Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10453
Tipo do documento: Tese
Título: Imagens de mulheres e crianças afrodiaspóricas: narrativas piauienses para além do museu brasileiro
Autor: Silva, Francilene Brito da 
Primeiro orientador: Passos, Mailsa Carla Pinto
Primeiro membro da banca: Gomes, Nilma Lino
Segundo membro da banca: Boakari, Francis Musa
Terceiro membro da banca: Carvalho, Carlos Roberto de
Quarto membro da banca: Pereira, Rita Marisa Ribes
Quinto membro da banca: Soares, Maria da Conceição Silva
Resumo: Num contexto histórico/estético/educacional brasileiro, piauiense, de colonialidades e de subalternizações, imagens de mulheres e crianças afrodiaspóricas podem proporcionar experiências de dessubalternizações quando tensionamentos, negociações em narrativas dialógicas, bem como, desobediências epistêmicas acontecem esta foi a tese que orientou o trabalho. Ou seja, esse trabalho é uma tentativa de perceber que as imagens de mulheres e crianças afrodiaspóricas presentes em museus brasileiros não somente reforçam estereótipos, mas apontam para possibilidades de desobediências no ensinaraprender arte. Com efeito, a problemática da investigação nos possibilita perguntar: Como imagens de mulheres e crianças afrodiaspóricas podem colaborar para experiências dessubalternizantes no ensinaraprender arte, visto que muitas vezes, são imagens que mais colaboram para afirmar narrativas que subalternizam esses sujeitos? Como experimentar a arte e o ensino de arte a partir da fronteira, entre os saberes hegemônicos/subalternizantes sobre arte e seu ensino, sobre as imagens de mulheres e crianças afrodiaspóricas e nosso cotidiano? O processo teve as seguintes fases: visita e captura ( através de fotografias e diário de campo) de obras de arte em museus do sudeste brasileiro entre 2014 e 2015; realização da Oficina intitulada Proposições sobre imagens de mulheres e crianças afrodescendentes na Universidade Federal do Piauí, em Teresina-PI com sujeitos/interlocutores da pesquisa (artistas, estudantes, professores e pesquisadores da arte e da educação), nos dias 21, 22 e 23 de outubro de 2015 (com registro áudio e visual); confecção de mapa dialógico; identificação, seleção, análise dialógica das imagens e das narrativas discutidas e produzidas na oficina; e a escrita da tese. A oficina foi considerada como um encontro griô (reuniões de pessoas inspiradas em práticas/estéticas orais afrodescendentes) provocado por oralimagens (narrativas de vida com imagens de arte), um encontro onde enunciamos nossas histórias, que permitiu bordar ou rendar (narrar) essas histórias. Dialogar sobre imagens de mulheres e crianças me permitiu também conversar com os/as interlocutores/as na oficina, com os teóricos lidos e com a minha própria história. Como num rio, no fluxo das águas, as imagens surgiam refletindo esses encontros; o rio que corre no chão é como o écran, por onde passam as imagens recorrentes em nossas memórias (vivências das fronteiras afrodiaspóricas). As experiências foram bordadas ou rendadas (narradas) em forma de capítulos-cartas ou capítulos inspirados em cartas. Mikhail Bakhtin (2003; 2004; 2010; 2011), Walter Mignolo (2003; 2008), Jorges Didi-Huberman (2011; 2012; 2013), Roland Barthes (1984), Walter Benjamin (1985; 1994; 2002), Gloria Anzaldúa (2000; 2005), María Lugones (2014), bell hooks (2004; 2006; 2009), Frantz Fanon (1968; 2008), Miridan Falci (1991), Luiz Mott (1985), Solimar Lima (2005; 2008), Mailsa Passos (2014), Anibal Quijano (2000; 2005), Walter Mignolo e Pedro Pablo Gómez Moreno (2012), Darcy Ribeiro (1995), Clovis Moura (c. 1959), Florestan Fernandes (1989), Amadou Hampaté Bâ (2010), Michel de Certeau (1994) são alguns dos interlocutores teóricos com os quais tento dialogar
Abstract: In a Brazilian historical/aesthetic/educational context, of Piauí, of colonialities and subalternations, images of Afro-diasporic women and children can provide experiences of desubalternizations when tensions, negotiations in dialogical narratives, as well as epistemic disobediences happen this was the thesis that guided the job. That is, this work is an attempt to realize that the images of Afro-Diasporic women and children present in Brazilian museums not only reinforce stereotypes but point to possibilities of disobedience in teaching and learning art. In fact, the research problematic allows us to ask: How can images of Afro-Diasporic women and children collaborate for unsubstituted experiences in teaching and learning art, since they are often images that collaborate more to affirm narratives that subordinate these subjects? How to experience the art and teaching of art from the frontier, between the hegemonic/subalternizing knowledge about art and its teaching, about the images of Afro-Diasporic women and children and our daily life? The process had the following phases: visit and capture (through photographs and field diary) of works of art in museums in the southeast of Brazil between 2014 and 2015; the "Propositions on images of Afro-descendant women and children" at the Federal University of Piauí, in Teresina-PI with subjects/interlocutors of the research (artists, students, professors and researchers of art and education), on 21, 22 and October 23, 2015 (with audio and visual recordings); confection of dialogical map; identification, selection, dialogical analysis of the images and narratives discussed and produced in the workshop; and the writing of the thesis. The workshop was considered as a "meeting griô" (meetings of people inspired by Afro-descendant oral practices/aesthetics) provoked by "oralimagens" (life narratives with images of art), a meeting where we enunciated our stories, that allowed to embroider or to make narrate) these stories. Talking about images of women and children also allowed me to talk with the speakers in the workshop, with the theorists read and with my own story. As in a river, in the stream of water, the images appeared reflecting these encounters; the river that flows on the floor is like the screen, where the recurring images in our memories (experiences of the Afro-Diasporic frontiers) pass. The experiences were embroidered or laced (narrated) in the form of letter-chapters or chapters inspired by letters. Mikhail Bakhtin (2003; 2004; 2010; 2011), Walter Mignolo (2003; 2008), Jorges Didi-Huberman (2011; 2012; 2013), Roland Barthes (1984), Walter Benjamin (1985; 1994; 2002), Gloria Anzaldúa (2000; 2005), María Lugones (2014), bell hooks (2004; 2006; 2009), Frantz Fanon (1968; 2008), Miridan Falci (1991), Luiz Mott (1985), Solimar Lima (2005; 2008), Mailsa Passos (2014), Anibal Quijano (2000; 2005), Walter Mignolo e Pedro Pablo Gómez Moreno (2012), Darcy Ribeiro (1995), Clovis Moura (c. 1959), Florestan Fernandes (1989), Amadou Hampaté Bâ (2010), Michel de Certeau (1994) are some of the theoretical interlocutors with whom I try to talk
Palavras-chave: Image and Narrative
Afrodescendence and Afro Diaspora
Desubalternizations
Dessubalternização
Imagens e Narrativas
Mulheres e Crianças
Afrodescendência e Afrodiáspora
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SILVA, Francilene Brito da. Imagens de mulheres e crianças afrodiaspóricas: narrativas piauienses para além do museu brasileiro. 2017. 200 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10453
Data de defesa: 4-Dez-2017
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Tese_Francilene B da Silva.pdf5,82 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.