Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10459
Tipo do documento: Tese
Título: Alfabetização e letramento: contribuições à formação de professores alfabetizadores da Educação de Jovens e Adultos
Título(s) alternativo(s): Alphabetization and literacy: contributions to the training of literacy teachers of Youth and Adults
Autor: Silva, Valdecy Margarida da 
Primeiro orientador: Senna, Luiz Antônio Gomes
Primeiro membro da banca: Souza, Antonio Lisboa Leitão de
Segundo membro da banca: Fernandes, Marcionila
Terceiro membro da banca: Aranha, Simone Dália de Gusmão
Quarto membro da banca: Castro, Paula Almeida de
Resumo: A presente pesquisa objetiva caracterizar os aspectos teóricos necessários à formação inicial e continuada dos professores alfabetizadores da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para tanto, foram tomados como aspectos a serem investigados: os marcos teóricos abordados na formação dos professores da EJA da Secretaria de Educação do Município de Campina Grande/PB; o perfil dos sujeitos professores alfabetizadores da EJA (formação inicial e continuada); o papel do estudo sobre a construção das identidades na EJA para a formação do professor alfabetizador dessa modalidade de ensino; aspectos do problema na concepção de alfabetização derivados do não conhecimento das diferenças gramaticais entre Língua Escrita (LE) e Língua Oral (LO) e o lugar dos direitos linguísticos dos sujeitos das culturas orais e o lugar da escrita na vida desses sujeitos. Na tentativa de reconstruir teoria, conceitos, objetivando aprofundar fundamentos teóricos no campo da alfabetização e do letramento na formação de professores alfabetizadores, optou-se pela pesquisa teórico-conceitual, bibliográfica, de cunho explanatório. Além da pesquisa bibliográfica, foram utilizadas contribuições da vivência da pesquisadora como professora da Educação de Jovens e Adultos da Rede Municipal de Ensino e observações dos encontros de formação continuada da EJA no município. Na tentativa de caracterizar os aspectos teóricos necessários à formação inicial e continuada dos professores, recorreu-se, ainda, à análise documental - Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de Campina Grande e a Composição Curricular do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba; universidades de origem dos professores da EJA do município. O estudo revelou que a maior parte dos professores e demais agentes escolares que atuam na EJA não têm uma formação específica nessa área e realizam o seu trabalho pedagógico utilizando o que sabem sobre a escola das crianças. Isso porque a formação dos professores que atuam na EJA é, na maioria das vezes, insuficiente, aligeirada e situa-se fora de um projeto político que reflita e busque alternativas para a questão da inclusão desses alunos
Abstract: This study intends to characterize the theoretical aspects necessary for initial and continuing training of literacy teachers on Education of Youth and Adults (EYA). The following factors were taken as aspects to be investigated: the theoretical frameworks discussed in training teachers of EYA from the Department of Education of Campina Grande / PB; the profile of the literacy teachers from EYA (initial and continuing); the role of the study on the construction of identities in EYA for teacher in this kind of literacy education; aspects of the problem in the conception of literacy, derived from non-knowledge of the grammatical differences between written language and oral Language, and the place of linguistic rights of the subjects of oral cultures and the place of writing in the life of these subjects. In an attempt to reconstruct the theory and concepts, aiming to deepen the theoretical foundations in the field of alphabetization and literacy in the education of literacy teachers, it was decided to perform a theoretic-conceptual, literature search and explanatory research. Aside from literature search, were used contributions of the researcher's experience as a teacher of EYA of the Municipal Network of Education and observations on meetings of continuing education of EYA in the city. In attempting to characterize the theoretical aspects necessary for initial and continuing training of teachers, resorted to the documentary analysis - Pedagogical Project of Bachelor in Education of Federal University of Campina Grande and the Curricular Composition of the Bachelor in Pedagogy of State University of Paraíba; home university of teachers of EYA in the city. The study revealed that most teachers and other school staff who work in EYA do not have specific training in this area and work on their teaching, using what they know about the school children. This is because the training of teachers working in EYA is, in most cases, insufficient, lightweight, and lies outside a political project that accounts for reflection and seek alternatives to the issue of inclusion of these students
Palavras-chave: Orality and Literacy
Alphabetization
Education of Youth and Adults
Teachers Training
Identities
Sociolinguistics Variationist
Oralidade e Letramento
Alfabetização
Educação de Jovens e Adultos
Formação de Professores
Identidades
Sociolinguistica Variacionista
Educação
Professores de educação de jovens e adultos
Alfabetização de adultos
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SILVA, Valdecy Margarida da. Alfabetização e letramento: contribuições à formação de professores alfabetizadores da Educação de Jovens e Adultos. 2012. 235 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10459
Data de defesa: 16-Mar-2012
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Tese_Valdecy Margarida da Silva.pdf1,89 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.