Políticas Públicas
Educação e Estado Colômbia
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: MONTAÑO, Mónica Rocío Barón. Método de projetos : apropriações e questões na contemporaneidade. 2018. 179 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10451
Data de defesa: 20-Fev-2018
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Tese_Monica R B Montano.pdf1,83 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.