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Tipo do documento: Tese
Título: Saberes e conhecimentos docentes na implementação de Programas de Inclusão Digital em escolas de Educação Básica em Garanhuns/PE
Título(s) alternativo(s): The knowledge and expertise used by teachers on the implementation of digital inclusion programs in primary education schools in the city of Garanhuns/PE
Autor: Silva, Sônia Regina Fortes da 
Primeiro orientador: Paiva, Edil Vasconcellos de
Primeiro membro da banca: Macedo, Elizabeth Fernandes de
Segundo membro da banca: Leite, Siomara Borba
Terceiro membro da banca: Abranches, Sergio Paulino
Quarto membro da banca: Vargas, Sônia Maria de
Resumo: Esta investigação analisa os saberes e os conhecimentos utilizados pelos professores, no ensino com os computadores, implementados por Programas de Inclusão Digital, em escolas de educação básica, do município de Garanhuns. Tem, como referências a abordagem de políticas educacionais de Stephen Ball (1994), a proposta de reservatório e repertório de saberes docentes de Gauthier (1998), os saberes e os conhecimentos docentes conforme Tardif, Lessard e Layale (1991), na relação do docente com o instrumento digital da informação e comunicação, conforme Pacheco (2001) . Buscando conferir reflexividade (PERRENOUD, 2002) à construção do conhecimento pelos participantes, a investigação ocorreu na escuta de professores, em curso de capacitação, em fórum de discussão (GATTI, 2005) e em entrevista em profundidade (SELLTIZ et all, 1975), em seis escolas municipais, das oito que foram contempladas com computadores fixos e móveis no ensino aprendizagem. A análise de conteúdo de Bardin (1988) permitiu compreender parte da implantação das novas tecnologias digitais nas escolas e as demandas aos saberes e conhecimentos dos professores para os usos dos computadores no ensino em ambiente informatizado. Para essa compreensão foi importante, também, analisar a implantação dos computadores nas condições materiais das escolas e a apropriação de saberes e conhecimentos pelos docentes para o seu uso no ensino. As categorias de sentido das falas dos professores contribuíram para redimensionar a complexidade da implementação de políticas de informática e educação, na chegada dos computadores fixos e móveis nas instituições de educação básica, ao visionar a busca por saberes e conhecimentos informáticos e didático-informáticos pelos professores na docencia
Abstract: This paper analyses the knowledge and expertise used by teachers, while teaching making use of computers, implemented by the Programas de Inclusão Digital (Digital Inclusion Programs), in primary education schools, in the city of Garanhuns. It has, as references, the educational policies approach by Stephen Ball (1994), the proposed "reservoir and repertoire of teaching knowledge" of Gauthier (1998), the teaching knowledge in accordance with Tardif, Lessard & Layale (1991), in the teacher s relationship with the information and communication digital instrument , in accordance with Pacheco (2001), in schools. Seeking to provide reflectivity (PERRENOUD, 2002) to the construction of knowledge by the participants, the study was carried out through listening to teachers, through training course, through discussion forum (GATTI, 2005) and through in-depth interview (SELLTIZ et all, 1975), in six municipal schools, of eight which were provided with desktop computers. A content analysis of Bardin (1998) allowed to understand part of the implemetation of new digital technology in schools and the demand for knowledge and expertise by the teachers, for the use of computers in education, in a computerized environment. For such understanding it was also important to analyze the implementation of computers in the material conditions of the schools and the appropriation of knowledge and expertise by the teachers for use in their teaching. The categories of meanings of the teachers statements have contributed to resize the complexity of the implementation of computer technology and education policies, in the arrival of mobile and desktop computers in basic education institutions, envisioning the search for computer and educational computing knowledge and expertise by the teachers while in practice
Palavras-chave: Teaching knowledge an Expertise
Implementation of Computational Artifacts on Education
Use of Educational Technologies. Digital Inclusion Programs
Saberes e conhecimentos docentes
Implementação de artefatos computacionais no ensino
Uso de tecnologias educacionais
Programas de inclusão digital
Tecnologia educacional
Educação Inovações tecnológicas
Inclusão digital
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SILVA, Sônia Regina Fortes da. Saberes e conhecimentos docentes na implementação de Programas de Inclusão Digital em escolas de Educação Básica em Garanhuns/PE. 2012. 208 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10462
Data de defesa: 29-Jun-2012
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

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