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Tipo do documento: Tese
Título: Ortóptica, oralidade e o letramento: estudo descritivo e comparativo da visão binocular dos indígenas Guarani Mbya da aldeia Sapukai
Título(s) alternativo(s): Orthoptics, orality and literacy: descriptive and comparative study of the binocular vision of Mbya Guarani indigenous from Sapukai village (RJ)
Autor: Secin, Viviam Kazue Andó Vianna 
Primeiro orientador: Senna, Luiz Antônio Gomes
Primeiro membro da banca: Mattos, Carmen Lucia Guimarães de
Segundo membro da banca: Freire, José Ribamar Bessa
Terceiro membro da banca: Sperandio, Ana Maria Girotti
Quarto membro da banca: Hökerberg, Yara Hahr Marques
Resumo: A educação inclusiva impõe a reflexão sobre os aspectos multidimensionais relacionados à oralidade e ao processo de letramento. A busca pelo conhecimento através da leitura e da escrita exige, entre outros aspectos, um adequado controle da motricidade ocular, objeto de estudo da Ortóptica. O desenvolvimento do sistema sensoriomotor da visão é influenciado por aspectos inatos e adquiridos, não sendo a binocularidade uma condição necessariamente universal. Essa pesquisa tem como objeto de estudo a diversidade visual dos alunos culturalmente plurais da escola brasileira, expressa em termos ecológicos em seus distintos modos de ver e interagir no mundo, não necessariamente alinhados às demandas visuais da cultura escrita. Essa investigação de base sócio-interacionista vygotskiana e de perspectiva ecológica baseada em Gibson, Ingold e Senna, tem por objetivo construir o conceito do olhar ecológico, uma singularidade visual própria aos diferentes sujeitos culturais da escola brasileira, caracterizando-o em termos funcionais binoculares através de um estudo ortóptico seccional descritivo e comparativo entre 99 sujeitos indígenas de cultura predominantemente oral (membros da aldeia guarani mbya de Sapukai - Angra dos Reis, RJ) e 59 sujeitos não-indígenas estudantes universitários do estado do Rio de Janeiro, de cultura predominantemente letrada. Resultados: O estudo revelou a existência de diferenças significativas nos controles do alinhamento binocular para perto, da convergência binocular proximal e da capacidade de convergência máxima, havendo perfil binocular mais divergente no primeiro grupo e mais convergente no segundo grupo, apontando custos visuais diferenciados aos processos de letramento. Conclusão: Caracterizou-se a existência da Etnortóptica, pelo reconhecimento da diversidade funcional binocular culturalmente determinada, ressaltando-se a necessidade de se criarem políticas públicas inclusivas de educação e de saúde visual ortóptica, assim como novas estratégias interdisciplinares que promovam a adequada transição dos diferentes olhares ecológicos ao olhar educado da cultura escrita. Essa pesquisa atende a todos os alunos da educação brasileira cujas experiências visuais pregressas são menos marcadas por práticas culturais letradas, evitando os desagradáveis impactos visuais sofridos em seus processos de letramento, em especial, aos sujeitos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e da Educação Intercultural Indígena
Abstract: Background: Inclusive education requires a reflection about the multidimensional aspects related to orality and the literacy process. The search for knowledge through reading and writing requires, among other aspects, an adequate control of eye movement, the object of study of Orthoptics. Innate and acquired aspects influence the development of the sensorimotor system of vision, while binocularity is not a necessarily universal condition. Object: This research aims to study the visual diversity among culturally plural students of Brazilian schools, expressed in ecological terms in their different ways of seeing and interacting in the world, which are not necessarily aligned with the visual demands of the written culture. Objectives and methods: This socio-interactionist Vygotskian-based investigation with an ecological perspective based on Gibson, Ingold and Senna aims to build the concept of ecological look, a visual singularity of the various cultural subjects of Brazilian schools, characterized in terms of functional binocular status through a orthoptic sectional descriptive and comparative study between 99 indigenous subjects from a predominantly oral culture (Guarani Mbya community of Sapukai - Angra dos Reis, RJ) and 59 non-Indian subjects from predominantly literate culture communities (students of Rio de Janeiro´s undergraduate and post-graduate educational institutions). Results: The study revealed significant differences on the controls of the binocular alignment at near, the proximal convergence and maximum convergence capacities, with a more divergent binocular profile found in the first group and more convergent in the second group, pointing to distinct visual costs of their literacy processes. Conclusion: The existence of an Etnorthoptics was characterized by the recognition of a culturally determined binocular functional diversity, emphasizing the need to create inclusive public policies for education and orthoptic visual health, as well as new interdisciplinary strategies that promote the proper transition of different ecological looks to the educated look of written culture. This research meets all of the Brazilian education students whose past visual experiences are less marked by cultural literate practices, avoiding the unpleasant visual impacts incurred in their literacy processes, in particular, the subjects of youth and adults education (Educação de Jovens e Adultos - EJA) and Indigenous Intercultural Education
Palavras-chave: Orthoptics
Etno-orthoptics
Ecological look
Literacy
Indigenous Intercultural Education
Binocular Vision
Ortóptica
Etnortóptica
Olhar Ecológico
Letramento Educação Intercultural
Educação Indígena
Visão Binocular
Índios - Educação
Índios Guarani - Educação
Visão binocular
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS INDIGENAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SECIN, Viviam Kazue Andó Vianna. Ortóptica, oralidade e o letramento: estudo descritivo e comparativo da visão binocular dos indígenas Guarani Mbya da aldeia Sapukai. 2011. 370 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10460
Data de defesa: 22-Fev-2011
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

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