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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10457
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Movimentos sociais, greves docentes e redes educativas : filmes, conversas e fotografias que nos questionam nos currículos |
Título(s) alternativo(s): | Movimientos sociales, huelgas docentes y redes educativas : películas, conversaciones y fotografías que nos cuestionan en los currículos |
Autor: | Santos, Joana Ribeiro dos ![]() |
Primeiro orientador: | Alves, Nilda Guimarães |
Primeiro membro da banca: | Kaplan, Carina Viviana |
Segundo membro da banca: | Ferraço, Carlos Eduardo |
Terceiro membro da banca: | Soares, Maria da Conceição Silva |
Quarto membro da banca: | Andrade, Nivea Maria da Silva |
Resumo: | Tecida a partir de conversas com diversos personagens conceituais ideia criada e praticada em diversos trabalhos por Deleuze - tais como filmes, narrativas de docentes e fotografias, esta tese está dividida em dois platôs. No primeiro, com base em ideias de Certeau, Negri e Castells busco explicar como os movimentos sociais ao longo da História puderam ser tecidos em/por múltiplas redes educativas , potencializando, por sua vez, a existência de tantas outras redes e agenciando a criação de novas práticas cotidianas e de novos conhecimentossignificações. Neste mesmo platô, as conversas entre ficção (presente no cinema), historiografia e filosofia nos ajudam a perceber que são variados os conhecimentossignificações tecidos nos movimentos sociais e que é preciso, para compreendê-los na perspectiva das pesquisas nos/dos/com os cotidianos, pensar também com os discursos, mesmo os clichês, que foram produzidos acerca destes mesmos movimentos sociais. O segundo platô é um emaranhado de memórias, compreendidas, a partir de Certeau, não como recortes do real , mas como criação de algo novo, de táticas cotidianas no dentrofora das escolas. As narrativas dos docentes sobre o vividoaprendido nos movimentos grevistas das redes municipal e estadual de educação nos anos de 2013 e 2014 povoam a segunda metade da tese, levando-nos a percorrer alguns dos fios da tessitura destes movimentos grevistas e o que foram capazes de mover em seus praticantespensantes. No último capítulo trago a narrativa de experiências vividas durante o Estágio de Doutorado na Universidade de Buenos Aires, no qual foi possível acompanhar algumas das questões que mobilizam a luta dos docentes argentinos |
Abstract: | Tejida desde conversaciones con diversos personajes conceptuales idea creada y practicada en diversos trabajos por Deleuze así como películas, relatos de docentes y fotografías, esta tesis está dividida en dos platôs. En el primero, con base en ideas de Certeau, Negri y Castells, busco explicar como los movimientos sociales a lo largo de la História pudieron ser tejidos en/por múltiples redes educativas , potenciando, por su vez, la existencia de tantas otras redes y agenciando la creación de nuevas prácticas cotidianas y de nuevos conocimientossignificaciones. En este platô, las conversaciones entre ficción (presente en el cine), historiografía y filosofía nos ayudan a percibir que son variados los conocimientossignificaciones tejidos en los movimientos sociales y que es necesario, para comprenderlos en la perspectiva de las pesquisas en los/de los/con los cotidianos, pensar también con los discursos, incluso los clichés, que se han producido sobre estos movimientos sociales. El segundo platô es un enmarañado de memorias, comprendidas, desde Certeau, no como recortes de lo real , sino como creación de algo nuevo, de tácticas cotidianas en el dentrofuera de las escuelas. Los relatos de los docentes sobre el vividoaprendido en los movimientos huelguistas de las redes municipal y provincial de educación en los años de 2013 y 2014 pueblan la segunda mitad de la tesis, poniéndonos a recorrer a algunos de los hilos de la tesitura de estos movimientos huelguistas y los que fueron capaces de mover en sus practicantespensantes. En el último capítulo traigo la narrativa de experiencias vividas durante la Pasantía de Doctorado en la Universidad de Buenos Aires, en la que fue posible acompañar algunas de las cuestiones que movilizan las luchas de los docentes argentinos |
Palavras-chave: | Movimientos Sociales Redes Educativas Huelga de Professorxs Personajes Conceptuales Redes Educativas Greve de Professorxs Personagens Conceituais Educação Movimentos Sociais Greve |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | SANTOS, Joana Ribeiro dos. Movimentos sociais, greves docentes e redes educativas : filmes, conversas e fotografias que nos questionam nos currículos. 2018. 226 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10457 |
Data de defesa: | 20-Fev-2018 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Educação |
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Arquivo | Tamanho | Formato | |
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